A colaboração é a energia que alimenta um futuro com resiliência hídrica

Digital water drop icon features cascading binary code, symbolizing the fusion of technology and nature, representing data flow and innovation in the digital age.

Como Diretor de Sustentabilidade da Ecolab, estou animado para compartilhar o lançamento de nosso terceiro estudo anual Ecolab Watermark™, que mergulha fundo nas forças que estão mudando a forma como gerenciamos e valorizamos a água. Das crescentes demandas de energia da inteligência artificial aos impactos crescentes de eventos climáticos extremos, o relatório deste ano captura a complexidade — e a oportunidade — do cenário hídrico atual.

As percepções são claras: proteger os recursos hídricos é essencial para proteger comunidades, operações e crescimento no longo prazo. E uma mensagem fez mais barulho do que nunca: os desafios relacionados à água são uma responsabilidade compartilhada, exigindo ações ousadas em todos os setores.

O fundamental da responsabilidade compartilhada

Os resultados de nosso último estudo são consistentes com os anos anteriores e mostram que os consumidores de todas as regiões responsabilizam empresas e governos pela conservação da água. No entanto, muitos ainda acreditam que nenhuma ação está sendo tomada.

Menos da metade dos consumidores nos EUA (45% e 46%) e Europa (46% e 42%) acreditam que governos e empresas estão comprometidos com a conservação da água. Além disso, menos da metade dos consumidores nos EUA (48% e 47%), Europa (45% e 45%), América Latina (48% e 42%) e Ásia-Pacífico (46% e 48%) acreditam que governos e empresas fizeram o suficiente até o momento para economizar água.

A conservação e a gestão da água continuam sendo questões grandes e complexas, e esse sentimento de decepção do consumidor ressalta a necessidade urgente de uma colaboração intersetorial aprimorada para lidar com a escassez de água, especialmente à medida que as demandas evoluem.

Formando parcerias fundamentais

Na Ecolab, não falamos apenas de ação coletiva: estamos estabelecendo o padrão do setor há anos. Em 2020, a Ecolab, juntamente com a Microsoft, Gap Inc., entre outras, cofundou a Water Resilience Coalition (WRC). Essa iniciativa liderada por diretores executivos no âmbito do Pacto Global da ONU e em parceria com o Pacific Institute agora consiste em mais de 40 membros nos setores público e privado para lidar com a crise hídrica global. Juntos, trabalhamos com a ambição de reduzir o estresse em 100 bacias hidrográficas locais em todo o mundo para apoiar mais de 3 bilhões de pessoas com acesso à água e desenvolver novas estratégias para cadeias de valor com resiliência hídrica. Essa iniciativa conecta recursos corporativos com a experiência de parceiros para enfrentar uma crise com componentes humanos e de negócios.

Como Protetores da Bacia Hidrográfica para a Califórnia na WRC, também cofundamos a California Water Resilience Initiative (CWRI). Lançada em 2023, trabalhamos em estreita colaboração com parceiros em toda a Califórnia para resolver o déficit de fornecimento de água doce projetada no estado até 2040. A iniciativa visa impulsionar o envolvimento corporativo no enfrentamento da crise hídrica com o apoio de partes interessadas governamentais e sem fins lucrativos para formar novas parcerias e possibilitar soluções inovadoras. Como resultado, a meta de reduzir, reutilizar e restaurar 1 milhão de acres-pés por ano até 2030 é mais possível do que nunca de ser alcançada.

Essas duas iniciativas são exemplos de como os líderes do setor podem não apenas responder aos sentimentos atuais dos consumidores, como também reunir recursos e compartilhar conhecimentos em vários setores para enfrentar desafios relacionados à água em grande escala com impacto mensurável para todos.

O futuro da água é colaborativo

O estudo Ecolab Watermark mostra que ainda prevalece um sentimento de esperança de que as preocupações com a água possam ser resolvidas de maneira eficaz. Mais de 60% dos consumidores de cada região acreditam que a escassez de água pode ser resolvida de forma eficaz. No entanto, essa esperança só pode se concretizar plenamente através de esforços mais colaborativos, principalmente por parte daqueles de nós no setor privado.

Somente por meio de parcerias ousadas e intersetoriais podemos acelerar a ação coordenada e construir um futuro com resiliência hídrica de verdade.

Sobre o autor

Emilio Tenuta headshot

Emilio Tenuta

Vice-Presidente Sênior e Diretor de Sustentabilidade. Especialista em Soluções de Water Stewardship e Ação Climática.

Artigos relacionados