Ecolab divulga seus resultados em economia de água, energia e aumento de produtividade
 


Relatório de Sustentabilidade 2018 inclui cases brasileiros que mostram como as inovações e soluções tecnológicas da empresa preservam os recursos naturais e promovem o desenvolvimento sustentável.

16 de setembro de 2019

São Paulo – 16 de setembro de 2019 – A Ecolab, líder mundial em tecnologias e serviços relacionados a água, higiene e energia, contribuiu em 2018 para a economia de mais de 700 bilhões de litros de água, o equivalente às necessidades de água potável de 650 milhões de pessoas, e ajudou seus clientes a evitarem a emissão de mais 1,000 toneladas de gases do efeito estufa. Além disso, foi responsável pela segurança alimentar de 25% dos alimentos processados e por 44% da produção de leite realizada de maneira segura e higiênica no mundo. As informações são do último Relatório de Sustentabilidade da Ecolab, agora disponibilizado também em português pela empresa.

 

O material apresenta cases de sucesso, comprovando que inovação e tecnologia, aliadas à química de classe mundial, trazem soluções para problemas relacionados à escassez de água, fornecimento de gás e petróleo, recuperação de recursos naturais, controle de poluição e prevenção de infecções.

 

Como destaque, o Relatório de Sustentabilidade 2018 traz os exemplos de duas empresas brasileiras que melhoraram sua produtividade, atingiram suas metas operacionais e de sustentabilidade, além de ganharem valor de mercado, com a adoção e implantação de soluções e programas da Ecolab.

 

O Brasil aparece com o case de uma fabricante de castanhas orgânicas que conseguiu reduzir em 5% o consumo de água e energia empregados na limpeza, aumentando em 3.3% sua produtividade e com o crescimento de 30% em seu valor de mercado, ao implantar os programas de controle de pragas da empresa.

 

A empresa já era cliente da Ecolab e trouxe o desafio de conseguir a certificação orgânica para uma nova linha de snacks. Para isso, a fábrica passou a utilizar óleo de neen em suas instalações e o Stealth™ Fly Station, um dispositivo refletivo que atrai as moscas antes que elas entrem no ambiente. Os métodos utilizados não só atenderam aos padrões exigidos como também proporcionaram aumento da produtividade por serem mais eficientes.

 

Outro exemplo de sucesso da Ecolab no Brasil é o da EDP - Energias do Brasil, que conseguiu economizar quase 1,200 milhões de litros de água ao ano, reduzir o uso de combustível equivalente a 283,000 MBTUs (298 trilhões de joules) e a reduzir a emissão de CO2 em 8,500 toneladas. As instalações da empresa enfrentavam períodos de abundância de água e outros de seca, influenciando sua produtividade e eficiência. Para contornar a situação, a EDP decidiu reutilizar a água durante o período de escassez e para isso, tinha que aumentar os ciclos de recirculação de água de uma média de seis para dez. Além disso, precisava controlar os processos corrosivos, a formação de espuma, os altos níveis de minerais e o crescimento microbiológico na água, que afetam o desempenho do sistema de resfriamento e a sua eficiência operacional.

 

A solução PurateTM da Ecolab foi utilizada para garantir o controle da qualidade da água e combater os problemas de corrosão e formação de espuma, além de ser um desinfetante altamente eficiente no controle microbiológico. Assim, a EDP conseguiu aprimorar seus padrões de qualidade da água e operar com eficiência durante todo os meses do ano. O PurateTM também contribuiu para a redução do consumo de energia e da emissão de gases do efeito estufa. Como resultado desta parceria, a Ecolab recebeu, em 2017 e 2018, o prêmio de fornecedor do ano da EDP.

 

“Para a Ecolab é um privilégio poder ajudar nossos clientes a lidarem com suas demandas crescentes de sustentabilidade, em uma época de mudanças climáticas e escassez de água. Nosso Relatório de Sustentabilidade mostra como a tecnologia pode oferecer soluções e impulsionar o progresso, sem causar prejuízos ao planeta”, afirma Orson Ledezma, vice-presidente e gerente geral da Ecolab no Brasil.

 

Como metas de sustentabilidade para 2020, a Ecolab se compromete em reduzir sua captação de água em 25% e as emissões de gases do efeito estufa em 10%.

O Relatório de Sustentabilidade 2018 da Ecolab está disponível no site da empresa. Para mais informações, acesse:  Para mais informações: https://pt-br.ecolab.com/sustainability/download-sustainability-reports

 

Sobre a Ecolab

Um parceiro de confiança para mais de três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e recursos vitais. Com vendas de US$ 15 bilhões e 49.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimentos específicos e atendimento local para promover segurança alimentar, manter ambientes limpos, otimizar o uso de água e da energia, além de melhorar a eficácia operacional de clientes que atuam nos mercados de alimentos, saúde, energia, hospitalidade e industrial em mais de 170 países em todo o mundo. Para mais informações sobre a Ecolab, acesse www.ecolab.com.

 

Siga a Ecolab no Twitter @ecolab, ou Facebook facebook.com/ecolab, LinkedIn em Ecolab ou Instagram em Ecolab Inc.  

 

Para mais informações:

Caroline Fontes

caroline.fontes@iccom.com.br
+55 11 3526.4584

 

 

Notícias relacionadas