PURATE como uma alternativa para o controle microbiológico no setor sucroalcooleiro

sugar cane 265x265

Situação

No processo de produção de etanol, a levedura é usada como um agente biológico para transformar açúcares em etanol durante a fermentação. Nessa etapa, é essencial controlar as populações de bactérias, pois elas competem com as leveduras pelos açúcares presentes no meio de fermentação. As bactérias consomem açúcar e produzem ácidos, reduzindo a eficiência da produção de etanol.

Ao final da fermentação, a levedura é recuperada e enviada para um tanque de tratamento de levedura (YTT), onde ácido sulfúrico é usado para ajustar as condições do meio e controlar a população bacteriana. Nesse processo, o controle da dosagem de ácidos é extremamente importante, pois o excesso de ácido reduz a atividade da levedura, resultando em uma queda na produção de etanol.


Produtividade

Solução

Para melhorar o controle microbiológico, a equipe da Nalco Water usou a tecnologia PURATE™, que, diferentemente de outros programas, produz ClO2 em um gerador adequado, sob condições controladas, resultando em mais segurança e eficiência na aplicação, ao mesmo tempo que garante a quantidade adequada de biocida sem danos à levedura ou ao meio ambiente.

A solução de ClO2 aquosa gerada pela tecnologia PURATE foi adicionada diretamente ao YTT, garantindo a dosagem correta para controle bacteriano.

Results_CH_2230_EN_2000x600

Resultados

Com o uso da tecnologia PURATE no controle microbiológico da fermentação, foi possível reduzir o consumo de ácido sulfúrico aplicado no YTT, bem como o volume total de biocida. Com melhor controle da população bacteriana, houve um aumento na eficiência da fermentação e um consequente aumento na produção de etanol.

Com base na produção de 120.000 m3/ano de etanol, com o preço do etanol a US$ 0,572/litro e o ácido sulfúrico a US$ 0,324/kg, além da substituição do NaClO2 pela tecnologia PURATE, a fábrica registrou os seguintes ganhos:

Isto é um carrossel. Use os botões "Próximo" e "Anterior" para navegar, ou pule para um slide clicando nos pontos.

Nenhuma história de sucesso relacionada foi encontrada.