Construindo um futuro com resiliência hídrica

Como organizações podem agir para evitar riscos relacionados à água e progredir em suas metas de sustentabilidade

Illustration of hands on a tablet with Ecolab Smart Water Navigator displayed
Legenda: Como organizações podem agir para evitar riscos relacionados à água e progredir em suas metas de sustentabilidade.

Uma das muitas coisas que aprendemos no último ano foi esperar o inesperado, começando pelas interrupções causadas pela pandemia de COVID-19. Para sobrevivermos em nosso mundo em constante evolução, as empresas precisam ser capazes de se adaptar a tempestades e reduzir seus riscos.

E um grande risco que continua crescendo para a maioria das empresas tem relação com a forma como elas usam a água. A falta de água potável disponível apresenta riscos operacionais significativos a empresas, incluindo aumento nos custos operacionais, interrupções na cadeia de fornecimento, restrições no crescimento e danos à reputação da marca.

É por isso que no começo desta semana, no Dia Mundial da Água, lançamos uma ferramenta on-line inovadora e gratuita com o objetivo de capacitar organizações a avançar rumo a um futuro com mais resiliência hídrica.

O Smart Water Navigator aprimorado da Ecolab é a evolução mais recente em um esforço contínuo para ajudar empresas a reduzir o uso de água e energia, além dos custos associados a isso, oferecendo um roteiro para a gestão sustentável de águas. O lançamento não poderia ser em momento mais oportuno, com previsões de um déficit de 56% de água potável esperado até 2030 se as práticas não mudarem, segundo um relatório do World Resources Institute. Isso é mais do que o déficit de 40% estimado pela ONU apenas cinco anos atrás.

As ações e urgência corporativas não acompanharam o aumento na diferença entre o suprimento e a demanda de água potável. O Smart Water Navigator aprimorado permite que empresas iniciem sua jornada de gestão inteligente de águas tomando medidas significativas e mensuráveis para reduzir o uso de água, o que não apenas ajudará suas operações, como também as tornarão agentes responsáveis pelas bacias hidrográficas de suas comunidades.

Como saber onde começar
Embora muitas empresas definam metas hídricas ambiciosas, elas costumam não conseguir transformar essas metas em ação. E isso provavelmente ocorre devido a uma desconexão entre a forma como as metas são definidas e quem é responsável por atingi-las. Em uma pesquisa com empresas com pelo menos US$ 1 bilhão em receita anual que conduzimos com a GreenBiz, 65% dos participantes disseram que a equipe de sustentabilidade ou responsabilidade corporativa é responsável por definir as metas hídricas. Mas 95% disseram que a responsabilidade pelo cumprimento dessas metas é da instalação, enquanto 45% disseram que não têm ferramentas de medição e gestão para apoiar esse trabalho.

Nosso Smart Water Navigator pode ajudar a preencher essa lacuna entre metas e resultados reais, orientando os usuários por quatro estágios de análise e atualizando seus planos para que alcancem as metas hídricas:

  1. Identificação
    Às vezes, o risco hídrico de uma organização pode parecer abstrato, fazendo com que as pessoas não o priorizem. Como primeira etapa, o Smart Water Navigator ajuda empresas a entender todo o valor financeiro da água em suas operações, no contexto das comunidades ao seu redor e dos desafios locais que elas podem enfrentar (como crescimento populacional ou crises de saúde). As empresas podem usar a ferramenta para identificar o papel da água em suas operações, avaliar o uso atual e quantificar os riscos financeiros relacionados à água.
  2. Meta
    A próxima etapa envolve definir metas sustentáveis de captação de água com base nas condições de estresse hídrico da região. Assim, uma instalação pode entender seu estresse hídrico exclusivo e a ferramenta oferecerá metas hídricas absolutas personalizadas para o local.
  3. Implementação
    Nessa etapa, as empresas recebem um guia prático específico de sua indústria para implementar soluções que melhorarão suas práticas de gestão de águas. O guia inclui melhores práticas, processos de gestão, indicadores-chave de desempenho e sugestões de como impulsionar a responsabilidade para obter os resultados pretendidos.
  4. Acompanhamento
    A última etapa envolve acompanhar o progresso ao longo do tempo, para que as empresas possam ver se suas práticas estão promovendo avanço ou se os planos de ação precisam ser revisados. Não importa se as empresas estão apenas começando a identificar seu uso básico de água ou se estão acompanhando o desempenho anual, o Smart Water Navigator oferece os dados necessários a cada etapa.

 

O impacto mais amplo da água 
A água é um importante ponto de conexão em nossas vidas e é integral para operações e comunidades saudáveis. Sabemos que há muito trabalho a ser feito para proteger esse recurso valioso, e o Smart Water Navigator é uma ótima forma de as empresas tomarem medidas rumo a um mundo com mais resiliência hídrica.

_

Começar a usar o Smart Water Navigator

_

Sobre o autor

Emilio Tenuta headshot

Emilio Tenuta

Vice-Presidente Sênior de Sustentabilidade Corporativa

Artigos relacionados