O circuito de resíduo pastoso da FCC é uma rede de trocadores de calor projetada para remover grandes quantidades de calor de produtos craqueados. Esse calor pré-aquece a alimentação da FCC, gera vapor e fracciona e recupera os produtos downstream. Retornado para o fracionador principal acima da entrada de vapor, o petróleo do resíduo pastoso resfriado atua como uma corrente de resfriamento no fracionador. Uma quantidade relativamente pequena de petróleo de resíduo pastoso é enviada para tanques como produto que pode se tornar petróleo decantado que pode ser atualizado para a especificação de petróleo combustível.
Se o circuito de resíduo pastoso entupir, podem ocorrer muitos problemas. Entre algumas consequências deste tipo de entupimento, destacam-se:
- Resfriamento/troca de calor inadequados: o entupimento dos trocadores de resíduo pastoso leva a uma remoção de calor inadequada necessária para resfriar o fundo do fracionador principal e atingir um fracionamento ideal.
- Recuperação deficiente de produto: como o circuito de resíduo pastoso é integrado com o sistema de recuperação de produtos da FCC, uma troca de calor inadequada pode significar uma recuperação deficiente do produto e perdas econômicas significativas.
- Limitações hidráulicas: determinados tipos de entupimento provocam um aumento no DP de sistema e limitam a taxa de circulação do resíduo pastoso. Isto, por sua vez, limita a capacidade de remoção de calor e o rendimento da unidade.
- Limitações de rendimento: todos os problemas acima podem levar a limitações na taxa de alimentação da FCC.
- Custos de limpeza/manutenção: o custo de limpeza de um trocador pode ser significativo, especialmente se o rendimento for reduzido durante as operações de limpeza.
- Preocupações com segurança/confiabilidade: a limpeza frequente de trocadores em serviço a altas temperaturas acabará por se tornar uma preocupação de segurança e confiabilidade.
A fim de minimizar os problemas resultantes do entupimento do circuito de resíduo pastoso, a Nalco Water desenvolveu uma gama de químicas dispersantes e de supressores de coque. Esses produtos foram concebidos para reduzir a quantidade de material capaz de produzir entupimento que pode formar e diminuir a tendência do material existente no resíduo pastoso para formar depósitos.