Economizando e melhorando o processo de produção de etanol
Situação
Uma empresa tradicional brasileira do segmento de açúcar e etanol buscava reduzir o custo operacional, investindo constantemente em manutenção e modernização da planta. Como o alto consumo de ácido sulfúrico impacta no custo total de operação e afeta a qualidade final do etanol produzido, o desafio da unidade era reduzir o consumo de ácido sulfúrico, sem aumentar a quantidade de bactérias na fermentação.
A aplicação da tecnologia Nalco Water gerou ganhos significativos em empresa do segmento de açúcar e etanol, como redução média de 22% do consumo de ácido sulfúrico e economia de US$ 149.600,00/ano.
Solução
A Nalco Water recomendou a utilização de uma tecnologia que gera ClO2 em condições controladas para o controle microbiológico, garantindo o uso correto de biocida, sem danos à levedura e ao meio ambiente sendo, portanto, mais efetiva no controle de bactérias.
Resultados
Com a aplicação da tecnologia Nalco Water, foram obtidos ganhos como redução média de 22% do consumo de ácido sulfúrico e economia de US$ 149.600,00/ano. A população bacteriana e a viabilidade da levedura permaneceram estáveis. Isso representou uma redução significativa do custo total da operação para o cliente.
Histórias relacionadas
Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram