Fazendo a mudança: limpeza para confiança vs. limpeza para aparência

Quatro considerações principais para inspirar confiança na limpeza de sua empresa

Restaurant staff wiping down a table

Empresas de todos os tipos — desde restaurantes, hotéis e varejistas até escolas, universidades e escritórios comerciais — estão se adaptando rapidamente ao novo cenário de hoje. Mas essa adaptação não envolve apenas a abordagem das restrições em evolução, à medida que clientes ansiosos tomam decisões sobre onde comer, passar tempo, fazer compras e se divertir.

A prevenção de infecções e a segurança dos alimentos sempre foram importantes para nós, mas muitos dos consumidores de hoje têm novas expectativas em comparação com um ou dois anos atrás. Eles têm mais conscientização e é mais difícil ganhar (e manter) a confiança deles, e a limpeza e segurança dos espaços desempenham um papel muito maior na formação de suas percepções.1 Todo negócio com tráfego de clientes precisa se concentrar em inspirar confiança em quem entra em seus espaços, e isso requer uma mudança de paradigma: da limpeza para aparência para limpeza para confiança.

Maior conscientização sobre todos os tipos de riscos à saúde pública

Nossa consciência coletiva em relação aos riscos para a saúde pública ocultos em lugares comuns aumentou no último ano. Uma pesquisa de consumo da Ernst & Young constatou que 7 em cada 10 pessoas afirmam estar mais conscientes sobre higiene e saneamento nas empresas.2 Essa conscientização vai muito além da pandemia mais recente; todos nós sabemos mais sobre como patógenos como influenza, norovírus, MRSA e até mesmo rinovírus que causam o resfriado comum podem se espalhar em espaços fechados.

Por sua vez, as expectativas de limpeza das instalações estão mais altas. Organizações de todos os tipos intensificaram os protocolos de higiene no ano passado, e pesquisas da Ecolab mostram que os consumidores querem ver o mesmo tanto ou mais limpeza e desinfecção de agora em diante, mesmo após ampla vacinação.3

Limpeza para ganhar a confiança do cliente

Para a maioria das organizações, tradicionalmente a limpeza tem sido mais focada na percepção de limpeza — sinais visuais e olfativos que indicam aos clientes que o espaço está bem cuidado. O espaço parece limpo? Tem cheiro de limpeza? Esses indicadores têm servido às organizações — e às pessoas que entram neles — como dicas confiáveis ​​(geralmente subconscientes) para a limpeza e segurança de uma operação.

Mas hoje, todos nós sabemos mais do que nunca que as aparências enganam quando se trata de limpeza. As empresas - assim como os consumidores — estão cada vez mais informados sobre higiene ambiental geral. Uma das maiores lições que todos aprendemos no ano que passou é que a limpeza para o consumidor de hoje é cada vez mais importante.

À medida que as organizações fazem uma mudança permanente para a limpeza para saúde e segurança, estas são quatro considerações importantes:

  1. Realizar uma limpeza científica.
    Limpar pode ter muitos significados. Mas atingir um nível de limpeza que ajude seus clientes e funcionários a se sentirem confiantes significa ir além dos elementos estéticos da limpeza para ajudar a matar de forma consistente patógenos como influenza, norovírus e SARS-CoV-2. A parceria com uma empresa de limpeza com profundo conhecimento de higiene ambiental ajudará a confirmar que você implementou um programa de limpeza robusto e abrangente, desenvolvido com produtos e procedimentos científicos para promover, ganhar e manter a confiança do cliente.

  2. Comece com as melhores práticas de limpeza e procedimentos consistentes.
    O uso de antimicrobianos não criará automaticamente espaços mais limpos e saudáveis. Você precisa confirmar que sua equipe está seguindo as instruções de uso no rótulo do produto para ajudar a garantir a eficácia, além de usar os produtos nas superfícies para as quais eles foram formulados (ou seja, superfícies duras ou não porosas vs. superfícies macias/estofadas, superfícies de contato com alimentos vs. superfícies sem contato com alimentos etc.).

    Além disso, é importante entender as diferenças entre desinfetantes e sanitizantes. Muitos desinfetantes limpam e desinfetam em uma única etapa. Sanitizantes, no entanto, não funcionarão de forma eficaz se você não limpar e remover adequadamente a sujeira da superfície antes de aplicá-los. Na verdade, é uma exigência do Código Alimentar (e da EPA) que as superfícies sejam limpas previamente antes de serem sanitizadas.

    Faça parceria com seu fornecedor de produtos químicos para educar e treinar sua equipe nas melhores práticas a fim de ajudar a fornecer resultados consistentes, aumentar a eficiência operacional e agradar seus clientes.

  3. Considere um programa com auditoria independente.
    Dada a complexidade do desenvolvimento de um programa abrangente de limpeza para obter confiança, mais empresas estão recorrendo a auditorias independentes. Esses programas trazem especialistas para verificar se os produtos, como desinfetantes e sanitizantes, estão sendo usados ​​de forma adequada e ajudam a incentivar e equipar as equipes com procedimentos adequados, especialmente aqueles essenciais para resultados de saúde pública e segurança dos alimentos.

    Talvez o maior benefício seja a poderosa confiança pública proporcionada por uma auditoria independente. Os clientes confiam na experiência de parceiros de limpeza confiáveis ​​e especialistas em saúde pública — e 2 em cada 3 consumidores afirmam querer que as empresas "provem" seu compromisso com a saúde e a segurança por meio de uma auditoria independente.4

  4. Exiba espaços limpos e prove seu compromisso com a limpeza.
    O perigo dos organismos patogênicos é que eles são microscópicos, pequenos demais para serem vistos pelo olho humano. Da mesma forma, mesmo que você siga os procedimentos de limpeza adequados, seus clientes não podem ver que todos os patógenos foram eliminados. Então, como inspirar confiança? A verdade é que a aparência ainda é fundamental. As primeiras impressões sobre a aparência e o cheiro de um local geram confiança — e 85% das pessoas dizem que é importante que haja sinais visíveis de limpeza.5

    A boa notícia é que seguir as práticas recomendadas de limpeza para ganhar a confiança resultará naturalmente em espaços com aparência e cheiro de limpeza excepcionais. Mas você pode ir além, comunicando de forma proativa tudo o que está fazendo para limpar para adquirir confiança — por meio de sinalização em seus espaços e até mesmo iniciativas de marketing digital.

A limpeza para ganhar confiança gera um valor comercial abrangente

A verdade é que a limpeza para ganhar confiança pode apresentar uma mudança nas prioridades da equipe e nas operações em geral, mas é um investimento que vale a pena, já que as expectativas elevadas dos clientes vieram para ficar. De fato, 95% dos consumidores dizem que ainda querem ver tanto — ou até mais — limpeza e sanitização após a vacinação.6 E, como a Deloitte avisa, limpar para ganhar confiança é um desafio "crítico": "leva ao aumento da confiança ou a nenhuma confiança".7

Além disso, limpar tendo em mente a saúde pública é um investimento valioso que agrega valor ao negócio de várias outras maneiras. Priorizar a saúde e o bem-estar da equipe pode ajudar a reduzir os custos de faltas de funcionários, aumentar a satisfação da equipe, melhorar a retenção e reduzir os altos custos de rotatividade.8 Limpar para ganhar confiança ajuda a valorizar sua marca e a construir sua reputação. Os especialistas concordam que as empresas estão competindo principalmente com base na experiência do cliente hoje — e menos em termos de produtos ou preços.9 As pessoas procuram cada vez mais organizações orientadas a valores que se alinham com seus princípios.10 Um compromisso claro com o avanço de práticas mais limpas e seguras é uma maneira poderosa de proporcionar uma experiência superior e ao mesmo tempo mostrar que sua organização valoriza práticas de negócios responsáveis, promovendo o bem-estar de sua equipe e clientes e ajudando a construir um futuro mais limpo e seguro para todos.

Artigos relacionados

Notas de rodapé

1https://www.deloittedigital.com/content/dam/deloittedigital/us/documents/offerings/offering-20200626-safety-cleanliness-covid.pdf

2https://www.ey.com/en_gl/consumer-products-retail/how-to-serve-the-anxious-consumer-after-covid-19

3"Post-Vaccine Consumer Attitude Study," 5 de janeiro de 2021 (pago pela Ecolab) 

4"Post-Vaccine Consumer Attitude Study," 5 de janeiro de 2021 (pago pela Ecolab) 

5https://www.deloittedigital.com/content/dam/deloittedigital/us/documents/offerings/offering-20200626-safety-cleanliness-covid.pdf 

6"Post-Vaccine Consumer Attitude Study," 5 de janeiro de 2021 (pago pela Ecolab) 

7https://www.deloittedigital.com/content/dam/deloittedigital/us/documents/offerings/offering-20200626-safety-cleanliness-covid.pdf 

8https://www.uhc.com/employer/news/small-business/-new-survey--employees-say-wellness-programs-improve-health--pro 

9https://www.forbes.com/sites/shephyken/2018/07/15/customer-experience-is-the-new-brand/?sh=3b7a368d7f52 

10https://www.accenture.com/_acnmedia/PDF-117/Accenture-Generation-P-urpose-PoV.pdf#zoom=40