Importância da validação da limpeza na produção farmacêutica
A validação da limpeza é fundamental para garantir a eficácia da limpeza dos equipamentos e, em última análise, garantir a segurança e integridade de API e do produto farmacêutico acabado.
Procedimentos de limpeza bem documentados, compreendidos pelos operadores e executados de forma consistente são extremamente importantes para a produção de produtos livres de contaminantes. Os contaminantes podem ser introduzidos por transferência (produtos farmacêuticos ou API) de uma batelada de produção para a próxima, agentes de limpeza, micro-organismos ou por outros materiais, por ex. partículas transportadas pelo ar, matérias-primas. Em suma, a limpeza é realizada para remover o material contaminante e não contaminante do produto. Os processos de limpeza devem ser validados utilizando métodos analíticos comprovados, ou seja, métodos que sejam práticos, alcançáveis e verificáveis.
A validação inclui provas documentadas que demonstram que um processo produzirá consistentemente um produto que atenda a especificações e atributos de qualidade predeterminados. A validação da limpeza é uma prova documentada que fornece garantia de que um componente e/ou peça de equipamento pode ser limpo de forma confiável e reproduzível para limites predeterminados e aceitáveis. Para garantir a prontidão para auditoria, os programas de limpeza e sua eficácia devem ser rigorosamente documentados.
"A validação da limpeza consiste na prova documentada de que um procedimento de limpeza aprovado eliminará de forma reproduzível o produto ou os agentes de limpeza anteriores utilizados no equipamento abaixo do nível máximo de resíduos permitidos estabelecido cientificamente"
- Guia PIC/S de boas práticas de fabricação para produtos medicinais; Anexo 15 Qualificação e validação
Quando a validação da limpeza é necessária?
Os procedimentos de validação de limpeza são necessários sempre que houver uma mudança na produção que possa afetar o potencial de resíduos que precisam ser removidos das superfícies de contato com o produto. Essas mudanças incluem, entre outras:
- Novo processo e/ou equipamento
- Mudança em um procedimento de limpeza
- Mudança na formulação
- Mudança no equipamento (incluindo lógica e mecânica)
- Mudança na qualidade da água e/ou em um sistema de serviços públicos
- Mudança em um agente de limpeza
- Mudança na composição de uma matéria-prima
Quando a validação da limpeza não é necessária?
Os procedimentos de validação de limpeza não são necessários quando:
- Os equipamentos são dedicados a um produto específico
- Equipamentos e/ou peças descartáveis forem utilizados
- Houver limpeza entre a produção de bateladas do mesmo produto
"Quando o processo de limpeza é utilizado apenas entre bateladas do mesmo produto (ou lotes diferentes do mesmo intermediário em um processo de volume) a empresa só precisa atender ao critério de "visivelmente limpo" para o equipamento. Esses processos de limpeza entre bateladas não requerem validação."
- Validação de processos de limpeza, 7/93, FDA
No entanto, a FDA 21 CFR 211.67(a) exige que qualquer equipamento, incluindo equipamentos dedicados e multiuso, seja "limpo, mantido e, se apropriado para a natureza do medicamento, higienizado e/ou esterilizado em intervalos apropriados para evitar mau funcionamento ou contaminação que alteraria a segurança, identidade, força, qualidade ou pureza do medicamento além dos requisitos oficiais ou outros requisitos estabelecidos."
O que um processo de validação de limpeza deve incluir?
A validação de limpeza é uma abordagem sistemática para garantir que o procedimento de limpeza seja repetível e confiável. O processo de validação de limpeza requer uma série de provas documentadas que incluem, entre outras:
- Política corporativa de validação de limpeza
- Plano mestre de validação de limpeza
- Um procedimento de limpeza que inclua:
- Prazo entre o final da produção e o início dos procedimentos de limpeza
- Procedimentos de limpeza a serem utilizados para cada produto farmacêutico, cada sistema de produção ou cada equipamento. Esses procedimentos devem ser alinhados nas funções de produção e qualidade. Os procedimentos de limpeza se aplicam a equipamentos de contato com produtos utilizados na produção, subdivisão ou amostragem de um medicamento, material em processo ou matéria-prima (RM). Esses equipamentos precisam ser limpos e devem incluir:
- limpeza entre mudanças de turno
- limpeza durante intervalos de uma campanha, conforme necessário
- limpeza de equipamentos dedicados no final de uma campanha
- Treinamento de operadores
- Inspeção visual
- Procedimentos de amostragem (limpeza com cotonete/enxágue)
- Etapas de limpeza
- Preparação de soluções de limpeza
- Exame oftalmológico anual
- Protocolo de validação de limpeza
- Procedimentos de amostragem, incluindo justificativa para metodologias de amostragem.
- Localidades de amostragem claramente definidas.
- Dados sobre estudos de recuperação quando apropriado.
- Métodos analíticos, incluindo o limite de detecção e o limite de quantificação.
- Critérios de aceitação, incluindo a justificativa para definir limites específicos.
- Relatório de resumo
- Programa de revisão periódica para monitorar rotineiramente o processo de limpeza
Quais são as consequências de não realizar a validação de limpeza de forma adequada?
É uma expectativa regulatória global ter um programa de validação de limpeza adequado implementado para garantir que o produto não seja contaminado por resíduos indesejáveis que possam comprometer a segurança, identidade, resistência, pureza e qualidade do produto acabado. Os últimos cinco (5) anos de percepções de inspeção regulatória indicam que as observações relacionadas à validação de limpeza estiveram consistentemente entre as cinco principais descobertas. O custo para fazer a validação da limpeza da forma correta na primeira vez é muito menor do que o custo da validação da limpeza como parte de esforços de correção regulatória. Em casos extremos, o local de produção pode ser fechado imediatamente devido à falta de um programa de validação de limpeza adequado.
Como os especialistas em validação de limpeza da Ecolab podem ajudá-lo a concluir uma validação bem-sucedida?
A Life Sciences da Ecolab tem uma equipe de especialistas em assuntos técnicos (SMEs) qualificados e experientes, dedicados a ajudar os clientes em suas necessidades de validação de limpeza. Os SMEs técnicos da Ecolab estão preparados para ajudar os clientes a otimizar os programas de validação de limpeza existentes ou desenvolver novos programas. Além disso, a equipe técnica da Ecolab fornece suporte de validação de limpeza de ponta a ponta para garantir que os programas de validação de limpeza sejam seguros, eficientes e em conformidade.