Reduza os custos e maximize a eficiência dos circuitos de resfriamento com soluções inovadoras de controle microbiológico.
Estudo de caso. A tecnologia PURATE™ melhora a transferência de calor e reduz a corrosão em uma usina de energia a carvão no norte do México.
Todos os dias, as usinas de energia enfrentam desafios para reduzir o consumo de recursos (combustível, água, horas de trabalho, produtos químicos, suprimentos indiretos, etc.) enquanto se esforçam para maximizar a confiabilidade e a eficiência da usina com menos horas de manutenção, menos interrupções forçadas da usina, melhores taxas de transferência de calor e melhor aproveitamento do combustível por energia gerada, que se traduzem em maior rentabilidade para a empresa.
Entre os desafios diários está o controle de entupimentos por biofilme, que pode aparecer nas superfícies de equipamentos críticos. Por exemplo, a contaminação microbiológica no sistema de resfriamento do óleo de lubrificação da turbina, no circuito de resfriamento do gerador e/ou no condensador de superfície pode causar aumentos na temperatura da água, superaquecimento do equipamento, perda de energia da turbina a vapor e milhões de dólares em perdas para a empresa.
Por esse motivo, a Nalco Water está sempre um passo à frente para ajudar nossos clientes na indústria de energia, desenvolvendo tecnologias de tratamento de água mais eficazes para controle microbiológico, como o sistema PURATE™ de geração de dióxido de cloro.
Por que o dióxido de cloro é uma boa alternativa?
A aplicação de dióxido de cloro em sistemas de resfriamento de usinas de energia está se mostrando uma solução alternativa ao gás de cloro e hipoclorito, com as seguintes vantagens:
- Menor risco de vazamento de gás tóxico. A geração de dióxido de cloro é local, de modo que não há armazenamento de gás tóxico como ocorre com o gás de cloro.
- O dióxido de cloro é um desinfetante de alta eficiência que alcança melhores resultados no controle de biofilme. Isso melhora a pressão do vácuo no condensador de superfície.
- Melhor controle da fauna marinha, o que também ajuda a melhorar o desempenho do condensador e de outros equipamentos críticos.
- O tempo de reação do dióxido de cloro é curto, resultando em uma taxa de desinfecção mais rápida.
- Por ser 10 vezes mais solúvel que o cloro, apresenta melhores resultados no controle de biofilme com uso reduzido de dispersantes biológicos em torres de resfriamento.
- Desinfecção menos dependente do pH, o que pode reduzir a demanda de ácido nas torres de resfriamento.
- Não contribui para a geração de cloreto, resultando em taxas de corrosão mais baixas.
- Redução no número de limpezas por fervura em sistemas de osmose reversa, o que ajuda a prolongar a vida útil da membrana.
- Reduz a formação de subprodutos halogenados (trihalometanos, ácidos haloacéticos), considerados cancerígenos.
Não reage com amônia, resultando em maior estabilidade e menor consumo em sistemas suscetíveis à contaminação por amônia.
Como funciona a tecnologia PURATE?
- A produção de dióxido de cloro com PURATE é feita usando um precursor patenteado baseado em clorato de sódio.
- O precursor do clorato de sódio é ativado com ácido sulfúrico.
- O precursor e o ácido são misturados em um reator para formar espuma de dióxido de cloro e subprodutos (sulfato de sódio, oxigênio e água).
- O reator opera em condições a vácuo gerado por um edutor que é ativado por um fluxo de água motriz.
- A mistura de dióxido de cloro e subprodutos é transportada no fluxo de água motriz até o ponto de aplicação.
- A mistura do precursor e ácido é feita em linha, permitindo a geração instantânea de dióxido de cloro com uma eficiência de conversão de 95%.
Que vantagens a PURATE oferece em comparação com outras tecnologias?
- Menor custo aplicado
- Maior eficiência de conversão
- Matéria-prima prontamente disponível
- Programa de dois recipientes, menos tráfego e manuseio de produtos químicos
- Como funciona em condições a vácuo, oferece uma operação mais segura
- Menor contribuição para a geração de cloreto
- A PURATE é parte vital das tecnologias digitais da Nalco Water
Se você gostaria de saber mais detalhes sobre esta tecnologia, por favor escreva para industriallacomms@ecolab.com