Segundos podem salvar vidas: formas simples de tornar a higiene das mãos uma parte integrante de sua operação

World Hand Hygiene Day 2021 illustration

Como muitas pessoas, estou aguardando ansiosamente o retorno seguro a algumas atividades das quais sinto falta e que não pude realizar durante a pandemia. Mal posso esperar para comer em restaurantes novamente, viajar ou tirar férias com a minha família.

E como muitas pessoas, me sentirei muito mais confortável para voltar a restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos quando perceber um compromisso visível com a criação de um ambiente limpo. Para mim, isso começa com a higiene das mãos. No esforço global para acabar com a pandemia da COVID-19, talvez nenhuma outra precaução de segurança rotineira tenha sido tão enfatizada quanto a higiene das mãos, e por bom motivo. Em termos simples, os segundos que levam para lavar ou desinfetar suas mãos podem salvar vidas.

Essa é a mensagem do Dia Mundial da Higiene das Mãos da Organização Mundial da Saúde, que ocorre em 5 de maio, um dia que serve como um importante lembrete para empresas que serão reabertas, aumentarão a capacidade ou ampliarão os serviços nos próximos meses. Esteja você trabalhando em um restaurante, fábrica de alimentos, hotel ou instituição de saúde, a higiene adequada das mãos é essencial para prevenir a transmissão de uma ampla gama de germes que podem causar doenças, inclusive a COVID-19. Além disso, os clientes passaram a esperar um nível mais elevado de higiene das mãos nos estabelecimentos hoje em dia. Em uma pesquisa recente da Morning Consult, por exemplo, a maioria das pessoas disse que a instalação de mais desinfetantes para as mãos faria com que se sentissem mais confortáveis.

Portanto, qual é a melhor forma de fazer com que as mãos limpas sejam uma parte integrante de qualquer operação? Facilitando a limpeza das mãos, para funcionários e clientes. Para ajudar com isso, reuni algumas boas práticas e informações importantes de nossos especialistas em higiene das mãos. Você também encontrará alguns recursos valiosos que pode usar para ajudar a garantir práticas eficazes de higiene das mãos hoje e no futuro.

Crie uma experiência positiva
O objetivo deve ser tornar a higiene das mãos um hábito saudável para funcionários e clientes. Para que isso aconteça, você deve garantir que está usando produtos de alta qualidade que sejam eficazes na eliminação de germes e suaves para a pele, produzindo uma experiência geral agradável.

Alguns sabonetes e desinfetantes podem matar patógenos, mas também podem ressecar ou irritar a pele após o uso repetido. Pensando nisso, os produtos para higiene das mãos da Ecolab são formulados com ingredientes que não prejudicam a pele, como emolientes (ou seja, hidratantes), que podem ajudar a evitar irritação na pele.

Também é importante não priorizar estética ou perfume. Um sabonete perfumado pode ser um valor agregado, mas não é tão importante quanto fornecer um produto de qualidade que funcione contra germes e não contenha ingredientes nocivos.

Torne os produtos acessíveis
Para que funcionários e clientes usem produtos para higiene das mãos regularmente, eles precisam ser disponibilizados com facilidade. Um bom primeiro passo é identificar os principais locais de acesso a esses produtos, como entradas e saídas, balcões de recepção ou check-out, banheiros e áreas onde alimentos são servidos. Quaisquer áreas com muito movimento e pontos de contato comuns, como salas de descanso, devem ser levadas em consideração.

Além disso, certifique-se de ter o suprimento adequado de produto para atender às suas necessidades, além dos produtos certos para cada área. Áreas críticas, como banheiros ou ambientes de preparação de alimentos, devem ter acesso a sabonete antibacteriano e água. Outros locais, como entradas, devem ser abastecidos com desinfetante de mãos.

Os produtos devem estar proeminentemente expostos e claramente visíveis para promover o uso. Sinalizações podem ajudar, principalmente lembretes para os trabalhadores, orientando-os a fazer a coisa certa no momento apropriado.

Tenha compromisso com o treinamento
Qualquer programa eficaz e sustentável de higiene das mãos precisa treinar a equipe de forma adequada quanto à seleção e uso correto dos produtos, além de fornecer orientação aos clientes. Embora ações específicas variem de acordo com o setor, nossa equipe trabalha com empresas para ajudar a tornar a higiene adequada das mãos um hábito em momentos importantes, como ao mudar de ambientes ou tocar superfícies ou objetos compartilhados.

Comunicação regular sobre esses momentos e até sobre procedimentos básicos de lavagem das mãos podem ajudar a fazer com que a higiene das mãos seja sempre uma prioridade. Pensando nisso, desenvolvemos uma tabela que ajuda a destacar os principais momentos para se lembrar da higiene das mãos. Sinta-se livre para usá-la com suas equipes para ajudar a criar uma cultura de responsabilidade pessoal pela higiene que melhora a saúde geral e a limpeza de sua operação.

Se tudo isso parece fácil demais, lembre-se de que a ideia é essa. Como nos lembra o Dia Mundial de Higiene das Mãos, o simples ato de lavar as mãos pode salvar vidas. Para empresas, é algo que também pode salvar reputações e desempenhar um papel fundamental em gerar segurança e sucesso enquanto caminhamos a dias melhores.

Sobre o autor

Natasha Chen Ecolab Sr VP General Manager, Global Hand Care

Natasha Chen

Vice-presidente sênior e gerente geral de Cuidados com as Mãos Global 

Artigos relacionados

Infographic for World Hand Hygiene Day 2021

Download do infográfico: Pratique a higiene das mãos

Faça o download deste PDF para usar em momentos importantes quando você deve se lembrar de lavar ou desinfetar suas mãos.

Práticas recomendadas para higiene das mãos