Como as soluções digitais são as melhores aliadas para assegurar a segurança dos alimentos

MarketGuard 365

Hoje em dia, as operações que envolvem os serviços de alimentação enfrentam uma imensa lista de normas regulatórias e requisitos, que são desafiantes de serem cumpridas totalmente.  

 

Muitos requisitos operacionais podem desviar energia, foco e recursos do negócio principal: servir ou fornecer alimentos seguros, de qualidade e com boa relação custo-benefício.

 

Como em muitos outros setores, a solução para controlar e gerenciar as possíveis distrações está na digitalização e na automação.

 

Vamos ver alguns exemplos comuns nas operações de alimentos, e como, com a ferramenta tecnológica certa, eles podem dar um grande salto em eficiência, controle e rastreabilidade:

 

1. Listas de verificação impressas

Em quase todos os supermercados, restaurantes ou mesmo serviços de catering, listas de verificação impressas para a segurança dos alimentos são utilizadas há décadas. O objetivo é executar e monitorar os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) de limpeza e higienização. Também são usadas para manter o controle dos tempos de cozimento ou da temperatura dos alimentos, com alto risco à segurança, ou ainda para verificar o registro de aspectos mais estéticos da instalação, como a frequência de limpeza dos banheiros ou pisos dos salões.

 

Embora o princípio de manter esses controles seja louvável, a realidade é que a rastreabilidade, a transparência e, acima de tudo, a detecção prévia de desvios críticos se perdem entre centenas de listas de verificação, que são preenchidas manualmente todos os dias e coletadas, mês a mês, até por anos, em pastas e caixas.

 

Alguém pode encontrar dados precisos de não conformidades para corrigir entre tantas folhas? Muito provavelmente não. E do ponto de vista da melhoria contínua, o preenchimento de fichas só atende nas visitas da vigilância sanitária ou de outras autoridades. No entanto, não é efetiva para tornar a operação mais eficiente, simplificar e atuar preventivamente nos possíveis desvios.   

 

2. Treinamento de novos funcionários

Em qualquer organização, há, em menor ou maior grau, rotatividade de pessoal. E como a entrada de novos profissionais é algo constante na operação, em muitos casos, isso gera inconsistência na execução de POPs críticos, levando a altos riscos de segurança, de não conformidades ou de alteração no padrão de qualidade da marca.

 

Imagine que um novo funcionário, que não teve a oportunidade de ser devidamente treinado ou passou por processo de integração ruim, esquece a temperatura correta e segura para cozinhar o frango ou não sabe em que temperatura se deve armazená-lo.

 

Agora, suponha que o frango seja o mais vendido no estabelecimento e dezenas de consumidores adoeçam por intoxicação alimentar, como resultado do manuseio incorreto de um alimento potencialmente perigoso. Não é difícil imaginar agora os grandes prejuízos à reputação e como isso impactaria nas vendas de um produto que gerava altas vendas e boa rentabilidade. Nem é preciso dizer que, em tempos de mídias sociais, esse incidente negativo se torna ainda mais potente e seus danos permanecem na mente do consumidor por muito mais tempo.

 

Em ambos os exemplos, o denominador comum é a falta de uma tecnologia digital que permita tornar mais eficientes os mecanismos de execução, verificação e medição.

 

Em resposta a esses e muitos outros desafios, a Ecolab desenvolveu a ferramenta MARKETGUARD™ 365, uma solução digital que permite a documentação e controle consistente, sem uso de papel, ajudando a aumentar a conformidade nos aspectos cotidianos mais relevantes das operações, além de obter mais precisão nos dados coletados e, portanto, melhorar consideravelmente o desempenho operacional.

 

O MARKETGUARD™ 365 consiste em um poderoso App para dispositivos móveis e

portal Web, cuja plataforma pode ser totalmente customizada para os processos

de limpeza e higiene, checklists e protocolos de segurança dos alimentos de cada operação. Como vantagem adicional, é uma ferramenta de treinamento fácil e simples, que garante a execução correta de controles críticos por novos funcionários, minimizando qualquer omissão que possa acontecer por falta de conhecimento.

 

Do ponto de vista gerencial, o MARKETGUARD™ 365 se torna o melhor aliado para gerenciar, medir e cumprir facilmente todos os requisitos operacionais, sem dores de cabeça com toda a papelada.

 

O mercado atual demanda transparência, eficiência e consistência no cumprimento dos controles – exatamente o que as marcas precisam para manter a promessa de qualidade aos seus clientes e consumidores.

 

Sobre o autor

Santiago Loaiza, Corporate Account Manager for Food Retail Services, Ecolab Mexico

Santiago Loaiza

Gerente de Contas Corporativas de Food Retail Services da Ecolab no México

Artigos relacionados