Por que sustentabilidade é importante, hoje e no futuro

Two Ecolab experts walking and talking with clipboards in interior industrial setting.

Considerando os muitos desafios que o mundo está enfrentando - desigualdade racial e de gênero, incerteza econômica e os impactos da COVID-19, entre outros, você pode se perguntar: "a sustentabilidade ainda é importante?"

A resposta é sim. Sustentabilidade é e continuará a ser importante. E terá um papel fundamental na abordagem de nossos desafios atuais e daqueles que ainda temos que enfrentar.

A crise da COVID-19 por fim terminará. Quando isso acontecer, reconstruiremos nossa economia mundial. Algumas coisas poderão permanecer inalteradas e muitas coisas serão diferentes. Mas uma coisa se tornou muito clara: quão profundamente interconectado está o nosso mundo e como as decisões em uma família, uma empresa ou um país podem ter implicações significativas para todos. Isso significa que todos devemos nos unir para repensar e nos comprometer novamente, se quisermos reconstruir um mundo mais resiliente, sustentável e justo para todos.

A importância da colaboração é a base do nosso mais recente relatório de sustentabilidade corporativa, Parceiros com um objetivo maior, que divulgamos esta semana. O relatório destaca o impacto exponencial que é possível quando trabalhamos juntos.

Ampliando o escopo da sustentabilidade

Existe uma crescente compreensão de que sustentabilidade é muito mais do que apenas o impacto ambiental e que, para que as empresas ajam com responsabilidade, elas também devem fazer escolhas que promovam igualdade racial e de gênero.

Eventos recentes enfatizaram o preconceito e a discriminação que continuam a persistir em nossas comunidades e o preço disso para a sociedade como um todo. Desigualdades de longa data foram ampliadas de novas maneiras. A pandemia global atingiu mais duramente os grupos desfavorecidos do ponto de vista econômico e as comunidades marginalizadas. E a trágica morte de George Floyd na comunidade da nossa sede colocou um holofote global na necessidade de promover ações urgentes. Estou comprometido a impulsionar um progresso mais rápido e profundo, tanto na Ecolab quanto em nossas comunidades, em parceria com outros líderes de empresas e comunidades.

Em Minnesota, e em todo o mundo, vejo que as empresas estão passando da conscientização à ação, aderindo a promessas coletivas e estabelecendo metas mais ambiciosas.

É por isso que lançamos um novo conjunto de metas de sustentabilidade para 2030, com foco em água, clima, alimentos, diversidade, inclusão e saúde. Com essas novas metas, nos responsabilizaremos por aumentar nosso impacto positivo por meio de nosso trabalho com nossos clientes, acelerar nossos esforços em nossas próprias operações, expandir nossa abordagem de sustentabilidade do produto, promover diversidade e inclusão e viver nossos valores no local de trabalho e na comunidade.

Todas essas metas são interconectadas. Desenvolver resiliência a um risco pode ajudar a gerar outros resultados positivos. Economizar água significa economizar energia. Indústrias que usam menos recursos naturais são mais resilientes e as comunidades vizinhas são mais bem servidas. E as indústrias que usam menos recursos naturais economizam dinheiro, em um momento em que muitos enfrentam pressão financeira crescente devido à pandemia global. No longo prazo (mas não muito), evitar uma futura crise climática e hídrica ajudará a prevenir um custo catastrófico humano, social e financeiro. E a transição para uma economia totalmente sustentável vai liberar avanços tecnológicos, estimular novas indústrias e criar empregos em todo o mundo.  

Não será fácil alcançar essas metas, mas sabemos que você alcança mais quando almeja mais. Os desafios que temos pela frente são excepcionais, mas a resiliência e determinação que vejo na Ecolab, em nossos clientes e nossas comunidades são igualmente excepcionais.  Estou confiante de que, ao trabalharmos juntos com metas claras e propósito renovado, podemos tornar o mundo um lugar melhor.

Sobre o autor

Doug Baker headshot

Douglas Baker

Presidente

Artigos relacionados