Fábrica da Ecolab em Barueri, Brasil,
Estudo de caso da Alliance for Water Stewardship (AWS)
Publicado em fevereiro de 2023 | Atualizado em setembro de 2025
Percepções
Como líder global em soluções e serviços de água, a Ecolab continua dedicada a criar um futuro mais seguro para a água por meio da gestão, conservação e administração inteligentes de águas. Até 2030, pretendemos continuar alcançando impacto líquido positivo na água por meio de:
- Redução, reciclagem e reposição de água nas instalações operacionais. O nosso objetivo é reduzir o impacto hídrico em 40% por unidade de produção em toda a nossa empresa em comparação com o ano de 2018.
- Proteção das bacias hidrográficas locais ao trabalharmos para restaurar mais de 50% do nosso volume total de retirada de água em locais de alto risco
- Fornecimento de resultados por meio do padrão da Alliance for Water Stewardship (AWS) ao alcançarmos a certificação da AWS para instalações de produção da Ecolab localizadas em bacias hidrográficas de alto risco.
A fábrica da Ecolab localizada em Barueri, no estado de São Paulo, é uma das que mais contribuíram para essas metas. A fábrica de Barueri produz soluções químicas industriais para limpeza e desinfecção. A unidade de Barueri utiliza principalmente água municipal do Sistema de Abastecimento de Água de São Lourenço, que retira água do Reservatório Cachoeira do França, localizado na Bacia do Rio Ribeira de Iguape. A instalação obtém água adicional, inclusive potável, do Aquífero de São Paulo. Os efluentes domésticos e industriais são enviados para uma instalação de tratamento industrial terceirizada, antes de serem lançados no rio Tietê.
A fábrica de Barueri foi identificada como um local prioritário para buscar a certificação da AWS, aprimorar a abordagem de gestão inteligente de águas da instalação e implementar tecnologias inovadoras para alcançar metas hídricas empresariais.
Ações
Para contribuir para as metas hídricas empresariais da Ecolab, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030.
Os seguintes projetos ajudam a melhorar o equilíbrio hídrico da instalação e foram implementados para reduzir o uso geral de água:
- Refinamento dos processos de lavagem e limpeza de equipamentos
- Melhoria nas unidades de osmose reversa (RO, na sigla em inglês) para aumentar a eficiência
- Expansão da reutilização de água tratada de sistemas de filtragem
- Uso contínuo de processos automatizados de tratamento de efluentes com validação de desempenho
- Ajustes nas configurações de temporização e ativação do ciclo de limpeza para maior eficiência
- Controle aprimorado de temperaturas do sistema de resfriamento e dosagem de produtos químicos em purificadores de ar
- Práticas reforçadas de detecção e monitoramento de vazamentos
- Manuseio e organização simplificados de recipientes para apoiar práticas de lavagem eficientes
- Aplicação de metodologias de melhoria contínua para identificar oportunidades de redução de água
Resultados
Como resultado dessas ações, a fábrica de Barueri alcançou eficiências hídricas substanciais. As melhorias feitas na instalação se provaram um passo útil para melhorar as operações da fábrica e alcançar as metas de sustentabilidade da Ecolab.
Para melhorar a saúde geral das bacias hidrográficas locais, e como parte dos esforços da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030, priorizamos a certificação da AWS nas bacias hidrográficas de alto risco nas quais operamos.
Jornada de Water Stewardship
A Ecolab mantém o compromisso com o uso sustentável da água em suas instalações e colaboração com outras empresas no nível local. Em alinhamento com o compromisso da Ecolab com uma abordagem holística para a gestão de águas em suas instalações de produção, em 2023, a empresa obteve a certificação principal para o Padrão Hídrico Internacional versão 2.0 da Alliance for Water Stewardship (AWS) em sua fábrica de Barueri. A instalação continua se mantendo atualizada quanto aos requisitos da certificação da AWS.
Para identificar os desafios compartilhados em relação à água na Bacia do Rio Iguape e na região local, foi realizada uma avaliação abrangente dos riscos, aproveitando os insights do Smart Water Navigator da Ecolab e o Atlas de aquedutos do World Resources Institute (WRI) para identificar desafios relacionados à água compartilhados e em nível local. A implementação de projetos de redução de captação de água foi priorizada com base na probabilidade de risco e impacto para as partes interessadas da comunidade e localmente.
A abordagem da Ecolab em relação à gestão de água busca causar um impacto positivo em nossas operações e nos desafios relacionados à água nas comunidades em que operamos. Para as partes interessadas locais de Barueri, os principais desafios relacionados à água incluem escassez de água devido a secas, poluição da água no rio Tietê (uma importante fonte de água para a região), enchentes em épocas de chuvas intensas e gestão inadequada de águas pluviais, perda de biodiversidade devido à expansão urbana, acesso à água limpa e gestão ineficiente das águas.
Para lidar com esses desafios de maneira eficaz, uma abordagem sólida de gestão de água busca melhorias contínuas no equilíbrio hídrico sustentável e na qualidade da água da instalação. Nossa abordagem holística inclui um foco em áreas importantes relacionadas à água (IWRA) e água, saneamento e higiene (WASH, na sigla em inglês), e nosso progresso contínuo nessas áreas críticas depende de nossa sólida governança hídrica.
Utilizando o Smart Water Navigator da Ecolab para quantificar o progresso feito em relação aos cinco resultados da AWS, a fábrica de Barueri é considerada como tendo inteligência hídrica na curva de maturidade da água. A curva de maturidade da água ilustra o estado quantificado da estratégia hídrica e plano de gestão de uma instalação. A localização de uma instalação na curva é determinada por um conjunto de critérios que incluem governança e estratégia, definição de meta, práticas de gestão de águas e administração de recursos hídricos. Os critérios incorporam princípios consistentes com os cinco resultados da estrutura da AWS, enfatizando tanto que uma gestão sólida de águas inclui melhoria contínua quanto a colaboração dentro e fora das operações da instalação.
Equilíbrio hídrico sustentável
Um impacto líquido positivo na água
Um equilíbrio hídrico sustentável e abordagem de gestão inteligente de águas em nossas próprias operações são um componente essencial para alcançar um impacto hídrico líquido positivo localizado. Alinhado com as metas da empresa, o objetivo da equipe local é reduzir o uso anual de água da instalação por tonelada de produto em 40% entre 2018 e 2030. A equipe da fábrica da Ecolab em Barueri avalia regularmente a instalação em busca de oportunidades de reduzir o uso de água nas operações para atender às metas da Ecolab para criar um impacto positivo para 2030. A implementação de projetos de redução de uso de água é priorizada com base na probabilidade de risco e do impacto à instalação e às partes interessadas na comunidade.
Qualidade da água
Abordagem de qualidade da água
Para manter a boa qualidade dos efluentes, seu pH é ajustado continuamente. Testes completos são realizados mensalmente e uma análise anual é enviada para a agência ambiental e de saneamento de água do estado de São Paulo para garantir a conformidade com a licença. A qualidade da água potável que chega é testada mensalmente e a água de processo é testada diariamente. Caso ocorra um derramamento ou uma situação relacionada à água, a instalação de Barueri tem um plano robusto de resposta a incidentes que inclui uma análise da causa do incidente original, uma revisão pela equipe de liderança, documentação em uma plataforma interna de relatórios e comunicação de estratégias de mitigação durante reuniões mensais no local.
Antes de drenar as águas pluviais e descarregar as águas residuais, as instalações devem inspecionar visualmente e testar o efluente para confirmar que ele atende aos requisitos ambientais locais, aos limites da licença ou aos padrões da empresa. Se não houver requisitos ambientais locais ou limites de licença, os padrões da empresa devem ser atendidos para o descarte de águas pluviais em um curso d'água adjacente ou para o efluente de águas residuais em um sistema de esgoto da cidade. Se ocorrer um derramamento ou problema relacionado à água, o local tem um plano de resposta a incidentes robusto que inclui uma análise da causa raiz do incidente original, documentação em uma plataforma de relatórios interna e comunicação de estratégias de mitigação. Informações de conformidade relacionadas à água do local estão disponíveis mediante solicitação.
Governança da água
Abordagem de governança da água
Na fábrica, o departamento de segurança, saúde e meio ambiente (SHE) também é responsável por para gerenciar a qualidade da água, os efluentes e as descargas legais de águas residuais e orientar projetos de economia de água no local. As equipes de serviços públicos, logística, produção e manutenção são responsáveis por executar projetos de economia de água. O departamento de serviços públicos opera o sistema de efluentes, coleta de amostras relevantes, faz relatórios de análise de monitoramento e fornece atualizações da descarga de efluentes legais. As informações de conformidade relacionadas à água da instalação estão disponíveis mediante solicitação, incluindo as ações corretivas necessárias implementadas pela instalação para evitar ocorrências futuras. Além disso, o relatório do CDP divulga quaisquer violações e ações corretivas associadas.
A equipe de sustentabilidade empresarial é orientada e aconselhada pela equipe consultiva executiva de sustentabilidade (SEAT, na sigla em inglês), que é composta pelos líderes de divisão e empresariais mais seniores da empresa. Além disso, o Sustentabilidade, Water Stewardship e As posições de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SHE) estão publicamente disponíveis e servem como compromissos e orientações sobre questões relacionadas à água e conformidade. A posição de sustentabilidade da Ecolab formaliza o compromisso da Ecolab com a sustentabilidade dentro da empresa e seu impacto nos clientes. A posição da Ecolab quanto à gestão de águas reforça seu compromisso global com a gestão de águas responsável ao identificar oportunidades para que a empresa e seus clientes usem recursos hídricos de uma maneira que beneficie a empresa, as comunidades e a natureza. A posição da Ecolab sobre SHE destaca o compromisso da empresa com a excelência em práticas e desempenho de segurança, saúde e meio ambiente em todas as operações globais.
Áreas importantes relacionadas com a água (IWRA)
Água, Saneamento e Higiene (WASH)
Ação coletiva
Além de melhorias operacionais internas, as atividades externas de administração da água da instalação da Ecolab em Barueri são contínuas. Os desafios em comum entre a fábrica e partes interessadas locais relevantes incluem escassez de água, qualidade da água e perda de biodiversidade em tempos de enchentes e secas. Para abordar essas situações comuns, a Ecolab colabora com outros usuários de água na bacia.
Os funcionários da fábrica participaram de diversos projetos sociais em conjunto com as equipes de vendas e serviços da Ecolab Brasil para conscientizar sobre a importância da água na comunidade por meio da criação de arte no muro e outras obras públicas.
A instalação mantém contato com partes interessadas públicas, incluindo o provedor de saneamento municipal, uma variedade de empresas privadas na área e diversas organizações não governamentais (ONG). Além disso, por meio da associação fundadora da Ecolab à Coalizão de Resiliência Hídrica da Organização das Nações Unidas (ONU), foram iniciados trabalhos para lançar um capítulo da Coalizão em São Paulo, que expande o engajamento de ação coletiva para pequenas e médias empresas da região para lidar com os desafios relacionados à água.
Com base nesses esforços, em 2025 a unidade de Barueri liderou uma série de iniciativas voluntárias que combinaram educação ambiental, engajamento comunitário e bem-estar físico. O projeto Arte Urbana ofereceu oficinas de consumo consciente de água para os professores, que orientaram os alunos na criação de ilustrações com temática hídrica. Essas obras inspiraram murais pintados por estudantes e voluntários, coordenados pelo artista Jamil Santos, e depois foram destaque em uma exposição itinerante. A iniciativa Planeta Mania Água envolveu mais de 30 instituições de ensino na concepção de “planetas” imaginativos que refletissem a interpretação de cada grupo sobre os desafios relacionados à água, culminando em uma exposição pública visitada por mais de 250.000 pessoas. O Cine solar levou filmes com temática de sustentabilidade para a comunidade em geral por meio de um cinema móvel movido a energia solar, incentivando a reflexão e a conscientização. Além disso, o desafio de bem-estar Movimenta Ecolab promoveu a atividade física entre os associados, com os participantes ganhando moedas virtuais que foram convertidas em doações apoiando o acesso à água limpa e o reflorestamento por meio de organizações como Water is Life e One Tree Planet.
A Ecolab também se comprometeu com um projeto em parceria com o The Nature Conservancy (TNC) por meio do Fundo de Água de São Paulo. O principal objetivo desse projeto é proteger e melhorar a segurança hídrica na região metropolitana de São Paulo.
Por meio do Fundo de Água de São Paulo, pelo menos 220 hectares de florestas nos municípios de Mogi das Cruzes e Salesópolis serão protegidos, ambos localizados na cabeceira da bacia hidrográfica do Alto Tietê. O projeto utiliza financiamento para ampliar o acesso ao saneamento básico em áreas rurais ao substituir sistemas rudimentares por tecnologias avançadas em Salesópolis e/ou Mogi das Cruzes. O projeto não só reporá 29.4 milhões de galões de água por ano durante 10 anos a partir de 2023, mas também manterá o armazenamento e a recarga de águas subterrâneas, a qualidade e a abundância das águas superficiais e a diversidade de espécies de plantas nativas. Além disso, prevê-se que ele mantenha ou melhore o sequestro de carbono, levando a melhores estratégias de adaptação e mitigação climática e à melhoria da saúde humana na região.
Além dos esforços locais de administração hídrica, o programa global de doações da Ecolab, Solutions for Life, aprimora a missão da empresa de conservar e proteger água doce por meio de parcerias e projetos adicionais com o TNC e a Project WET Foundation.
Este estudo de caso foi criado para cumprir os indicadores de AWS 5.1.1, 5.2.1, 5.3.1. 5.4.1, 5.4.2, 5.5.1, 5.5.2 e 5.5.3. Para obter mais informações, fale com sustainability@ecolab.com.




