Como reduzir o risco em seus sistemas de água na reabertura após os fechamentos e a baixa ocupação devido à COVID-19

Como mostrado na edição de novembro/dezembro
de 2020 do Facility Management Journal
, publicado pela IFMA
(International Facility Management Association).

17 de dezembro de 2020
View from ground up of skyscrapers.

Por Brian Pawlik
Gerente de Marketing da Nalco Water

Atualmente, seu edifício ou instalação provavelmente está entre os milhares que operam com nenhuma ou baixa ocupação devido à COVID-19. Com o aumento da ocupação após o retorno gradual ou total das operações empresariais, medidas críticas são necessárias para garantir a segurança de todos que entrarem em sua instalação.

Em seus planos de reabertura e reocupação, os líderes de gestão de instalações e bens imobiliários corporativos devem levar em consideração tanto como reduzir o risco de exposição e transmissão de COVID-19 no local, quanto como seguir as orientações do CDC e de outras organizações. Os dois fatores são essenciais para proteger os ocupantes, manter operações empresariais saudáveis e oferecer um ambiente de trabalho saudável.

Com um foco tão grande na COVID-19, é fácil ignorar outro risco da baixa ocupação prolongada: o aumento no potencial de surtos de Legionella por meio dos sistemas de água doméstica. A baixa ocupação pode reduzir o fluxo e o uso de água doméstica em até 80-90% em todos os sistemas de água do edifício, resultando em uma combinação perigosa de níveis decrescentes de tratamento e níveis elevados de bactérias transmitidas pela água, incluindo a Legionella.

A legionelose é uma infecção grave do pulmão causada pela inalação de névoa ou gotículas de água contendo Legionella. Com base em dados do CDC, a taxa de óbito da legionelose é de 1 em cada 10 pessoas. Esse é um problema muito sério para empresas que precisa ser resolvido. A Organização Mundial da Saúde estima que o custo médio de um surto de Legionella é de US$ 2,6 milhões, com impacto adicional de até US$ 8 milhões à reputação da marca.

A Nalco Water recomenda veementemente que todos os administradores de instalações e proprietários de edifícios revisem as diretrizes do CDC e implementem planos de gestão de águas em todos os sistemas de água em risco. A melhor abordagem para gerenciar a segurança da água é: 

  • Implementar as melhores práticas de sistemas de água
  • Implementar um plano de gestão de águas
  • Testar e validar


Antes da reocupação de uma instalação, os sistemas de água devem ser testados em busca de Legionella, além da realização de um perfil de risco. Recomenda-se o uso adequado de desalojante nos sistemas de água, mas o teste confirmará e validará a condição da água antes da reocupação. Um plano de resposta de contingência também deve ser definido, o que pode incluir hipercloração para garantir que os sistemas de água de seu edifício estão seguros para o retorno de ocupantes e prontos para que você continue trabalhando para retomar as operações de forma total ou gradual.


Nenhuma empresa está imune ao risco elevado de Legionella, mesmo que você nunca tenha tido problemas no passado. Recentemente, o CDC precisou fechar vários de seus próprios edifícios em Atlanta devido a testes positivos de Legionella em seus sistemas de água por conta do fechamento prolongado.

Se isso pode acontecer no CDC, pode acontecer em qualquer lugar. Garantir que você está tomando todas as medidas certas para gerenciar seus sistemas de água é essencial para a saúde e segurança dos ocupantes do seu edifício. Testes regulares de Legionella permitem não apenas que você confirme a condição de seus sistemas de água, como também podem validar a eficácia do seu plano de gestão de águas e ajudá-lo a planejar uma correção, se necessária.

Lidar com o risco de Legionella deve ser parte dos planos de reocupação corporativa de toda empresa. Independentemente de você atualmente terceirizar a gestão de suas instalações ou realizar essas atividades por conta própria, a segurança da água deve ser prioridade enquanto você se prepara para a reocupação. A falha ao executar as melhores práticas de gestão de águas e reocupação após os fechamentos por conta da COVID-19 pode gerar sérias consequências. A Nalco Water pode oferecer suporte na estratégia de redução de risco, que inclui teste de Legionella, realização do perfil de risco de suas instalações antes da reabertura e a criação de estratégias de gestão de águas a longo prazo. A Nalco Water é líder global em segurança da água há mais de 25 anos. Nós desenvolvemos mais de 15.000 programas de gestão de águas personalizados para as necessidades únicas de cada cliente em todo o mundo. A Nalco Water é a única empresa que usa profissionais certificados internos para fornecer todos os componentes de um programa de segurança da água para ajudá-lo a gerenciar o risco associado a patógenos transmitidos pela água e a reabrir suas instalações de forma segura para ocupação normal.


Para obter mais informações referentes à gestão de águas em suas instalações, acesse Ecolab.com.

 

Notícias relacionadas