Pela primeira vez em uma geração, a conferência sobre água da Organização das Nações Unidas (ONU) reforça o papel vital que as empresas têm na ação hídrica
Em meio à intensificação da crise hídrica, os líderes mundiais se reuniram em março de 2023 para catalisar uma resposta global à ameaça iminente de escassez de água na histórica Conferência da Água da ONU, a primeira reunião do tipo desde 1977. Além de ser um divisor de águas para o mundo, a conferência também reuniu as principais empresas do mundo, inclusive a Ecolab, para defender o impacto que o setor empresarial pode ter no uso da água no mundo.
Novos dados de uma pesquisa sobre água, sustentabilidade e mudança climática realizada pela Ecolab consultando milhares de consumidores em oito países diferentes revelou que:
- 74% dos consumidores acreditam que as empresas devem tornar a conservação da água uma prioridade alta ou essencial;
- Apenas 25% dos consumidores acreditam que as empresas estão tomando a quantidade certa de medidas para economizar água; e
- Mais de 60% dos consumidores disseram que eles ou um familiar tiveram problemas de acesso à água potável.
Os consumidores estão enviando uma mensagem em alto e bom som: se os líderes empresariais não estão priorizando a administração da água, eles não estão fazendo o suficiente. O trabalho da Ecolab no último ano para ajudar a proteger os recursos vitais para a vida mostra que é possível buscar metas de sustentabilidade e crescimento empresarial ao mesmo tempo. E nossos esforços líderes na Conferência da Água da ONU são ótimos exemplos de como as empresas podem fazer a diferença:
- Participamos da Open Call to Accelerate Action on Water, nos unindo a outras empresas do setor privado em um compromisso para causar um impacto coletivo positivo em 100 bacias hidrográficas, apoiando mais de 3 bilhões de pessoas até 2030, uma importante contribuição para a Agenda de Ação da Água da ONU.
- Nos juntamos à Starbucks, Gap, Inc., Reckitt, DuPont e à U.S. International Development Finance Corporation para investir cerca de US$ 140 milhões no Fundo de Acesso Global IV da WaterEquity. O fundo almeja oferecer acesso à água, saneamento e higiene a até 5 milhões de pessoas, e foca em residências de pelo menos oito países no sul e sudeste da Ásia, África Subsaariana e América Latina.
- Afirmamos nosso compromisso como membros fundadores da Water Resilience Coalition (WRC) de trabalhar coletivamente para alcançar um impacto líquido positivo na água por meio de parcerias público-privadas, políticas, tecnologias e um roteiro para atingir as metas da WRC para 100 bacias prioritárias até 2030.
A Conferência da Água da ONU foi um momento catalizador para lidar com a crise hídrica, mas o trabalho duro está apenas começando. A Ecolab continuará fazendo sua parte para fechar a lacuna hídrica e ajudar seus clientes — que gerenciam 1,1 trilhão de galões de água do mundo — a se tornarem uma força positiva para a resiliência hídrica em todo o mundo.