The dangers of rodents have on Food Safety

Segurança de alimentos 101:
Inspecionando entregas de inverno em busca de roedores

Independentemente de suas instalações alimentícias estarem localizadas em regiões mais frias ou quentes, os meses de inverno significam quedas na temperatura, o que pode afetar significativamente o comportamento de roedores. Você precisa tomar medidas para tornar suas instalações resistentes contra roedores (preencher buracos e vãos, manter as portas fechadas, etc.) e garantir a inspeção de todas as entregas que chegam em busca de pragas e outras situações.

Problemas com pragas no inverno

No inverno, as partes internas de caminhões sem controle de temperatura podem ficar quase tão frias quanto o ar externo. Embora isso possa matar algumas pragas buscando abrigo, também pode fazer com que outras cavem mais fundo nos produtos sendo transportados, tornando mais difícil identificá-las quando o caminhão chega à sua doca de carregamento. No entanto, isso não significa que caminhões com controle de temperatura estão a salvo de pragas. Qualquer abrigo contra os elementos climáticos pode atrair pragas, principalmente um que proporcione fontes de alimento e/ou água.

O frio excessivo também pode ser um problema para produtos perecíveis, como frutas e vegetais, com qualquer deterioração potencialmente atraindo pragas que se aproveitam de matéria orgânica em decomposição, como pequenas moscas.

E se fazendeiros não inspecionarem regularmente grãos armazenados durante o inverno, infestações podem ocorrer sem serem detectadas. Enquanto algumas pragas que se alojam em produtos armazenados permanecem ativas durante todo o ano, outras passarão o inverno em alimentos ou locais protegidos. Por exemplo, algumas pragas, como a larva do gorgulho-do-milho, permanecerão dentro de grãos e milhos durante os meses frios do inverno, o que significa que será mais difícil identificar a presença de pragas.

Também é importante levar em consideração a fonte de origem da entrega. Mesmo se suas instalações ficarem em uma região de clima moderado, um carregamento vindo de uma região mais fria pode conter pragas que buscaram refúgio do frio, enquanto carregamentos vindo do sul podem conter pragas da região que você não esperaria encontrar nessa época do ano no norte.

Dicas de inspeção para segurança de alimentos

Inspecione todas as entregas antes que elas sejam levadas às instalações alimentares. Usando uma lanterna, procure em volta, em cima e dentro (quando possível) de caixas, engradados e paletes. Quando os lotes estiverem embalados com plástico, olhe sob o plástico claro. Se você observar pequenas moscas, traças, larvas, teias ou ovos, é provável que haja algum tipo de infestação.

Insetos ou roedores vivos ou mortos são o sinal mais visível de presença de pragas, mas outros sinais incluem excrementos e materiais de nidificação empilhados dentro e em volta do produto e nos cantos do caminhão; marcas de roídas e embalagens danificadas que possam indicar que roedores estão buscando refúgio; e odores estranhos e cheiro de mofo em grãos, o que pode indicar mofo, enquanto alta temperatura, umidade e áreas de calor podem indicar uma infestação de pragas.

Fechar as portas da doca quando não estiverem em uso é particularmente essencial no inverno. Além de estar perdendo calor de dentro do edifício, o calor e o odor que os alimentos possam ter serão muito atraentes para quaisquer pragas que estejam no frio. Também por esse motivo, poderá ser necessário aumentar a densidade de iscas colocadas para dissuadir roedores que busquem habitação contra o inverno dentro dos edifícios.

mais recursos

RODENT DEFENSE  THE SCIENCE BEHIND RODENT CONTROL

Defesa contra roedores

A ciência por trás do controle de roedores. Um manual vitorioso para defesa contra roedores e segurança de alimentos.


two norway rats (RATTUS NORVEGICUS) are common types of of rodents

Tipos comuns de roedores que você deve observar

Os roedores apresentam um risco significativo para a segurança de alimentos devido à sua capacidade de se propagar e espalhar doenças. Aqui estão os roedores comuns que você deve procurar.

Educating employees on rodent prevention

Funcionários: SUA PRIMEIRA DEFESA CONTRA ROEDORES

Como roedores procriam rapidamente e raramente são vistos durante o dia ou quando as operações estão em pleno andamento, uma infestação pode se desenvolver rapidamente e seus funcionários precisam saber como agir rapidamente.

Saiba como a Ecolab pode ajudar a eliminar as pragas na sua instalação de manuseio de alimentos. Fale conosco hoje mesmo.

Fale conosco

ligue para nós

Para obter mais informações sobre os produtos e soluções da Ecolab, preencha o formulário e um representante da Ecolab entrará em contato com você. Ou ligue para nós pelo telefone 0800 704 1409.

Fale um pouco sobre você
Onde você está localizado?
Como podemos falar com você?
Em que podemos ajudar?