1. Início
  2. 5 lições importantes de 2020 para a construção de um futuro melhor

5 lições importantes de 2020 para a construção de um futuro melhor

A Ecolab está comprometida em ajudar a tornar o mundo um melhor lugar para se viver. Nosso presidente global, Christophe Beck, traz nesse artigo as 5 lições aprendidas em 2020 que nos ajudarão a construir os próximos 12 meses e o futuro.

Christoph Beck in Ecolab Lobby

No último mês de outubro, criamos um vídeo para celebrar como a equipe da Ecolab se destacou durante a pandemia.   Ao assistir a esse vídeo novamente, tive ainda mais orgulho do que a nossa equipe tem feito para ajudar nossos clientes em todo mundo, seja oferecendo cuidados com a saúde de forma segura ou garantindo a disponibilidade de produtos e serviços essenciais. Para isso, foi necessário muito trabalho e inovação, além de um forte compromentimento com a segurança de nosso pessoal no combate à pandemia.

As vacinas estão a caminho e, felizmente, poderemos começar a ver o fim dessa crise de saúde pública global.  Mas, embora eu saiba que todos ficaremos felizes quando pudermos voltar à normalidade, espero que nos lembremos do que aprendemos com essa experiência. Para mim, foram cinco lições importantes:

1. As pessoas que estão trabalhando nos bastidores são heróis.
Sempre foram, mas agora sabemos o quanto dependemos do trabalho essencial que fazem. Profissionais do setor de restaurantes, em casas de repouso, nos hotéis, nas padarias e mercearias - muitos deles são responsáveis por higienizar os ambientes e nos manter seguros. E eles estavam trabalhando durante a pandemia, muitas vezes se arriscando para atender o público. E não posso me esquecer de nossos próprios heróis da linha de frente: os funcionários em nossas fábricas e aqueles que continuam fornecendo serviços de forma segura aos nossos clientes. Temos orgulho de seu comprometimento e admiramos a sua dedicação.

2. Um vírus pode afetar qualquer lugar, mas seu impacto é mais profundo em comunidades vulneráveis economicamente.
Embora alguns tenham chamado a COVID-19 de grande equalizadora, pois qualquer um pode ser infectado, a realidade é que a pandemia exacerbou e expôs desigualdades de longa data. Por exemplo, nos EUA, afro-americanos continuam tendo as maiores taxas gerais de mortalidade decorrente da COVID-19, mais do que o dobro da taxa de americanos brancos, de acordo com o APM Research Lab. Isso é devido às diferenças significativas em saúde, renda, emprego, alimentação e moradia. Além de estimular programas melhores de saúde pública, a pandemia claramente mostrou que precisamos lutar ainda mais e ativamente contra as injustiças raciais e sociais em nossas comunidades. Como empresa, estamos tomando medidas interna e externas, e você verá como isso se tornou um foco permanente em nossas operações.

3. Sinais de alerta não devem ser ignorados.
Durante anos, os cientistas alertaram sobre outra pandemia global e não levamos isso a sério. Enfrentamos a MERS, H1N1, SARS, e depois seguimos em frente.  Sejamos honestos – a sociedade não estava preparada quando a SARS-CoV-2 chegou e não soubemos como agir, principalmente nos primeiros meses. Sabemos que haverá outras pandemias no futuro e que enfrentaremos outras grandes ameaças, como a escassez mundial de água e mudanças climáticas. A pandemia deveria nos ensinar como é importante agir coletivamente e agora, para prevenir esses riscos e evitar desastres ainda maiores para as pessoas e o planeta.

4. A necessidade é, de fato, a mãe da invenção.
Antes da pandemia, a Ecolab estava mudando para se tornar mais digital, mas quando a pandemia chegou, buscamos ativamente soluções mais virtuais e as implementamos em um ritmo muito mais rápido. Nossas ferramentas digitais estão agora sendo usadas para inspecionar, consertar e instalar sistemas remotamente, além de mobilizar, rapidamente, nossas equipes de especialistas que vivem em localidades diferentes. O suporte dos especialistas da Ecolab, que antes precisava ser agendado com até seis semanas de antecedência, agora pode ser realizado remotamente, em menos de cinco dias. Após aprendermos a aplicar a tecnologia digital, estamos atendendo melhor nossos clientes, protegendo a saúde de nossos funcionários e transferindo conhecimento às nossas equipes em campo de forma mais eficaz. Aprendemos que é possível adotar uma nova tecnologia rapidamente e que precisamos continuar fazendo isso.

5.  Humanos são incrivelmente resilientes.
Aprendemos como trabalhar remotamente, como fazer consultas médicas on-line, como colaborar em reuniões on-line, como fazer celebrações de forma virtual e até como usar o Zoom com nossas avós. Vamos manter o que aprendemos sobre adaptação diante de obstáculos e encontrar novas formas de resolver os grandes problemas que o mundo está enfrentando. Observei uma resiliência incrível na equipe da Ecolab, entre nossos clientes e na sociedade como um todo. Estou otimista que as lições aprendidas com a experiência devastadora da COVID-19 irão nos ajudar a tornar o mundo um lugar melhor.  

Sobre o autor

Christophe Beck

Christophe Beck

Presidente e Diretor Executivo

Artigos relacionados