É hora de tornar circulares nossos processos de produção

Taicang, China aerial shot

Sustentabilidade é um tema primordial no pensamento das empresas na atualidade – e essa é uma boa notícia. A sustentabilidade está no cerne do propósito da Ecolab, e isso inclui o trabalho que fazemos em relação à gestão ambiental. Mas o que isso realmente significa?

Na Ecolab, nossa abordagem à gestão significa gerenciar e proteger os recursos que precisam ser cuidados e preservados, inclusive a água. Resumindo: significa que ajudamos nossos clientes a aumentarem seus negócios de maneira lucrativa e, ao mesmo tempo, agir de modo ambientalmente correto.

Realmente "fazemos o que dizemos" ao garantir a gestão e a proteção de recursos em nossas operações – e nossa Supply Chain global desempenha um papel fundamental. Mas enfrentamos um desafio entre equilibrar as metas de longo prazo com o trabalho diário e as realidades em nossas instalações.

Uma maneira que encontramos para promover o progresso nos últimos anos é como parceiro fundador e membro da Alliance for Water Stewardship (AWS).

Em 2014, durante o auge de uma seca, nossa fábrica em Taicang, na China, tornou-se a primeira instalação do mundo a ser certificada de acordo com o Padrão AWS, que ajuda as instalações a tomarem decisões e medidas para o uso sustentável de água potável. Desde então, implementamos o padrão em duas instalações na Califórnia, com planos de obter a certificação para nossa fábrica de Garyville, Louisiana, até o final deste ano. Continuaremos nos concentrando em obter a certificação para outras instalações nos próximos anos.

Qual é o próximo passo? Adotar uma abordagem circular em nossas operações de fabricação

À medida que progredimos em nossa jornada de Water Stewardship, a água circular nos permite gerenciar esse recurso crítico de maneira mais sustentável em nossas operações. Embora a maioria das estratégias para a água seja linear – pensando na água em termos de consumo, uso e descarga –, uma abordagem circular analisa o contexto em que nossas instalações operam e cria uma estratégia de gestão da água que leva em consideração a localização, a qualidade, a quantidade e o valor da água em relação aos processos da sua organização e ao sucesso de longo prazo.

Então, como seria uma abordagem circular na Ecolab?

Reduzir o uso de água anual em até 20% – Clearing, Illinois

Nossa fábrica em Clearing, Illinois, é a maior produtora de sílica coloidal da Ecolab, que é usada em tudo desde a nanotecnologia até luzes LED e telas de smartphones. Mas sua fabricação demanda muita água.

Com a reutilização da água de processo, conseguimos ampliar a fabricação usando menos água por tonelada. E instalamos um sistema de recuperação de água, que reduzirá o uso de água da planta em até 20%.

Essa instalação prova que as fábricas mais antigas podem ser tão inteligentes no uso de água quanto as novas. Os clientes poderão saber mais sobre esses projetos e tecnologias em nosso Centro de Experiência do Cliente em Clearing, que será aberto ao público em setembro.

Reduzir o consumo de água em 85.000 galões por dia – Garyville, Louisiana

Localizada em Garyville, Louisiana, nossa segunda maior instalação de produção usa água do rio Mississippi em seu processo de fabricação.

A água do rio precisa ser pré-tratada antes de ser utilizada no processo de fabricação. Ao reutilizar a água para tratar efetivamente a água do rio, também conseguimos reduzir o consumo de água do rio pela planta em 85.000 galões por dia. Ao reduzir a frequência de operação das bombas, também conseguimos usar menos química e economizar eletricidade.

Isso é apenas o começo

Estes são apenas alguns exemplos do trabalho que fazemos todos os dias para garantir a proteção e a preservação de recursos em nossas operações. Para saber mais sobre nossos esforços de sustentabilidade, recomendamos consultar nosso último relatório corporativo de sustentabilidade, disponível em Ecolab.com/CSR.

Sobre o autor

Alex Blanco headshot

Alex Blanco, Vice-Presidente Executivo da Supply Chain Global

Perspectivas adicionais