Ajudando a Braskem a economizar água na fábrica de Camaçari, Brasil

A situação

A Nalco Champion em parceria com a Braskem fez um trabalho para o aumento do ciclo de concentração das Caldeiras da área de Utilidades e a redução das perdas de água nesse processo de geração de vapor de alta pressão.
Antes desse projeto as Caldeiras possuíam alta porcentagem de perda, acima da meta estabelecida de 2%, ou seja, grande abertura de purga e baixo ciclo de concentração. Através do alinhamento da área de processos e produção da Braskem e da gestão em conjunto com a Nalco Champion, os resultados mostram que o controle destes parâmetros tornou-se mais robusto, evitando a perda de energia pela eliminação da água quente das Caldeiras, melhorando a gestão de um bem que a cada dia torna-se mais escasso, a Água.

Tecnologia

Através do uso de uma patente com tecnologia de fluorescência para tratamento interno e água de alimentação de caldeira, podemos medir a sua concentração e ter o benefício de realizar o diagnóstico de perdas das caldeiras.

Inovação

A Nalco Champion fez um trabalho em parceria com a Braskem de levantamento de pontos que estavam fora de especificação e estavam impedindo a melhoria do desempenho dos resultados, então implantou algumas melhorias e estas proporcionaram a redução das perdas como pode ser visto abaixo:

Como eram 3 caldeiras que estavam com os parâmetros passíveis de serem otimizados, o impacto foi de aproximadamente MR$ 645/ano. Dado o grande desafio enfrentado no ano de 2017 na região de Camaçari/BA, a economia dos recursos hídricos também deve ser citada, onde houve uma redução de 39% de vazão para blowdown, atendendo as metas corporativas de sustentabilidade da Braskem e tendo um impacto positivo na segurança hídrica das comunidades adjacentes.

 

 

Através do uso de uma patente com tecnologia de fluorescência para tratamento interno e água de alimentação de caldeira, podemos medir a sua concentração e ter o benefício de realizar o diagnóstico de perdas das caldeiras.

Ver todas as históriasSaiba mais

Histórias relacionadas

Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.