Três etapas para a recuperação do controle do sistema de resfriamento contaminado.

30 de março de 2022
Ammonia Plant

Na indústria de produtos químicos e petroquímicos, a contaminação com produtos de processo em seus sistemas de refrigeração é frequente, afetando seu desempenho e gerando altos custos operacionais.  Resolver isso requer detecção oportuna do vazamento e a correção do problema, pórem, esse pode ser um processo longo e limitado, por tanto é crucial mitigar seus efeitos e reduzir seu impacto no desempenho e custo operacional da usina.  

Quais são as consequências de vazamentos de produtos de processo no sistema de resfriamento?

Falta de controle microbiológico

As torres de resfriamento proporcionam um excelente ambiente (temperatura, oxigênio, luz e nutrientes) para micro-organismos e um vazamento de processo na água recirculada fornece nutrientes adicionais como: hidrocarbonetos, amônia, nitrogênio, enxofre, etc., o que acelera a proliferação de algas, fungos e bactérias, evidenciando problemas como: 

• Presença de biofilme: depósitos de atividade de micro-organismos, que limitam as taxas de transferência de calor 

• Corrosão Microbiológica (MIC): vários mecanismos físico-químicos se combinam para resultar em corrosão severa e acelerada.

Biofilm

Presença de biofilme    

Corrosão acelerada por MIC

Incrustação: 

Os produtos do processo fornecem sólidos suspensos e podem gerar depósitos ou camadas isolantes que obstruem ou reduzem a eficiência das taxas de transferência.

Corrosão: contaminações do processo aumentam o potencial de corrosividade da água e geram depósitos que impedem a ação de inibidores.

Como lidar com a contaminação com o menor impacto na rentabilidade?

A ação oportuna na detecção e correção do vazamento nos ajudará a evitar um impacto na rentabilidade, no entanto, quando as condições mecânicas, operacionais e de demanda não o permitem, deve-se recorrer a um programa completo que inclua: 

1. Manter a concentração mínima do poluente, reduzindo os ciclos, neutralizando, removendo, entre outros. 

2. Reforçar as doses dos programas de tratamento do inibidor.

3. Utilizar um programa de biocida de espectro muito alto contendo um mecanismo de oxidação e desinfecção que mantenha os microrganismos sob controle é a melhor opção. Os biocidas não oxidantes geralmente são um excelente complemento nesses programas. 

Os biodetergentes também podem ser usados, pois favorecem sinergicamente a penetração do biocida no biofilme.

A fim de manter o controle microbiológico em situação de contaminação com produtos de processo, a Nalco Water desenvolveu o programa de biocida oxidante: ACTIBROM™   

Como funciona o programa?

ACTIBROM™ é um produto à base de bromo com biodispersante que é misturado no local com uma fonte de cloro, gerando bromo ativo com alto poder biocida. Dependendo do nível de contaminação microbiológica, a proporção de cloro e ACTIBROM na mistura pode ser variada a fim de alcançar a máxima eficiência.  

Vantagens do programa 
Comparado a outros programas à base de cloro, o ACTIBROM requer menos oxidante residual livre, entre 0,1 e 0,2 ppm para alcançar o controle biológico, o que o torna um tratamento mais nobre para a metalurgia.

Tabela 1. Taxas de corrosão ao substituir por bromo

Figura 1. Comparação do potencial de oxidação na metalurgia

Este programa é amplamente utilizado em indústrias com contaminação potencial por amônia na água de resfriamento, pois ao combinar com ACTIBROM, são produzidas bromoaminas com um poder biocida altamente eficaz.

Figura 2: Cinética de desinfecção com uma dose de 1,9 mg/L como Cl2 (2 ppm de amônia)


Saiba como uma usina da indústria química economizou US$ 148 mil recuperando a confiabilidade e a integridade de seus equipamentos usando as melhores práticas implementadas pela Nalco Water durante a contaminação do sistema de resfriamento. Clique aqui para saber mais.

Downloads

Notícias relacionadas