1. Início
  2. Ecolab comemora o Dia Mundial da Lavagem das Mãos em parceria com as Casas Ronald McDonald de São Paulo

ECOLAB COMEMORA O DIA MUNDIAL DA LAVAGEM DAS MÃOS EM PARCERIA COM AS CASAS RONALD MCDONALD DE SÃO PAULO

A data é celebrada no dia 15 de outubro em todo mundo e reforça que cuidados básicos com a higiene corporal são essenciais para evitar doenças.

11 de outubro de 2018

São Paulo, outubro de 2018– Cuidados básicos com a higiene corporal, como lavar as mãos antes de ingerir alimentos e depois que usar o banheiro, são essenciais para evitar doenças e, consequentemente, salvar milhares de vidas. E esta é a proposta da Ecolab ao comemorar, anualmente, o Dia Mundial da Lavagem das Mãos (Global HandWashing Day) com grande ação de voluntariado em todas as suas unidades.

Neste ano, a empresa, líder mundial em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, terá como parceira na iniciativa, as Casas Ronald McDonald, localizadas nas cidades de São Paulo, Santo André, Campinas e Jaú (SP).

De 8 a 15 de outubro, as Casas Ronald McDonald contarão com uma programação especialmente elaborada para as crianças atendidas pela entidade e seus familiares. A agenda começa com a apresentação da peça “A saúde está em suas Mãos”, protagonizada pelos fantoches Neco e Nina. Na sequência, os participantes serão convidados a realizarem o teste de lavagem das mãos, no qual funcionários voluntários da empresa demonstrarão como lavar, e secar, as mãos corretamente.

A tarde de aprendizado e diversão se encerra com mais atividades junto aos bonecos, além da distribuição de uma cartilha educativa e desenhos para pintar.

“Dada à importância da higienização das mãos, é indispensável orientar desde a infância sobre os benefícios desse processo. Devemos encorajar as crianças a higienizar as mãos de forma correta, assegurando que essa prática torne-se hábito ao longo da vida", explica Geraldo Alexandre, gerente de Treinamento de Campo da divisão Institutional da Ecolab, também conhecido como Neco.

“Para a Ecolab, a integração com entidades, como a Casa Ronald McDonald é fundamental, pois conseguimos levar a mensagem para as crianças e suas famílias. Esta iniciativa está alinhada a nossa visão: desenvolver produtos e soluções que protegem as pessoas e os recursos vitais”, declara Gisele Gasparotto, analista de Vendas da divisão Institutional e que dá vida a Nina.

“Trabalhar a conscientização das crianças e dos pais sobre higiene pessoal de forma correta é muito importante. As Casas Ronald McDonald têm o conceito de ser ‘uma casa longe de casa’ para pacientes e familiares que estão em tratamento fora das suas cidades de origem. São oferecidos, gratuitamente, hospedagem, alimentação, transporte e suporte psicossocial para os jovens hóspedes e seus acompanhantes – destaca Francisco Neves, o superintendente do Instituto Ronald McDonald.

Por que lavar as mãos?
Segundo a Unicef, o simples ato de lavar as mãos com água e sabão pode reduzir as mortes de até 41% quando falamos de bebês recém-nascidos, afinal, é possível eliminar vírus e bactérias que estão presentes, justamente, nas mãos.

E se não lavar corretamente?
Nesse caso, quando as mãos não são lavadas de forma correta (com água e sabão, por exemplo), podem se tornar as principais transmissoras de Hepatite A, infecção hospitalar, herpes, conjuntivite, escabiose (sarna), gastroenterites, entre muitas outras.

Como lavar as mãos corretamente?
• Usar sabão ou detergente para as mãos;
• Esfregar as palmas das mãos;
• Esfregar todos os dedos e os espaços entre os dedos;
• Esfregar as pontas dos dedos e as unhas (de ambos os lados das mãos);
• Retirar o sabão com água e enxugar bem, com um pano limpo.

A origem

A primeira Casa Ronald McDonald no Brasil teve origem no desejo de uma família que, mesmo no luto da perda, voluntariou-se, abraçando a causa e, a convite da direção do INCA (Instituto Nacional do Câncer) implantou, em suas instalações, uma sala de recreação baseada no play-room do hospital americano (Children's Hospital of Philadelphia). Em 24 de outubro de 1994, foi inaugurada a primeira Casa Ronald McDonald na América Latina, a 162ª no mundo, presente em mais de 51 países. Atualmente já existem no Brasil, 6 casas funcionando, todas sob a coordenação do Instituto Ronald McDdonald.

As Casas também oferecem oficinas profissionalizantes para as hóspedes, como costura, artesanato e estética. Além de aprender novos ofícios, as mães ficam com a renda dos itens vendidos pela ONG.

Sobre a Ecolab
Um parceiro de confiança para mais de três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e recursos vitais. Com vendas de US$ 14 bilhões e 48.000 associados, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimentos específicos e atendimento local para promover segurança alimentar, manter ambientes limpos, otimizar o uso de água e da energia, além de melhorar a eficácia operacional de clientes que atuam nos mercados de alimentos, saúde, energia, hospitalidade e industrial em mais de 170 países em todo o mundo.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com. Siga a Ecolab no Twitter (@Ecolab) ou no Facebook (facebook.com/Ecolab).


Sobre o Instituto Ronald McDonald
O Instituto Ronald McDonald é uma organização sem fins lucrativos, cuja missão é promover a saúde e a qualidade de vida de crianças e adolescentes com câncer. Para aproximar as famílias da cura do câncer infantojuvenil, o Instituto desenvolve e coordena programas - Diagnóstico Precoce, Atenção Integral, Espaço da Família Ronald McDonald e Casa Ronald McDonald - que possibilitam o diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os jovens pacientes e seus familiares. Desde 1999, mais de R$ 330 milhões foram arrecadados por meio de campanhas e eventos como o McDia Feliz, Cofrinhos, Invitational Golf Cup e Jantar de Gala, e foram destinados para 116 instituições em todo o Brasil, entre hospitais e instituições de apoio que lutam pela cura do câncer infantojuvenil. Nos 19 anos de trabalho do Instituto Ronald McDonald, cerca de 3 milhões de crianças, adolescentes e seus familiares já foram beneficiados. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.institutoronald.org.br.

Para mais informações:
Talquimy Comunicação
Glauce Dugo Martins
T: +55 11 3086-9896 / glauce.martins@talquimy.com.br


Adriana Perobelli
T: +55 11 3086-9888 / adriana.perobelli@talquimy.com.br

Dona Comunicação – Instituto Ronald McDonald
Rodrigo Bortolucci
rodrigo.bertolucci@donacomunicacao.com.br

CONTATOS DE MÍDIA

BRASIL
Carolina Simonetti
Gerente de Comunicações, Brasil
Telefone: +55 11 2134 2649 ou por e-mail

Valeria Prado
Diretora de Comunicações, América Latina
Telefone: +1 954 436 2668 ou por e-mail

Roman Blahoski
Diretor de Comunicações Globais

Mesa Denny
Gerente sênior de Comunicações Globais

Telefone: +1 651 250 4724 ou por e-mail

Kate Askew
Diretora de Comunicações Corporativas
Telefone: +41 78 655 3005 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +41 44 877 2000

Viktoria Filippova
Gerente de Comunicações Corporativas
Telefone: +7 495 980 72 12 ou por e-mail

Naazi Feizi
Diretor de Comunicações, chefe regional para Oriente Médio e África
Telefone: +971 4 8146961 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +41 44 877 2000

Jacqui Daws
Gerente de Comunicações
Telefone: +65 9295 1026 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +86 21 6237 1000

Doris Qian
Gerente de Comunicações Corporativas
Telefone: +8621 6183 2465 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +8621 6183 2500

MÍDIA SOCIAL