A caminho de maiores economias de água com tecnologia inteligente

Ford Logo

Histórico

Quando o assunto é gestão de águas, a Ford Motors Company está na dianteira. A empresa reduziu o consumo de água em mais de 10 bilhões de galões desde 2000 e busca uma redução extra de 30% por veículo entre 2015 e 2020. Sua ambição de longo prazo: nenhum uso de água potável na produção.

Para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de água em sua planta de montagem de Chicago, a Ford trabalhou com a Nalco Water.

A Ford Motor Company reduziu o consumo de água em mais de 10 bilhões de galões desde 2000 e busca uma redução extra de 30% por veículo entre 2015 e 2020.

ecolabservicetruckicon

Inovação

A parceria concentrou-se em duas áreas que dependem muito da água:

  • Torres de resfriamento, que consomem grandes quantidades de água e apresentam desafios operacionais, como incrustações, corrosão, entupimento e crescimento biológico, impactando o uso, o desempenho e os custos da água.
  • Banhos de pré-tratamento, onde o metal é tratado antes de ser pintado, um processo que também consome muita água.  Para melhorar a eficiência, a Ford queria monitorar continuamente o transbordamento de água quando os banhos eram reabastecidos.

A Nalco Water implementou dois projetos para ajudar a usina a utilizar a água de maneira mais eficiente:

  • Tecnologia 3D TRASAR™ - uma solução digital de "químicas conectadas" - foi instalada para otimizar o desempenho da torre de resfriamento e reduzir o uso da água. O sistema é monitorado continuamente pelo Global Intelligence Center da Ecolab, que fornece resolução de problemas em tempo real, evitando perdas significativas de água.
  • Visibilidade em tempo real de dados de fluxo de água e alertas instantâneos relativos a problemas relacionados com fluxo ajudam a garantir economia de água e eficiência do processo em banhos pré-tratamento automotivo. Anteriormente, a identificação e resolução de problemas podiam levar dias ou até meses.

As estratégias circulares de água (reutilização e reciclagem de água) também estão desempenhando um papel importante na futura estratégia de gestão de águas da planta. A Nalco Water está trabalhando com a Ford para implementar uma tecnologia que potencialmente levará a uma redução significativa no uso de água pela reciclagem da água de enxágue de fosfato. A fábrica está desenvolvendo processos para possibilitar a reutilização de uma parte da água do processo de pré-tratamento, o que reduzirá bastante a necessidade de recorrer ao abastecimento de água municipal.

eROI Icon

Economia anual

ÁGUA

Uso de água doce reduzido em

23 milhões

de galões em quatro meses — equivalente às necessidades anuais de água potável de mais de

79.000 pessoas

 

Potencial para economizar um adicional de

55 milhões

de galões por ano por meio da reciclagem de água de enxágue de fosfato

CUSTOS

Economia obtida com a redução no uso de água — equivalente a mais de

$186,000

por ano

 

Potencial para economizar um adicional de

$481,000

por meio da reciclagem de água de enxágue de fosfato

Economia total de custos

$186

mil

por ano

Histórias relacionadas

Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.