Um programa antiespumante bem concebido e operado pode ser utilizado para aumentar o rendimento do coquefação e minimizar o entupimento na linha de transferência e no fracionador com finos de coque. Mais importante ainda: pode reduzir a possibilidade de transbordamentos de espuma dispendiosos. O entupimento na unidade de coquefação retardada ocorre no tambor de coquefação. À medida que o tambor de coque começa a se encher com coque sólido, o nível de líquido e a parte superior da formação de espuma são empurrados para cima. Se não for controlada, a espuma vai chegar perto do topo do tambor de coque e potencialmente sair do tambor, ou vai haver um "transbordamento de espuma".
No caso de transbordamento de espuma, o hidrocarboneto é transportado por cima e entope a linha de transferência do tambor de coque até a torre de fracionamento e as telas de sucção do fundo da torre ficam obstruídas. As partículas mais finas de coque que passam através das telas de sucção serão depositadas nos tubos do aquecedor do forno e resultarão em entupimento grave. O evento de transbordamento de espuma também poderia levar a mais sílica downstream, possivelmente envenenando o catalisador de HDS. Portanto, a aplicação adequada do antiespumante é fundamental.
Outro aspecto importante da aplicação de antiespumante é a quantidade de espaço restante entre o topo do leito de coque e o topo do tambor no final do ciclo. Esta distância é chamada de interrupção. Ao minimizar a interrupção em cada tambor, pode-se manter uma maior taxa de transferência para a coquefação.
A Nalco Water tem uma seleção de agentes antiespumantes que são aplicados para controlar a frente de espuma no tambor de coque. Estes antiespumantes são especializados na otimização do desempenho em relação à coquefação e à qualidade dos produtos de coque.