Coronavírus (COVID-19): resposta e melhores práticas de cuidados têxteis​

Deixar os tecidos limpos é essencial para manter os clientes e funcionários seguros contra infecções.

A divisão Textile Care da Ecolab oferece orientações e treinamento para ajudar organizações e lavanderias comerciais a seguir os processos e procedimentos corretos para desinfetar tecidos. Além disso, nossas soluções de desinfetantes mantêm as superfícies e instalações limpas, garantindo que os tecidos fiquem limpos desde a lavagem até o uso final. Nossa equipe especializada está se mantendo a par das últimas atualizações e pode ajudar sua organização a adotar novos processos e cumprir os regulamentos e orientações locais.

Image to be used as a reference for the Protext 360 Brochure
Programa
PROTEX 360°
Conheça uma combinação de soluções que vai ajudar sua lavanderia a obter uma proteção 360.

Recursos adicionais

CDC Corona virus image, photo credit, Alissa Eckert, MS; Dan Higgins, MAM.
Plano de ação para lavanderias comerciais contra a COVID-19

Focar em práticas padrões de prevenção de infecções, treinamento e conformidade no processamento de lavanderias hospitalares comerciais ajudará a manter seus funcionários e clientes seguros.

Angela Becker Senior Program Leader for the Textile Care Division Ecolab

Angela Becker

Líder Sênior de Programa da Divisão Textile Care, Centro de P&D

 Nessa função, ela é responsável pelo gerenciamento da Equipe de Desenvolvimento de Produtos de Lavanderia Comercial e da Equipe de Serviços Técnicos para P&D na América do Norte. Angela trabalha na Ecolab há 22 anos onde já ocupou vários cargos e trabalha no setor de lavanderia comercial há seis anos, fornecendo suporte técnico, pesquisa e troca de conhecimentos a todos os clientes da divisão Textile Care. Ela é especialmente entusiasmada pela lavagem e processamento adequados de uniformes de cuidados com a saúde e é defensora da importância de gerenciar os uniformes de cuidados com a saúde durante todo o ciclo de fluxo das roupas de cama.

Ler biografia

P. Quais métodos de prevenção de infecções devo seguir em uma instalação de lavanderia hospitalar comercial?
R. 
Todas as roupas de uma planta de lavanderia hospitalar comercial devem ser tratadas como se estivessem contaminadas e as precauções de manuseio universal precisam ser seguidas.

  • Evite tocar o nariz, a boca, os olhos e o rosto ao manusear roupas contaminadas, lave as mãos adequadamente e com frequência e use desinfetantes para as mãos. Use todos os EPI para proteger os funcionários contra a exposição. 
  • Devem ser estabelecidas separações/barreiras apropriadas entre roupas limpas e sujas na planta e durante todo o processo de transporte.
  • Todas as superfícies que entram em contato com roupas sujas e limpas devem ser desinfetadas regularmente com um desinfetante de superfície registrado na ANVISA, com a informação adequada de que é adequado para a COVID-19. 
  • As roupas devem ser lavadas com uma fórmula de lavagem, seguindo as diretrizes recomendadas pela ANVISA para roupas contaminadas; tempo/temperatura ou tempo/temperatura/intervenção antimicrobiana (desinfetante para roupas)1.
  • Aumente o treinamento dos funcionários em lavagem adequada das mãos, colocação e retirada adequada de EPI.

P. Qual é a orientação do CDC, ANVISA ou da OMS para o processamento de roupas potencialmente contaminadas?
R.
Hoje, os orgãos sanitários fornecem as seguintes orientações para roupas potencialmente contaminadas com COVID-19:

  • A gestão da lavanderia, utensílios de cozinha e resíduos médicos também devem ser realizado de acordo com os procedimentos de rotina. Consulte o CDC.gov ou ANVISA.gov.br
  • Procedimentos de rotina para a lavagem de roupa hospitalar emitidos pelo CDC, ANVISA ou OMS incluem orientação térmica OU térmica/química:
    • Para desinfecção térmica, lave com detergente a 71,1ºC ou temperatura superior por 25 min ou mais, no caso de roupa hospitalar.
    • Para desinfecção térmica/química, lavar a temperaturas inferiores a 71,1ºC, escolha um produto químico adequado para lavagem a baixa temperatura
    • Um produto adequado para lavagem a baixa temperatura inclui um detergente e uma intervenção antimicrobiana para compensar se a lavagem for a temperatura mais baixa. Uma intervenção antimicrobiana se dá com o Oxy-Brite LT, um desinfetante de roupas para lavanderia registrado na ANVISA (nº 300530873) conforme instruções do perfil técnico para desinfecção (Frio ou até 60ºC por 10 min. a 17ml/kg).
    • Se não for possível alcançar temperaturas de 160 ºF por 25 min. para roupas de cama da área de cuidados com a saúde, a utilização de um desinfetante para lavanderia é a melhor prática para compensar pela lavagem com temperatura mais baixa.  O Oxy-Brite LT da Ecolab utilizado no nível de desinfecção para as roupas da lavanderia é uma recomendação de melhores práticas.
    • Observação: nenhum programa ou produto pode afirmar que elimina diretamente a COVID-19 no processo de lavagem.

  • A lavagem rotineira de outros tecidos e roupas inclui:
    • As fórmulas de lavagem são projetadas com base na otimização dos quatro principais parâmetros de lavagem, que incluem tempo, temperatura, ação mecânica e ação química.  Além disso, o processo de lavagem depende de muitos outros mecanismos de remoção de sujeira, que incluem diluição, temperaturas para aumentar a solubilidade da sujeira e a permeabilidade dos tecidos, produtos químicos que trabalham juntos para saponificar óleos e gorduras, desnaturar proteínas e remover materiais orgânicos.  Todos os processos mencionados auxiliam na remoção de sujeira e contaminantes em tecidos, resultando em um tecido limpo.
    • Uma recomendação de melhores práticas para configurar um processo de lavagem otimizado é usar um antimicrobiano no processo de lavagem, o desinfetante AdvaCare, um desinfetante para roupas de lavanderia registrado na EPA (EPA nº 1677-193), a uma taxa de higienização de lavanderia ou taxa de desinfecção de lavanderia. As instruções do rótulo devem ser seguidas para atender às indicações de higienização ou desinfecção da roupa da lavanderia . Consulte o seu representante Ecolab para obter detalhes adicionais sobre o uso deste produto.