O valor da interação digital em nosso setor

Realidad Mixta F&B LA

Temos a tendência de relacionar a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR) às indústrias de entretenimento e de games. Afinal de contas, a evolução dessas tecnologias nesses mercados permaneceu constante, desde a sua introdução.

 

A principal diferença entre AR e VR é que a realidade virtual oferece uma experiência em que ficamos imersos em mundos não físicos, permitindo a interação com avatares e itens. Já a realidade aumentada, nos permite visualizar objetos e adquirir informações dentro do mundo real ou virtual. 

 

No entanto, o que realmente está revolucionando as áreas industriais e de negócios é a realidade mista (MR). A realidade mista combina o melhor de VR e AR e permite a visualização de objetos virtuais no mundo real. Além disso, possibilita ao usuário manipular, girar e ampliar objetos e até mesmo fazer teleconferências ou chamadas de suporte sem um dispositivo.

 

Atualmente, as tecnologias interativas têm contribuído para a evolução de diferentes áreas e setores (farmacêutico, médico, militar, químico, pesquisa e desenvolvimento, arquitetura e construção, suprimentos, para citar alguns). Essas tecnologias são um complemento perfeito para a IoT (Internet das Coisas). 

 

Do ponto de vista financeiro, o retorno do investimento em tecnologia interativa aumenta, significativamente, à medida que os dispositivos e sensores melhoram com os avanços das conexões de banda larga – considerando, também, que muitos países agora estão começando a adotar a tecnologia 5G. 

 

Além disso, eventos como a pandemia nos levaram a buscar alternativas ao atendimento presencial, sem diminuir o nível de serviço de classe mundial com o qual os nossos clientes estavam acostumados. 

 

A realidade mista foi um caminho possível nesse cenário, pois oferece uma fusão do melhor das AR/VR com a IoT, unindo virtual e real para criar novos ambientes e lugares, nos quais objetos digitais e físicos - bem como seus dados - podem coexistir e interagir entre si.

 

Assistência remota para maior satisfação dos clientes de Alimentos e Bebidas

 

Na Ecolab, investimos em tecnologia e inovação para beneficiar os diversos setores que atendemos. Em todo o mundo, nossos especialistas se dedicam a testar diferentes dispositivos de RM, além de fornecer a mais alta estrutura de suporte aos nossos parceiros e clientes. Nosso objetivo é proporcionar uma fácil e excelente experiência.

 

Com o propósito acima, a Ecolab obteve excelentes resultados com o uso de dois tipos de óculos de realidade mista: RealWear e Microsoft HoloLens2 . Os critérios para sua utilização dependem do tipo de ambiente de trabalho e dos objetivos a serem alcançados.

 

Além dessas duas tecnologias acima, a Ecolab também adotou amplamente Microsoft Dynamics 365 Remote Assist -uma ferramenta que funciona em telefones celulares com a tecnologia ARCore. Isso facilita o uso de sensores (giroscópios, acelerômetros etc.) e câmeras de celulares para identificar o mundo real e integrá-lo ao conteúdo virtual.

 

Durante a pandemia, essas e outras tecnologias permitiram que nossos especialistas de Alimentos e Bebidas (F&B) fornecessem suporte remoto a várias fábricas na América Latina, seja para realizar auditorias ou revisar processos de produção e/ou instalações de equipamentos. O 3D TRASAR™ para limpeza clean-in-place (CIP) e auditorias CIP são exemplos disso.

 

Por exemplo, uma fábrica de alimentos na América Central estava comprando uma máquina de manteiga da Argentina. A Ecolab realizou uma auditoria virtual e colaborou com seus protocolos de limpeza, com base no padrão europeu de higiene EHEDG. Uma situação semelhante ocorreu com um cliente da nossa região, que esperava por um equipamento da Itália.

 

As tecnologias de realidade mista (RM) trazem benefícios diversos: clientes contam com o nosso suporte ágil e oportuno, que evita paralisações ou diminuição da produtividade; oferecemos suporte sem riscos, melhorando a eficiência e simplificando a logística, impactando, positivamente, as metas de sustentabilidade da nossa empresa, evitando deslocamentos e viagens aéreas.

 

As novas tecnologias favorecem ambientes de trabalho colaborativos nos setores industriais, pois, por exemplo, ao oferecer videochamadas com tela compartilhada, mostram, em tempo real, informações ou imagens do local onde a pessoa se encontra.

 

Com a realidade mista, os participantes da videochamadas também podem desenhar elementos (setas, círculos...) para identificar detalhes no ambiente visitado, como falhas, anomalias ou aspectos positivos. Estes desenhos só podem ser vistos por quem utiliza a tecnologia e ficam fixos na zona ou área onde foram realizados. Ou seja, transformam o ambiente em uma grande tela de anotações, que permite a identificação e registro das anomalias, além de evidências, facilitando a geração de relatórios ao final do atendimento.

Trabalhar de maneira consistente com inovação e ferramentas digitais faz parte do DNA da Ecolab. Temos décadas de experiência e conhecimento especializado em diversos setores, que se tornaram a nossa marca registrada no mercado mundial.

 

Nossa rede de ativos digitais continuará contribuindo para o crescimento e evolução de nossos parceiros e clientes. Acreditamos que o serviço e a experiência gerada pela adoção dessas inovações serão nosso diferencial competitivo e a maior proposta de valor para nossos clientes.

 

 

Para obter mais informações, convidamos você a assistir ao vídeo: Ecolab otimiza o suporte ao cliente com os dispositivos Dynamics 365 Remote Assist e HoloLens 2 da Microsoft

Sobre o autor

Cristian Real F&B LA

Cristian Real – Gerente de Suporte Técnico – Alimentos e Bebidas (F&B) – América Latina

Artigos relacionados