Se queremos proteger nosso planeta, é hora de levar nossos esforços ao próximo nível

Person kayaking

É uma das minhas épocas favoritas do ano.

Por quê? Além do clima de verão que estamos aproveitando na América do Norte, acabamos de lançar o relatório de sustentabilidade de 2018 da Ecolab, "Acelerar uma Mudança Significativa".

A cada ano, nosso relatório de sustentabilidade é uma oportunidade para celebrar nosso progresso ambiental em nossas próprias operações e em nossa parceria com clientes em todo o mundo, à medida que os ajudamos a alcançar suas metas operacionais e de sustentabilidade.

Mas também é uma oportunidade para refletir sobre nosso trabalho coletivo para impulsionar mudanças ambientais positivas. E esse progresso é crucial. Em 2018, continuamos a ver o terrível impacto das limitações de recursos e mudanças climáticas, de incêndios florestais na Califórnia a temperaturas recordes no Japão e no Círculo Polar Ártico.

Esses relatórios podem nos deixar com uma sensação de desamparo e abatimento. Mas devemos lembrar que também vimos ganhos incríveis na forma como lidamos com o impacto que o crescimento populacional e a indústria tiveram em nosso planeta.

Para dar alguns exemplos: os preços das energias renováveis continuam a diminuir. Veículos elétricos estão em ascensão. Empresas globais estão se unindo para combater a poluição causada pelo plástico.

Com uma presença em quase 3 milhões de localidades de clientes em mais de 170 países e 27.000 associados de vendas e serviços trabalhando com uma ampla gama de indústrias, a Ecolab está em uma posição única para ver de perto esses desenvolvimentos positivos.

Nosso ponto de vista também nos deu uma visão sobre as oportunidades de melhoria que nos cercam a cada dia. Sabemos que, por meio da parceria, podemos criar uma mudança positiva em conjunto, através de soluções grandes e pequenas.

Então, como podemos começar a trabalhar juntos?

Primeiro, precisamos reconhecer que a realidade na forma de usarmos os recursos naturais está mudando e olhar para as maneiras pelas quais podemos adaptar nossas práticas de acordo com essa mudança. Por exemplo, você sabia que apenas 3% da água industrial é reciclada? Essa estatística é frustrante, mas também destaca oportunidades de melhoria. E precisamos começar o mais rápido possível.

Em segundo lugar, precisamos resolver situações usando uma abordagem baseada em contexto. A Ecolab realizou uma pesquisa em parceria com a GreenBiz, que constatou que 75% das empresas disseram ter metas de água implantadas, mas 82% dessas empresas não tinham as ferramentas e o conhecimento para atingir essas metas. Isso leva ao que chamamos de “lacuna de execução”, que é a desconexão entre as metas estabelecidas pelas corporações e a capacidade de atingir essas metas no nível da instalação. Usando ferramentas como o Smart Water Navigator da Ecolab, podemos compartilhar soluções para ajudar a economizar recursos no nível das instalações.

Isso leva à minha sugestão final: precisamos começar a usar as ferramentas e os recursos que já temos à nossa disposição e pensar em novas maneiras de aplicá-los aos desafios. Aqui está um exemplo: usando o conhecimento em gestão de águas da Ecolab, coletamos insights sobre como diferentes indústrias usam a água e podem acompanhar as tendências atuais e as melhores práticas. Usamos esses dados para ajudar nossos clientes a identificar áreas para atualizar suas práticas de gestão de águas para conservar recursos e reduzir custos.

Nosso mais recente relatório de sustentabilidade mostra a tecnologia e o conhecimento à nossa disposição para orientar os objetivos de sustentabilidade e, ao mesmo tempo, atingir os objetivos da empresa. Alguns dos destaques incluem:

Essas parcerias levam a resultados exponenciais: além de ajudarmos uns aos outros, podemos aprender e descobrir novas oportunidades para melhorar em todos os setores.

Temos um desafio à nossa frente, mas as empresas podem desempenhar um papel fundamental na reversão dos efeitos da mudança climática. Vamos trabalhar juntos e fazer a diferença.

Sobre o autor

Emilio Tenuta headshot

Emilio Tenuta

Vice-Presidente de Sustentabilidade

Perspectivas adicionais