emiliotenuta

Emilio Tenuta, BS, MBA

Emilio Tenuta é Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade Corporativa da Ecolab. Ele é responsável por vincular a estratégia de mercado da Ecolab às soluções sustentáveis da empresa entregues por meio de parcerias com mais de 1,3 milhão de clientes em mais de 170 países.

Emilio Tenuta
Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade Corporativa da Ecolab

Os 36 anos de Emilio Tenuta na Ecolab incluem 25 de experiência em gestão de negócios, marketing e técnica em várias indústrias incluindo alimentos e bebidas, farmacêutica, hospedagem, cuidados com a saúde, metais primários e automotiva. Nos últimos onze anos Tenuta liderou a jornada de sustentabilidade estratégica da Ecolab com foco em responsabilidade corporativa, gestão ambiental interna e ajuda para que os clientes operem de forma mais sustentável. Ele está ativamente envolvido no avanço das práticas globais de sustentabilidade, com foco em Water Stewardship e ação climática. Em parceria com a S&P Trucost e um grupo de consultoria com várias partes interessadas, Tenuta liderou o desenvolvimento do Water Risk Monetizer, a primeira ferramenta de modelamento financeiro da indústria a avaliar riscos relacionados à água, e o Smart Water Navigator, uma ferramenta on-line gratuita para ajudar empresas a melhorar a gestão de águas e atingir suas metas de redução de consumo de água. Nos últimos anos ele se tornou um líder em práticas e relatórios ambientais, sociais e de governança (ESG) e colaborou com vários investidores de grande impacto. Desenvolvendo parcerias com as equipes de relações com investidores e de diretores da Ecolab, Tenuta promoveu a reputação da Ecolab como empresa líder de ESG.

Tenuta está ativamente envolvido no avanço das práticas de sustentabilidade da indústria e de responsabilidade corporativa. É membro do conselho de administração do World Environment Center, uma organização sem fins lucrativos e não militante, e do conselho de liderança do Corporate Eco Forum. Ele também é um membro ativo de várias organizações industriais, incluindo o grupo de trabalho de sustentabilidade da American Hotel & Lodging Association. Nos últimos dez anos, Tenuta desenvolveu parcerias fortes com o Pacto Global das Nações Unidas (UNGC) e com várias ONGs para apoiar a gestão dos riscos relacionados à água e energia no setor industrial, incluindo o World Wildlife Fund (WWF), Alliance for Water Stewardship (AWS), UN CEO Water Mandate, The Nature Conservancy e o Fórum Econômico Mundial (FEM).

O estilo de liderança de Tenuta energiza equipes, celebra a diversidade e inspira soluções de negócios transformadoras. Ele traz experiência em planejamento estratégico de longo alcance e execução determinada para maximizar desempenho e resultados, bem como uma paixão por moldar o propósito de marcas e estratégias mercantis garantindo relevância, defesa do cliente e reforço da cultura.

Tenuta é formado em administração de empresas químicas pela Universidade de Wisconsin-Eau Claire e tem mestrado em administração de empresas pela Kellogg School of Managemen da Universidade de Northwestern.

Visualizar o perfil do LinkedIn de Emilio Tenuta

Perspectivas relacionadas