Microbicidas
O acúmulo de água no fundo dos tanques de armazenamento de combustível e sistemas de manuseio de combustível é um problema comum em toda a indústria de combustível. A água condensada e a água de processo, em combinação com o hidrocarboneto combustível, podem servir como um meio para o crescimento de vários microrganismos.
Alguns desses microrganismos são anaeróbios e têm a capacidade de viver em ambientes com baixo teor de oxigênio ou sem oxigênio, como o fundo de um tanque de armazenamento de combustível ou um ponto baixo em uma tubulação de combustível onde a água se deposita. Bactérias anaeróbicas, incluindo bactérias redutoras de sulfeto (SRB, na sigla em inglês), e bactérias produtoras de ácido podem estar presentes nesse tipo de ambiente. Compostos como sulfureto de hidrogênio e ácidos orgânicos de baixo peso molecular produzidos por esses organismos podem corroer ferro e cobre e vão afetar o odor e a cor do combustível.
Ao longo do tempo, grandes colônias, ou placas, microbianas podem se desenvolver na parte inferior e paredes laterais dos tanques de armazenamento de combustível. A corrosão influenciada microbiologicamente (MIC, na sigla em inglês) pode se desenvolver abaixo dessas placas e levar a corrosão sob o depósito, pontos de corrosão e perfuração da parede do tanque, produzindo vazamentos no tanque.
Os biocidas da Nalco Water são de amplo espectro, atenuando e eliminando uma vasta gama de microrganismos. Estão disponíveis biocidas solúveis em combustível e solúveis em água. Esses biocidas estão registrados na Agência de Proteção Ambiental dos EUA para uso em gasolina, diesel, óleo para aquecimento e combustíveis residuais.