1. Início
  2. Vencendo a batalha contra os esporos resistentes ao calor (HRS, na sigla em inglês).

Vencendo a batalha contra os esporos resistentes ao calor (HRS, na sigla em inglês).

milk

O amor da América Latina pelo leite resultou em alto crescimento do consumo do produto nesse mercado, inclusive do leite aromatizado. No entanto, as pessoas não são as únicas que adoram leite. Existem microrganismos no ambiente que prosperam no leite e que são formadores de esporos altamente resistentes ao calor (HRS), que podem sobreviver até à pasteurização a temperaturas extremamente altas (UHT).

Aqui está o que sabemos sobre os HRS e como nossos serviços, soluções e conhecimentos líderes do setor estão ajudando as empresas da América Latina a controlar e gerenciar os HRS.

O que sabemos sobre os HRS
As bactérias de HRS estão presentes no ambiente, alimentos e pastagens onde as vacas vivem e podem contaminar o leite de várias maneiras. Quando expostas ao calor, as bactérias de HRS desenvolvem uma membrana que endurece e se parece com uma pequena semente – conhecida como esporo – para encapsular-se e permanecer adormecidas. Quando as condições ideais estão presentes, como temperatura e umidade corretas, os esporos despertam, se alimentam e se reproduzem. O leite fornece todas as condições desejáveis para que as bactérias de HRS prosperem.

Os HRS podem estar presentes em qualquer estágio do processo de produção de leite. Condições sanitárias inadequadas de equipamentos e ferramentas na fazenda ou na sala de ordenha podem contribuir para a presença de bactérias de HRS. O leite também pode ser contaminado durante o transporte se os tanques e equipamentos a granel não passarem por manutenção adequada, ou na fábrica de laticínios, devido a um projeto sanitário inadequado ou à falta de boas práticas de fabricação (BPF).

Os desafios de HRS em plantas de processamento de leite
Um processador de leite na América Latina entrou em contato com a Ecolab porque o leite UHT estava mudando de cor e sabor logo após o consumidor abrir o recipiente. A deterioração do produto tornou-o pouco atraente e rapidamente inutilizável, resultando em grandes perdas para os negócios.

A Ecolab fez uma parceria com o cliente para fazer uma análise aprofundada de suas operações de leite, equipamentos e processos de limpeza e desinfecção. Utilizando nossa experiência e adaptando nossas soluções às condições operacionais do cliente, fornecemos programas de consultoria e química para tratar dos problemas subjacentes. Como resultado, a qualidade do leite UHT do cliente melhorou, as perdas de produtos na fábrica foram significativamente reduzidas e as receitas aumentaram.

A Ecolab é um parceiro confiável para nossos clientes
 
Pergunte a qualquer processador de leite sobre perdas financeiras resultantes de leite contaminado e é provável que se refiram à importância de ter o programa de limpeza e desinfecção adequado, apoiado pela química certa e pelo parceiro certo.

O leite é complexo: contém gordura, proteína, carboidratos e minerais. A adição de ingredientes e sabores ou o enriquecimento de leite e produtos à base de leite complicam ainda mais a questão de sujeira em superfícies. A Ecolab oferece programas e soluções químicas líderes do setor que oferecem resultados máximos de limpeza e desinfecção, mantendo os padrões de segurança de alimentos.

Dentre algumas das soluções e serviços fornecidos pela Ecolab, incluem-se:

Produtos para limpeza e desinfecção de todas as superfícies de processamento de leite
Soluções Clean In Place (CIP) e Clean Out of Place (COP)
Programa de melhoria de qualidade (QEP) de laticínios
Produtos para tratamento do úbere
Produtos para limpeza e desinfecção das mãos

O que nossos clientes nos contam   
A Ecolab oferece resultados comprovados que protegem a qualidade do leite em todas as fases da produção do produto. Somos sólidos parceiros de segurança de alimentos em todo o mundo. Nossos clientes valorizam nossos produtos, suporte de alto nível e conhecimento técnico que oferecem soluções eficazes e garantem a produção segura de leite. Nossa experiência e abordagem prática proporcionam aos nossos clientes um controle eficaz e eficiente dos problemas de contaminação que podem surgir em seus processos de fabricação de leite, resultando em redução de perdas de leite, aumento da economia de custos e eficiência da produção, ao mesmo tempo em que protegem a reputação de suas marcas.
 
A parceria da Ecolab com os processadores de laticínios ajuda a garantir que toda vez que seus consumidores derramem um copo de leite fresco, sirvam uma tigela de cereal ou façam um delicioso chocolate quente ou “café com leite”, os consumidores desfrutem com confiança, sabendo que seu leite é mantido seguro da fazenda para sua mesa.

Compartilhar

Sobre o autor

Frank De La Guardia

Coordenador de Suporte Técnico da Área – Alimentos e Bebidas

Artigos relacionados