Inclusão da segurança de alimentos no plano de resposta da sua empresa

Ecolab associate test food safety protocols at a McDonalds

Inclusão da segurança de alimentos no plano de resposta da sua empresa

Empresas de todo o mundo estão enfrentando desafios imprevistos de saúde pública, reputação de marca e confiança dos clientes durante a pandemia de COVID-19. E a segurança de alimentos desempenha um papel importante ao enfrentar esses desafios. Trabalhando em várias indústrias de alimentação, desde produção até mercearias e restaurantes, a equipe da Ecolab está especialmente equipada para integrar alimentos seguros e operações empresariais saudáveis.

E estamos dedicados a ajudar empresas de todas as indústrias — do produtor ao consumidor — a adotar as melhores práticas de segurança de alimentos para que mantenham operações seguras e resilientes.  

Por isso, em homenagem ao Dia Mundial da Segurança de Alimentos, em 7 de junho, estamos destacando como as práticas de segurança de alimentos ajudarão empresas a responder às pressões atuais.

Reabertura de restaurantes

Restaurantes em todo o mundo estão repensando suas operações enquanto reabrem suas portas. Algumas pesquisas indicam que os consumidores procurarão mais sinalizações de higienização e segurança de alimentos, e eles querem ver os trabalhadores de serviço de alimentação usando equipamentos de proteção quando as operações reabrirem.

Operações limpas, seguras e saudáveis são uma parte essencial da proteção e construção da confiança dos funcionários e clientes. Você pode definir práticas para ajudar sua equipe a seguir os hábitos adequados de segurança de alimentos [download em espanhol]  [download em português]:

  • Certifique-se de que as estações de lavagem das mãos estejam visíveis, facilmente acessíveis e totalmente abastecidas.
  • Coloque sinalizações em áreas-chave para lembrar sempre das melhores práticas
  • Estabeleça integrações e treinamentos rigorosos sobre segurança de alimentos para novos contratados e funcionários que estão retornando ao trabalho
  • Monitore a saúde dos funcionários e incentive os funcionários sintomáticos a ficar em casa

Tranquilize os compradores em ambientes de varejo

Como os varejistas de alimentos continuam fornecendo produtos essenciais, os compradores provavelmente se preocuparão mais com a segurança das lojas e produtos. Ao implementar e comunicar práticas como desinfecção de carrinhos de compras, fornecimento de lenços e pagamentos sem contato, os varejistas podem reduzir significativamente os riscos e ajudar os compradores a se sentir seguros.

Entrega de alimentos seguros

Os serviços de entrega de alimentos estão evoluindo e crescendo rapidamente, e nós desenvolvemos programas para ajudar restaurantes a transferir seus protocolos de segurança de alimentos no restaurante para novos métodos de entrega. Nossas avaliações e soluções se concentram no comportamento dos funcionários, preparação segura, controle de temperatura e muito mais, dando aos consumidores a tranquilidade de saber que seus pedidos de entrega ou retirada são preparados em ambientes limpos e seguros com entrega sem contato e inviolável. Isso ajuda a oferecer novas formas de atender os clientes, ao mesmo tempo que ajuda a garantir que todas as etapas do processo sejam seguras, da preparação à embalagem e entrega por terceiros.

Treinamento e segurança em instalações de produção

Manter ambientes de produção seguros, a qualidade dos alimentos, as normas de segurança e proteger a saúde de seus funcionários continuam sendo as principais prioridades para instalações de produção de alimentos e bebidas. Nós ajudamos a resolver problemas de saúde pública fornecendo soluções adequadas de controle de infecções, treinamento e especialização em conformidade. As instalações de produção podem reforçar práticas de higiene pessoal e ambiental com lavagem frequente das mãos, equipamentos de proteção individual adequados, e limpeza e desinfecção frequentes. Ao reduzir os riscos à saúde e à segurança nas instalações de produção, ajudamos empresas a fazer o que elas fazem melhor: produzir alimentos e bebidas seguros e com qualidade para abastecimento em todo o mundo.

Desinfecção e sanitização de ambientes de preparo e produção de alimentos

Empresas de alimentação de todos os tipos observaram um aumento nas expectativas dos clientes e funcionários quanto à limpeza e sanitização. Para ajudar ambientes de preparo de alimentos, como restaurantes de fast food, ampliamos a especialização, ferramentas e programa de limpeza e desinfecção para manter você informado e em conformidade com os regulamentos novos e alterados.

Embora as palavras "limpeza", "sanitização" e "desinfecção" geralmente sejam usadas para se referir à mesma coisa, elas descrevem processos e resultados distintos. Nosso novo infográfico é uma ferramenta útil que mostra as melhores práticas de limpeza e sanitização. E lembre-se de sempre ler e seguir as instruções do rótulo. [Download do infográfico em espanhol] [Download do infográfico em português]

Com muitos fatores para acompanhar e levar em conta, pode ser complicado manter e priorizar a segurança em operações empresariais. Ter um programa de segurança de alimentos eficaz pode ajudar empresas de diversas indústrias a encontrar o que todos estamos buscando agora: segurança e tranquilidade.

Sobre o autor

Lisa Robinson headshot

Lisa Robinson

Vice-Presidente de Segurança de Alimentos Global e Saúde Pública

Artigos relacionados