Da fazenda à sua mesa: vencendo a batalha contra as HRS

milk

Nós, latino-americanos, adoramos leite em todas as suas versões, incluindo os saborizados. Essa preferência resultou em um alto crescimento no consumo desse item na nossa região. No entanto, as pessoas não são as únicas a amarem o leite. Existem microorganismos no ambiente que se multiplicam no leite e são formadores de bactérias altamente resistentes ao calor (HRS- highly heat-resistant spores), que podem sobreviver até à pasteurização em temperaturas ultra altas (UHT).

A seguir, mostraremos o que sabemos sobre as bactérias HRS e como nossos serviços, soluções e experiência de líder no setor estão ajudando as empresas da América Latina a controlarem essa ameaça.

Por que as HRS são tão resistentes?
As bactérias HRS estão presentes no ambiente, nos alimentos e nas pastagens, onde vive o gado, e podem contaminar o leite de várias maneiras. Quando expostas ao calor, desenvolvem uma membrana que endurece e se parece com uma pequena semente, conhecida como esporo, que encapsula a bactéria, deixando-a adormecida. Quando as condições ideais estão presentes, como temperatura e umidade corretas, os esporos acordam, comem e se reproduzem. O leite fornece todas as condições desejáveis para que as bactérias HRS se multipliquem.

As bactérias HRS podem estar presentes em qualquer estágio do processo de produção do leite. Condições sanitárias inadequadas nos equipamentos, ferramentas ou na sala de ordenha podem contribuir para a sua proliferação. O leite também pode ser contaminado durante o transporte, se os caminhões e os tanques não forem sanitizados adequadamente. Ou mesmo na fábrica de laticínios, devido a uma instalação sanitária inadequada ou à falta de boas práticas de produção (GMP).

Conheça os desafios que as HRS trazem às fábricas de processamento de leite
Um processador de leite na América Latina entrou em contato com a Ecolab porque seu leite UHT estava mudando de cor e sabor, logo após o consumidor abrir o recipiente. A deterioração do produto tornou-o pouco saboroso e rapidamente não consumível, resultando em grandes perdas para o seu negócio.

A Ecolab se uniu a esse cliente para fazer uma análise detalhada de suas operações, equipamentos, processos de limpeza e saneamento do leite. Usando nossa experiência e soluções adaptadas às condições operacionais do cliente, implantamos um programa de consultoria e química inovadora para solucionar os problemas. Como resultado, a qualidade do leite UHT foi otimizada, as perdas de produtos na fábrica foram significativamente reduzidas e a lucratividade aumentou.

Somos um parceiro confiável para nossos clientes
 
Pergunte a qualquer processador de leite sobre as perdas financeiras resultantes do leite contaminado, e, provavelmente, ele irá se referir à importância de um programa de limpeza e sanitização adequado, apoiado por produtos químicos de qualidade e um parceiro confiável.

O leite é complexo. Contém gorduras, proteínas, carboidratos e minerais. A adição de ingredientes e sabores, ou o enriquecimento do leite e derivados com vitaminas, por exemplo, complicam ainda mais a limpeza dos locais de processamento. A Ecolab oferece programas e soluções químicas, líderes no setor, que garantem um alto padrão de limpeza, desinfecção e segurança dos alimentos.

Algumas das soluções e serviços oferecidos pela Ecolab incluem:

Produtos para limpeza e desinfecção de todas as superfícies usadas no processamento de leite;
Soluções de limpeza no local (CIP) e limpeza fora do local (COP);
Programa de melhoria da qualidade dos laticínios (QEP);
Produtos para tratamento do úbere;
Produtos para limpeza e desinfecção das mãos.

O que dizem os nossos clientes?   
A Ecolab oferece resultados comprovados que protegem a qualidade do leite em todas as etapas de sua produção. Os clientes valorizam nossos produtos, o suporte técnico e o conhecimento de alto nível, que trazem soluções eficazes e garantem a produção segura do laticínio. Por meio de uma abordagem prática, fornecemos aos clientes um controle eficaz e eficiente dos problemas que podem surgir em seus processos de fabricação de leite, resultando em redução de perdas de produtos, maior economia de custos e eficiência na produção, enquanto protegem seus clientes e a reputação de suas marcas.
 
Ao fazer parceria com a Ecolab, ajudamos os processadores de laticínios a garantirem que toda vez que seus consumidores oferecerem um copo de leite fresco, cereais ou preparem um delicioso café com leite, eles estejam seguros de que o seu leite é protegido desde a fazenda até a sua mesa.

Sobre o autor

Frank De La Guardia,

Frank De La Guardia,

Coordenador da área de Suporte Técnico, divisão de Alimentos e Bebidas (F&B) para a América Latina

Artigos relacionados