Percepções sobre a lavagem das mãos obtidas com a COVID-19

David Keen, Diretor de Microbiologia Farmacêutica da Life Sciences da Ecolab, apresenta suas percepções sobre a importância de lavar as mãos durante esta pandemia e sobre como essa mensagem está ressoando em toda parte.

Ecolab | Handwashing Insights from COVID-19

Há algum aspecto positivo em que podemos pensar diante da atual pandemia de COVID-19? As mudanças climáticas e a qualidade do ar são aspectos óbvios, mas e quanto ao nosso setor? É gratificante ver especialistas em saúde pública, políticos e especialistas da indústria, como a Ecolab, alinhados quanto à importância de lavar as mãos. Combinada ao distanciamento social, essa é certamente a melhor chance que temos de nos proteger contra a propagação do vírus.

Recentemente, precisei usar um banheiro público. Pela primeira vez na minha vida, testemunhei homens em fila esperando para lavar as mãos na pia. Isso claramente comprova nosso progresso e o fato de que a mensagem está sendo ouvida. Se a melhoria da higiene pessoal em nível global for incorporada à psique, isso certamente influenciará todas as formas de negócios. A indústria farmacêutica já está seguindo técnicas estritas de lavagem das mãos como parte da garantia de fabricação de produtos seguros. As técnicas para uma lavagem eficiente das mãos, já enraizadas no setores farmacêutico e público do NHS, estão agora sendo adotadas pelo público geral em um esforço para reduzir o impacto desta pandemia. Há também aprendizados sendo obtidos desse setor na prática de uma boa desinfecção de superfícies.

Desde o início, a Ecolab esclareceu que a lavagem das mãos é a primeira linha de defesa. Como microbiologista, eu aplaudo a abordagem de priorizar a ciência em vez dos lucros. Enquanto o mundo ficou obviamente enlouquecido na busca por álcool em gel, saber que a Ecolab prioriza o grande panorama me traz muita satisfação.

É gratificante ver as mensagens alinhadas, seja nas notícias, dos governos e até mesmo de partes da mídia social. Como um microbiologista que trabalha no setor, é algo positivo observar políticos, profissionais de cuidados com a saúde, especialistas da indústria e outros alinhados com a mesma mensagem. Lavar as mãos em primeiro lugar! Se isso não for possível para você, tente usar um desinfetante para as mãos que contenha álcool. Cheguei até mesmo a ver pictogramas de treinamento da Ecolab para a lavagem correta das mãos em canais de notícias internacionais. Sem dúvida, isso está ajudando a melhorar a lavagem das mãos.

Ecolab Life Sciences Insight Articles

Life Sciences

David é um microbiologista farmacêutico que já trabalhou em toda a indústria farmacêutica, inclusive na fabricação primária e secundária, tanto em formas de dosagem estéreis quanto não estéreis, para FMCG, CMO e fabricação de testes clínicos.

Artigos relacionados sobre salas limpas