A presença de amônia, sulfeto de hidrogênio e níveis variáveis de cianetos em sistemas superiores do fracionador FCC principal significa que existe potencial de corrosão. Os mecanismos de corrosão geralmente encontrados são corrosão por bissulfeto e corrosão induzida por hidrogênio devido a cianetos.
A corrosão por bissulfeto é causada pela conversão de sulfeto de hidrogênio na água com pH alto em bissulfeto, e a reação direta de bissulfeto com ferro nos materiais de processo. A aplicação de inibidores de película da Nalco Water especialmente projetados para operar em ambientes com pH alto minimiza essa corrosão.
A presença de íons de cianeto pode acelerar o ataque do bissulfeto e promove mecanismos de craqueamento induzidos por hidrogênio, como:
- Empolamento por hidrogênio
- Craqueamento por sulfeto (SSC)
- Craqueamento induzido por hidrogênio (HIC, na sigla em inglês)
- Craqueamento induzido por hidrogênio orientado a tensão (SOHIC, na sigla em inglês)
Os refinadores empregam lavagem com água e tratamento químico para reduzir a geração de hidrogênio e tratamento químico para reduzir cianetos de hidrogênio no sistema a fim de prevenir ou minimizar o ataque da corrosão e da atividade do hidrogênio. A Nalco Water pode ajudar a minimizar os impactos da corrosão reduzindo a formação de átomos de hidrogênio pelo uso de químicas de inibidores de película exclusivamente projetadas.