O monitoramento on-line destaca a deterioração no desempenho do dessalinizador e a conexão direta com as condições perturbadoras do sistema superior 

A situação

Gerenciar eficazmente dessalinizadores e programas de controle de corrosão da parte superior pode ser um desafio: a combinação de mudanças frequentes no petróleo bruto com variação significativa de batelada a batelada dificulta o bom controle. Juntamente com a variabilidade do processo e a baixa frequência típica das medições, a realidade é que é difícil realizar um bom controle e há uma ignorância total sobre o que está acontecendo nos períodos intermediários entre medições.

90% da corrosão de superfície pode ocorrer em apenas 10% do tempo.

A solução

Uma refinaria da Costa do Golfo instalou o analisador de sal on-line (OSA) da Nalco Water na saída de petróleo bruto dessalinizado de uma unidade de petróleo bruto, complementando a tecnologia 3D TRASARTM for Crude Overhead Systems (3DTCOS), que já estava instalada na unidade. Foram detectados cloreto inorgânico e orgânico pelo OSA, fornecendo medições de cloreto em tempo real, garantindo que as perturbações pudessem ser detectadas rapidamente e mitigando as ações tomadas, enquanto permitia o desempenho contínuo do dessalinizador para atender a KPIs críticos.

Os resultados

A refinaria funcionava em ignorância total entre as medições e muitas vezes desconhecia o impacto que mesmo a menor perturbação fosse capaz de causar. Pouco depois do comissionamento do OSA, a refinaria teve um problema com um dos dois aquecedores acionados e, como consequência, precisou reduzir as taxas de alimentação. Ao reduzir a taxa de alimentação, o OSA começou a apresentar um aumento acentuado de sal saindo do dessalinizador, com a 3DTCOS mostrando um aumento de cloretos na parte superior.

Os analisadores on-line alertaram as operações para os aumentos e determinou-se rapidamente que a redução na taxa de alimentação resultou em uma redução na válvula de mistura dP que afetou a eficiência de dessalinização. Uma vez que isso foi reconhecido, a válvula de mistura dP teve o fluxo aumentado e o sal do petróleo bruto e cloretos da parte superior diminuiu quase que imediatamente, retornando aos níveis típicos.

Ver todas as históriasLEIA O ARTIGO COMPLETO

Histórias relacionadas

Visitantes que visualizaram esta história também visualizaram

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.