1. Início
  2. Pesquisa da Ecolab e da GreenBiz descobre que as empresas ainda têm dificuldades para transformar metas de água em ação no solo

Pesquisa da Ecolab e da GreenBiz descobre que as empresas ainda têm dificuldades para transformar metas de água em ação no solo

21 de março de 2019
44% of companies do not have a water reduction plan

ST. PAUL, Minn. – (BUSINESS WIRE) – Há um senso de urgência cada vez maior sobre a escassez de água como um risco empresarial, mas quase metade das empresas não tem um plano para alcançar suas metas de redução de uso de água. Essa é a principal descoberta de uma nova pesquisa realizada pela Ecolab Inc., a líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia, e da organização de pesquisa e notícias sobre sustentabilidade GreenBiz.

As empresas estão sob pressão para reduzir seu uso de água por conta da crescente escassez. De acordo com as projeções da ONU, o mundo enfrentará um déficit de 40% de água potável até 2030 se nada mudar. Esse é um problema cada vez maior para usuários de água empresariais, que consomem mais de 40% de toda a água usada em economias industrializadas e um volume cada vez maior em nações em desenvolvimento.

"Economizar água é uma jogada inteligente para o futuro", disse Emilio Tenuta, vice-presidente de Sustentabilidade Corporativa da Ecolab. "As empresas podem reduzir os custos, economizar energia e se tornar mais resilientes à escassez de água e à mudança climática."

A pesquisa da Ecolab e da GreenBiz destaca a necessidade de as empresas repensarem sua gestão de águas. As principais descobertas da pesquisa, que foi realizada em fevereiro e março de 2019 com respostas de 86 empresas com receitas de pelo menos US$ 1 bilhão, incluem:

  • 74% das empresas pesquisadas dizem que a água é uma prioridade cada vez maior
  • 59% concordaram que isso também é um risco empresarial cada vez maior
  • 88% disseram que tomariam medidas ativas para gerenciar o uso de água nos próximos três anos

Mas apesar desse senso de urgência, 44% das empresas pesquisadas disseram não ter um plano preparado para alcançar suas metas de água. E apenas 56% disseram usar tecnologias inteligentes para monitorar seu uso e economia de água.

"É bom ver que as empresas estão, cada vez mais, direcionando sua atenção à água", afirmou Paul Carp, chefe de pesquisa da GreenBiz. "No entanto, seria ainda melhor ver mais ação, incluindo o desenvolvimento de planos e a execução de práticas sustentáveis de gestão de águas em grande escala, para fazer uma diferença para o planeta."

Os resultados da pesquisa de 2019 estão de acordo com as descobertas de 2017, o primeiro ano em que a pesquisa da Ecolab e da GreenBiz foi realizada, quando 75% das empresas disseram que tinham metas de redução de água corporativa, mas 82% afirmaram não ter as ferramentas e a especialização para alcançá-las.

Essa discrepância persistente é explicada por uma falta de conexão entre o nível corporativo, onde as metas são definidas, e o nível do chão de fábrica, onde as economias realmente devem ser alcançadas. Setenta e cinco por cento das empresas disseram que as metas de redução de uso de água são definidas pelas equipes de sustentabilidade corporativa, mas apenas 64% achavam que elas estavam engajando as equipes de suas fábricas de forma apropriada, uma redução de 5% em relação a 2017.

Para reduzir a distância entre as metas corporativas e resultados reais, os gerentes operacionais precisam estar totalmente engajados.

No início do mês, a Ecolab lançou o Ecolab Smart Water Navigator, uma ferramenta on-line gratuita que foi projetada para fazer exatamente isso. Com base em uma pesquisa com 13 perguntas, ele permite que as empresas priorizem suas localidades mais vulneráveis, onde a economia de água pode fazer a maior diferença, e recomenda ferramentas personalizadas, recursos e tecnologias de que suas equipes locais precisam para alcançar suas metas de economia de água.

A Ecolab é líder no fornecimento de soluções para ajudar empresas de todos os tamanhos a gerenciar melhor seu uso de água. A empresa oferece tecnologias, produtos químicos e serviços a uma ampla variedade de indústrias para resolver problemas de água de processo, água de resfriamento e caldeira, e tratamento de efluentes ao mesmo tempo em que melhora a eficiência operacional e reduz o uso de água e energia.

Além do Smart Water Navigator, a Ecolab oferece o Water Risk Monetizer, uma ferramenta on-line disponível publicamente que ajuda empresas a determinar o verdadeiro valor da água para sua operação, além do que está em sua conta mensal, e coloca um valor monetário no risco de água.

Sobre a Ecolab
Um parceiro de confiança para mais de três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em tecnologias e serviços de água, higiene e energia que protegem as pessoas e recursos vitais. Com vendas anuais de US$ 15 bilhões e 49.000 associados, a Ecolab oferece soluções abrangentes e serviço personalizado para proporcionar alimentos seguros, manter ambientes limpos, otimizar o uso de água e energia, e melhorar a eficiência operacional para clientes do setor alimentício, de cuidados com a saúde, de energia, de hospitalidade e industrial em mais de 170 países em todo o mundo. www.ecolab.com.

Siga-nos no Twitter @ecolab, Facebook, no facebook.com/ecolab, LinkedIn, no Ecolab, ou Instagram, no Ecolab Inc.

Sobre o GreenBiz Group
A missão do GreenBiz Group é definir e acelerar o negócio da sustentabilidade. Faz isso por meio de uma ampla variedade de produtos e serviços, incluindo seu aclamado website, GreenBiz.com, e os boletins eletrônicos GreenBuzz e VERGE, além de webcasts sobre tópicos de importância para os executivos de sustentabilidade e energia; relatórios de pesquisas, incluindo o State of Green Business anual; a GreenBiz Executive Network, um fórum de aprendizagem peer-to-peer baseado em assinatura para executivos de sustentabilidade; e conferências: o fórum GreenBiz anual e o VERGE. www.greenbiz.com

(ECL-C)

Mesa Denny
651-250-4724
MediaRelations@Ecolab.com

CONTATOS DE MÍDIA

BRASIL
Carolina Simonetti
Gerente de Comunicações, Brasil
Telefone: +55 11 2134 2649 ou por e-mail

Valeria Prado
Diretora de Comunicações, América Latina
Telefone: +1 954 436 2668 ou por e-mail

Roman Blahoski
Diretor de Comunicações Globais

Mesa Denny
Diretor de Comunicações Globais

Telefone: +1 651 250 4724 ou por e-mail

Kate Askew
Diretora de Comunicações Corporativas
Telefone: +41 78 655 3005 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +41 44 877 2000

Naazi Feizi
Diretor de Comunicações, chefe regional para Oriente Médio e África
Telefone: +971 4 8146961 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +41 44 877 2000

Jacqui Daws
Gerente de Comunicações
Telefone: +65 9295 1026 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +86 21 6237 1000

Doris Qian
Gerente de Comunicações Corporativas
Telefone: +8621 6183 2465 ou por e-mail

Para assuntos não relacionados à mídia,
ligue para +8621 6183 2500

MÍDIA SOCIAL