Estudo Ecolab Watermark™ de 2024 revela que preocupações com a água mudam o comportamento de compras dos consumidores
Segundo estudo global revela que consumidores na China, IMEA e América Latina pararam de comprar produtos que usam quantidades excessivas de água
ST. PAUL, Minn.--(BUSINESS WIRE)-- A Ecolab, uma líder global em sustentabilidade que oferece soluções e serviços de água, anunciou hoje os resultados de seu segundo estudo Watermark™ anual, que informa o estado da gestão da água em todo o mundo.
A pesquisa deste ano descobriu que os consumidores continuam muito preocupados com a mudança climática e seu acesso imediato a água limpa e segura, e essas preocupações estão se refletindo em seus hábitos de compras. A maioria dos consumidores em diversas regiões declara que parou de comprar produtos que usam quantidades excessivas de água, principalmente na China (80%), IMEA (69%) e América Latina (65%).
Os consumidores também dizem que preferem pagar mais por produtos fabricados de maneira sustentável, com uma ampla maioria em todas as regiões disposta a pagar 1% a 4% a mais. Isso é mais visível na China (93%), IMEA (86%) e América Latina (75%).
"Não importa como você enxergue os dados, a sustentabilidade é a principal preocupação dos consumidores", explicou Christophe Beck, presidente e diretor executivo da Ecolab. "As empresas hoje se encontram entre consumidores que pararão de comprar seus produtos e investidores que insistem em retornos maiores. Felizmente, priorizar a gestão inteligente de águas oferece uma maneira de satisfazer a ambos, oferecendo resultados financeiros positivos enquanto protege esse recurso vital."
O estudo deste ano se baseia em tendências identificadas em 2023 e inclui novas informações convincentes:
- O acesso à água limpa e segura ainda é considerado uma preocupação fundamental, e a maioria das regiões está mais preocupada com seu acesso imediato à água limpa e segura do que em seu acesso no futuro. Os mais preocupados com problemas relacionados à água moram na América Latina (90%), China (88%) e Estados Unidos (80%).
- Os consumidores continuam a responsabilizar empresas e governos pela conservação da água, mas a maioria ainda não acredita que eles se preocupam o bastante com esse problema. Principalmente nos EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina, onde 42% a 51% dos participantes do estudo acreditam que esses líderes se preocupam com a conservação da água.
- Os consumidores também consideram determinadas indústrias mais responsáveis pela redução no uso de água, com as indústrias agrícola, de alimentos e bebidas, e de produção sendo frequentemente citadas como as que mais usam água.
- Os consumidores estão perdendo a confiança em empresas e governos para lidar com a crise hídrica, com menos de 50% dos consumidores nos EUA e Europa acreditando que as empresas e governos se preocupam com a conservação da água.
O estudo Ecolab Watermark de 2024 também informa onde os consumidores diferem por região e outras demografias de público. Notavelmente, foi mostrado que a densidade populacional está relacionada ao nível de preocupação com problemas climáticos e hídricos por parte dos consumidores. Na verdade, os consumidores que vivem em áreas urbanas parecem mais preocupados com a mudança climática em comparação com suas contrapartes rurais. Isso é mais proeminente em consumidores urbanos na Ásia-Pacífico (85%) e nos EUA (74%).
"Enquanto os que vivem em regiões rurais já entenderam há muito tempo os impactos climáticos potenciais, os consumidores em áreas urbanas estão demonstrando um novo entendimento desses desafios", comentou Emilio Tenuta, vice-presidente sênior e diretor de sustentabilidade da Ecolab. "Seja uma onda de calor prolongada, infraestrutura sobrecarregada ou acesso desigual a ar e água limpos, essas preocupações estão se tornando cada vez mais prioritárias para quem vive e trabalha em grandes cidades em todo o mundo."
Além dos resultados do estudo em todo o mundo, os dados específicos dos EUA deste ano revelam que:
- 73% dos consumidores dos EUA acreditam que a mudança climática é pessoalmente importante para eles, mas menos de 50% acreditam que os líderes e governos se importam.
- Preocupações sobre a água persistem entre adultos nos EUA, com acesso (71%) e disponibilidade (80%) de água limpa e segura gerando preocupações significativas para o futuro.
- Os consumidores dos EUA estão dispostos a mudar seu comportamento para conservar água, com um terço (33%) evitando comprar produtos que usem água em excesso, e mais de dois terços (71%) otimistas que a escassez de água pode ser resolvida de maneira eficaz.
A segunda etapa do estudo Ecolab Watermark foi realizada em parceria com o Morning Consult no início de 2024 com uma amostra da população geral de adultos e continuará sendo realizada anualmente. Para ver os resultados globais completos e os resultados específicos por país, acesse o painel interativo em watermark.ecolab.com .
Sobre a Ecolab:
Uma parceira de confiança para milhões de clientes, a Ecolab (NYSE:ECL) é uma líder global de sustentabilidade que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções que protegem pessoas e os recursos vitais para a vida. Com um século de inovações, a Ecolab tem vendas anuais de US$ 15 bilhões, emprega mais de 46.000 associados e opera em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa fornece soluções abrangentes com base científica, informações alimentadas por dados e serviço de nível internacional para aprimorar a segurança dos alimentos, manter ambientes limpos e seguros, e otimizar o uso de água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade para clientes nos mercados de alimentos, cuidados com a saúde, ciências da vida, hospitalidade e industrial. www.ecolab.com
Siga-nos no LinkedIn @Ecolab , Instagram @Ecolab_Inc , Facebook @Ecolab e X @Ecolab .
(ECL-C)
Torry Whitney
+1-651-250-4724
MediaRelations@Ecolab.com