Redução inteligente de captação de água
Descubra os principais fatores para a reutilização e reciclagem de água na indústria pesada
No Tratado de Paris, foi proposto que todos os membros participantes e signatários criassem suas metas de redução de captação de água. Assim, muitas empresas definiram metas de redução com porcentagens entre 30 e 50% para o médio e longo prazo (2030 e 2050) apenas para mostrar seu forte compromisso com a saúde do planeta.
Sem prejudicar a produtividade e rentabilidade das empresas, essas metas de redução podem ser alcançadas somente se o axioma dos 3 R (reduzir, reutilizar, reciclar) for aplicado imediatamente de maneira correta, mensurável e monitorada, aproveitando ao máximo os novos desenvolvimentos tecnológicos e inovações.
Na indústria pesada, na qual o uso de sistemas de resfriamento abertos1 é necessário para o resfriamento de processos, entre 50 e 70% da água captada é perdida por meio da evaporação, o que sugere que os saldos de água captada, consumo e perdas não recuperáveis devem fazer parte das metas de redução. Isso não significa que essas metas não podem ser alcançadas, isso significa que deve haver uma mudança mais abrangente em suas operações e provavelmente com um tipo diferente de operação e tecnologia na unidade. Não se pode deixar de fazer isso, e deve haver progresso na redução da captação de água por meio da conservação da água, da reutilização da água resultante de um processo para outro, sem mudar suas características físicas, químicas e/ou microbiológicas, e da reciclagem da água (por meio de programas de tratamento que recuperam ou melhoram a pureza dos efluentes de seus processos).
É assim que o programa Climate Intelligent da Nalco Water dentro do compêndio Ecolab Water for Climate (EWC) tem a experiência, conhecimento e tecnologia de ponta para auxiliar nossos clientes para que atinjam suas metas de redução de captação de água sem afetar sua produtividade e rentabilidade no longo prazo, pelo contrário, fornecendo valor ao reduzir o custo operacional total, o consumo de energia e menos geração de gases do efeito estufa, melhorando as taxas de consumo de água por unidade de produção, a reputação e a sobrevivência da empresa.
O programa começa com a aplicação do Water Risk Monetizer2 para saber a disponibilidade do recurso hídrico perto da empresa, bem como o nível de contaminação desse recurso, seguido por auditorias da fábrica para realizar todos os balanços hídricos, caracterização de fluxos de água não recuperáveis e perdas, otimização do processo, possibilidades de reutilização e uma análise completa das operações necessárias das unidades e programas de tratamento para toda a água recuperável, para reciclar água para a fábrica. Tudo isso sempre levando em conta economias de custo e retornos sobre o investimento3.
_____________________________________________________________________________________________________
1 Os sistemas de resfriamento abertos são os mais eficientes e econômicos. Daí sua importância e até existência.
2 Water Risk Monetizer — ferramenta da Nalco Water disponível para avaliação de escassez de água, poluição, disponibilidade e preço futuro de recursos hídricos no local.
3 Sem um retorno sobre o investimento, será muito difícil iniciar os projetos.