USINA DE ENERGIA BRASILEIRA VIRA A MARÉ EM RELAÇÃO À SECA

waterdropicon

INSIGHT

O que fazer quando a sua instalação tem abundância de água das fortes chuvas durante metade do ano e se depara com a seca nos outros seis meses? Você procura uma maneira de aproveitar ao máximo a água e garantir que ela esteja limpa, para que você possa obter o desempenho ideal do sistema e reduzir os custos associados aos períodos de escassez de água.

A Energias do Brasil (EDP) enfrentou essa situação em uma usina no nordeste do país. A solução: Purate™ - geração de dióxido de cloro no local.
ecolabservicetruckicon

INOVAÇÃO

A usina da EDP depende da água do lago para o seu sistema de resfriamento. Durante as secas, quando o volume no lago é menor e o preço da água sobe, a usina reutiliza água a fim de extrair a menor quantidade possível do lago. A planta de energia pretendia aumentar os ciclos de recirculação de uma média de seis a sete ciclos para 10. Para fazer isso, teve que controlar altos níveis de minerais e crescimento microbiológico na água, ambos afetando o desempenho do sistema de resfriamento.

A usina também enfrentou situações de corrosão e formação de espuma e estava usando diferentes opções de tratamento para lidar com esses problemas. Mas os tratamentos não conseguiram manter o sistema de resfriamento limpo.

Para obter controle da qualidade da água no sistema de resfriamento da usina, a Ecolab introduziu a tecnologia Purate. Como o Purate é mais eficaz no tratamento de situações de corrosão e espuma do que a solução anterior e também é um desinfetante mais eficaz, melhorou o controle microbiológico e reduziu o consumo de produtos químicos. Usando o Purate e seus recursos de monitoramento de dados remotos, a planta conseguiu aumentar os ciclos de recirculação de torres de resfriamento para até 10, atender aos padrões e práticas de qualidade de água de saída e operar com eficiência durante os meses de seca do ano. Purate também levou a reduções significativas no uso de energia e emissões de gases de efeito estufa.

Como resultado dessa parceria, a Ecolab ganhou o prêmio de fornecedor do ano da EDP em 2017 e 2018.
Ver todas as histórias