1. Início
  2. Somos aprendizes em primeiro lugar

Somos aprendizes em primeiro lugar

Ecolab Manager Essentials training

Vemos isso em nossos feeds de notícias. Ouvimos isso no trabalho e em nossas comunidades. O ritmo da mudança não tem precedentes. As empresas de todos os setores estão "se transformando" e o "futuro do trabalho" se aproxima. Mas o que tudo isso significa? E como cada um de nós, à nossa maneira, reage?  Talvez a resposta esteja no aprendizado.

Em nosso núcleo, a Ecolab é uma empresa em crescimento e nosso crescimento está enraizado em décadas de aprendizado. Somos uma equipe ambiciosa, curiosa e orientada para soluções. Independentemente de termos clientes internos ou externos, acredito que cada um de nós se orienta, nas interações diárias, pelas perguntas:

  • Em que problemas ou oportunidades meus clientes estão pensando?
  • Como podemos ajudá-los a aproveitar essas oportunidades ou resolver esses problemas?
  • O que seria necessário para fazer isso melhor do que qualquer outro?

Perguntas focadas e comprometidas como essas levam à inovação, ao crescimento e ao impacto da Ecolab há quase um século. A Ecolab é uma equipe com um histórico de aprendizado orientado pela curiosidade e centrado no cliente. Vemos evidências de nossa mentalidade de aprendizes – nossa abertura para novas experiências e aprendizado contínuo – em nossos inúmeros prêmios dos clientes, nas mais de 23.000 patentes que garantimos desde 1960 e em nosso investimento de mais de US$ 1 milhão por semana em aprendizado e desenvolvimento em todo o mundo.

Fundamentalmente, sabemos o seguinte: sem uma mentalidade de aprendizado, não podemos ser o melhor para nossos colegas de equipe e não podemos entregar de forma sustentável para nossos clientes ou acionistas. Também sabemos que manter uma mentalidade de aprendizado requer intenção, comprometimento e apoio.

Aprender exige intenção
Na Ecolab, acreditamos em um modelo de aprendizado 70-20-10. Ou seja, 70% do nosso aprendizado ocorre através do nosso trabalho, 20% através da mentoria e de interações deliberadas com outras pessoas e 10% por meio do treinamento formal. O modelo 70-20-10 não é novo, mas parece ainda mais relevante atualmente do que quando foi criado.

Atualmente, o aprendizado é um requisito diário, e uma parcela maior de nosso aprendizado acontece na hora certa, das maneiras que determinamos. Acredito que isso nos oferece uma oportunidade extraordinária de controlar nosso ambiente de aprendizado, como trabalho voluntário em um projeto para construir um novo conjunto de habilidades, permanecer informado sobre as tendências do setor ou oferecer mentoria a outros membros de sua equipe. Com intenção, nosso trabalho é uma extensão de nossa jornada educacional, mudando nosso modo de pensar do "treinamento" – algo oferecido ou "forçado" – para o "aprendizado" – algo que buscamos, internalizamos e aplicamos.

Nossas equipes, nossos clientes e nosso próprio desenvolvimento exigem que abordemos o aprendizado como parte essencial e integrante do que fazemos. A diferença que fazemos para a Ecolab não resulta de saber tudo, mas de estar disposto a aprender tudo.

Aprender exige comprometimento
Como a maioria das coisas na vida, tornar-se excelente no aprendizado exige atenção constante. Esse compromisso consiste em encontrar maneiras de garantir que seus desejos de aprendizado se tornem planos de aprendizado. Estas são algumas dicas:

  • Considere seus objetivos de aprendizado e desenvolvimento cuidadosamente. Em que pontos você quer se fortalecer? Por quê?
  • Declare os objetivos publicamente. Informe seu líder, sua equipe e os colegas que podem ajudá-lo na prestação de contas. Aprender não é um ato secreto!
  • Celebre e compartilhe pequenas vitórias em sua jornada de aprendizado.
  • Dedique algum tempo para refletir.

Aprender exige apoio
Continuamos a oferecer apoio ao aprendizado para que a equipe da Ecolab trabalhe com mais habilidade, segurança e inclusão. As ofertas recentes incluem treinamento intensivo digital, treinamento sobre tendências inconscientes, treinamentos em vendas e integração funcional, entre outros. Além disso, nosso evento anual da Semana do Desenvolvimento é uma oportunidade para nossas equipes de todo o mundo dedicarem algum tempo a pensar no desenvolvimento de carreira.

Tenho muito orgulho de nossos avanços no desenvolvimento de gestores e lideranças. Todos contamos com a ajuda de nossos gestores para moldar e apoiar nossa jornada de aprendizado. Garantir que os gerentes tenham as habilidades necessárias continua sendo vital.

Com base no lançamento bem-sucedido de Manager Essentials, nosso premiado programa de treinamento global para gestores, em 2018, estamos entusiasmados para lançar o Leader Coach este ano! Este novo programa foi desenvolvido para ajudar os líderes a fazer perguntas melhores e ajudar suas equipes a revelar percepções de aprendizado, objetivos de desenvolvimento e modos de melhorar o desempenho. Como nos ensina a interação com nossos clientes, às vezes a pergunta certa faz toda a diferença!

Mais do que nunca, o crescimento da Ecolab depende do crescimento de cada um dos membros da equipe. Juntos, continuaremos a fazer a diferença para nossos clientes, comunidades e uns aos outros. Somos parceiros, inovadores e solucionadores de problemas. Mas, antes de tudo, somos aprendizes.

Compartilhar

Sobre o autor

Anne Gotte

Anne Gotte, Vice-Presidente Sênior de Gestão de Talentos Globais

Perspectivas adicionais