MELHORIA DE FLUXO E RESTAURAÇÃO DA PRODUÇÃO EM PETRÓLEOS BRUTOS PARAFÍNICOS

Histórias de soluções
  1. Início
  2. Melhoradores de fluxo

A SITUAÇÃO

O alto ponto de fluidez associado com certos petróleos brutos parafínicos tem o potencial de afetar a fluidez, causando a deposição de parafina na tubulação de produção. Isto leva a maior desgaste do equipamento, menor eficiência de produção, despesas operacionais maiores e menor rentabilidade. Os inibidores de parafina e os depressores de ponto de fluidez são o meio padrão para gerenciar os desafios de produção relacionados à cristalização de parafina, mas não são econômicos em todas as localidades. Uma solução comum para restaurar a produtividade desses poços é injetar óleo quente ou água quente, de 160 °F a 200 °F, até o anel dos poços para limpar os depósitos. Esse tratamento é caro, leva a um tempo de inatividade significativo, requer o uso de gás produzido para aquecer as linhas de fluxo e pode representar preocupações de segurança operacional devido a altas temperaturas e condições de operação de alta pressão.

waterdropicon

A SOLUÇÃO

A Nalco Champion desenvolveu tecnologia exclusiva como meio alternativo para gerenciar os desafios de fluxo de fluidos associados à gelificação de óleo, especialmente em sistemas com percentuais de água elevados. Nossa tecnologia de aprimoramento de fluxo para petróleos parafínicos é uma formulação polimérica única especialmente adaptada para aumentar a fluidez de fluidos cerosos desafiadores que não respondem aos tratamentos convencionais. A tecnologia aumenta o fluxo de fluido utilizando água como fluido portador e diminuindo drasticamente a viscosidade aparente.

Uma nova forma de pensar sobre o fluxo de petróleo bruto inibido por parafina, gerando rentabilidade e reduzindo o custo total das operações para nossos clientes.

OS RESULTADOS

A injeção contínua do programa de melhoria do fluxo patenteado da Nalco Champion para petróleo parafínico trata dos desafios de produção associados à deposição de parafina e facilita diversas melhorias que aumentam a receita incremental, reduzem os custos operacionais e aumentam a segurança por meio de:

  • Fluidez bastante aumentada dos fluidos produzidos menos de um dia após a injeção, mesmo nos casos de amostras de pré-tratamento que dificilmente fluem à temperatura ambiente
  • Melhoria demonstrada na eficiência e confiabilidade da bomba
  • Eliminação da necessidade de tratamentos com óleo ou água quentes ou redução da frequência
  • Aumento potencial na produção pós-tratamento
  • Aumento da longevidade de ativos, por meio da remoção da acumulação de parafina no equipamento de fundo de poço
  • Separação eficiente da parte superior para petróleo ressecado vendável e água reutilizável.
Ver todas as histórias