Fazendo a mudança: limpeza para confiança

Cinco considerações principais para inspirar confiança na limpeza de suas instalações

Open office with two workstations

Conforme as diretrizes continuam a mudar e clientes, funcionários e alunos ansiosos retornam, instalações de todos os tipos — de escritórios comerciais e varejistas a escolas e universidades — estão reconhecendo que a limpeza e segurança dos espaços desempenham um papel muito maior na formação das percepções do público. Pessoas que costumavam entrar em um banheiro e pensar: "Ele parece e cheira como limpo?" agora estão se perguntando: "Há quanto tempo ele foi desinfetado?" Toda instalação precisa se concentrar em inspirar confiança em quem entra — e isso requer uma mudança de mentalidade: da limpeza para a aparência à limpeza para a confiança.


Light bulb Icon

Maior conscientização sobre os riscos à saúde pública

Nossa consciência coletiva em relação aos riscos para a saúde pública ocultos em lugares comuns aumentou no último ano. Uma pesquisa de consumo da Ernst & Young constatou que 7 em cada 10 pessoas afirmam estar mais conscientes sobre higiene e saneamento nas empresas. Essa conscientização vai muito além da pandemia mais recente; todos nós sabemos mais sobre como patógenos como influenza, norovírus, MRSA e até mesmo rinovírus que causam o resfriado comum podem se espalhar em espaços fechados. Por sua vez, as expectativas de limpeza das instalações estão mais altas. Organizações de todos os tipos intensificaram os protocolos de higiene no ano passado, e pesquisas da Ecolab mostram que os consumidores querem ver o mesmo tanto ou mais limpeza e desinfecção de agora em diante, mesmo após ampla vacinação contra a COVID-191.

Hand wiping icon

Limpeza para a saúde e segurança pública

Para a maioria das organizações, tradicionalmente a limpeza tem sido mais focada na percepção de limpeza: o espaço parece limpo? Tem cheiro de limpeza? Esses sinais visuais e olfativos têm servido como pistas confiáveis ​​(muitas vezes subconscientes) para a limpeza de uma instalação. Mas hoje, todos nós sabemos mais do que nunca que as aparências enganam quando se trata de limpeza. Organizações e instalações de todos os tipos — assim como seus habitantes — tornaram-se cada vez mais informadas sobre higiene ambiental geral. Todos nós vemos a limpeza como mais diretamente ligada à saúde e segurança nos espaços e lugares onde vivemos, nos divertimos, compramos, aprendemos e trabalhamos.

Cinco considerações principais

À medida que as organizações fazem uma mudança permanente para a limpeza para saúde e segurança

  1. Obtenha uma limpeza baseada na ciência
    Limpar pode ter muitos significados. Atualmente, porém, o aumento da compreensão do público sobre a ciência da limpeza significa que as instalações precisam ir além dos elementos estéticos básicos. Ganhar a confiança de clientes, alunos e/ou funcionários significa oferecer uma limpeza com base científica que mata consistentemente patógenos como influenza, norovírus, SARS CoV-2, e rinovírus, o vírus que causa o resfriado comum. A parceria com uma empresa de limpeza com profundo conhecimento de higiene ambiental garantirá que você implementou um programa de limpeza robusto e abrangente, desenvolvido com produtos e procedimentos científicos que podem ajudar a atingir o tipo de limpeza baseada na ciência necessária para ganhar e manter a confiança do cliente.
  2. Garanta adesão aos processos e protocolos de limpeza
    Você precisa verificar se sua equipe está seguindo as instruções de uso no rótulo do produto para ajudar a garantir a eficácia da limpeza — e confirmar se eles estão usando produtos nas superfícies para as quais foram formulados (ou seja, superfícies duras vs. macias/estofadas, superfícies que tenham contato com alimentos vs. superfícies sem contato com alimentos etc.) Seu fornecedor de produtos químicos deve ser capaz de fazer parceria com você para fornecer educação e treinamento para sua equipe sobre as melhores práticas para fornecer resultados consistentes, impulsionar a eficiência operacional e agradar aos ocupantes do edifício.
  3. Reexamine e simplifique o treinamento da equipe
    Uma das maiores barreiras à limpeza "correta" é o treinamento. Em muitas organizações, os membros da equipe de limpeza recebem treinamento robusto durante a integração inicial, mas pouco treinamento contínuo para reforçar ou complementar esse treinamento inicial. À medida que os requisitos de limpeza se expandem e se tornam mais complexos, as organizações devem reexaminar seus programas de treinamento de pessoal para garantir que estão usando os produtos certos da maneira certa. Com o aumento dos custos de mão de obra e a escassez de pessoal pressionando as equipes de limpeza, pode ser difícil encontrar tempo para o treinamento contínuo da equipe. Felizmente, alguns fornecedores líderes de produtos químicos de limpeza podem fornecer treinamento complementar à equipe e recursos educacionais — incluindo recursos on-line convenientes sob demanda e vídeos disponíveis para a equipe, bem como treinamento no local quando necessário.
  4. Procure soluções de limpeza inovadoras para aumentar a eficiência
    A limpeza para confiança pode, em última análise, elevar os padrões do que é exigido das equipes de limpeza. As inovações em química de limpeza criaram produtos exclusivos que podem ajudar sua equipe de limpeza a cumprir requisitos de limpeza mais rigorosos — com mais eficiência. Procure desinfetantes e higienizadores com os melhores tempos de contato, permitindo que sua equipe mate patógenos perigosos com segurança mais rapidamente. O aproveitamento de produtos multifuncionais pode ajudar a realizar a limpeza e a higienização/desinfecção em uma única etapa, economizando tempo significativo de sua equipe. Os métodos de aplicação também podem ajudar a aumentar a eficiência. Considere pulverizadores eletrostáticos para aplicar desinfetantes aprovados com mais eficiência e eficácia em áreas que podem ser limpas sem a presença de outras pessoas ou em formatos como lenços para fornecer uma solução conveniente e fácil de usar.
  5. Considere um programa com inspeção de limpeza
    O perigo dos organismos patogênicos é que eles são microscópicos — pequenos demais para serem vistos pelo olho humano. Da mesma forma, mesmo que você siga os procedimentos de limpeza adequados, seus clientes não podem ver que todos os patógenos foram eliminados. Então, como inspirar confiança? A verdade é que a aparência ainda é fundamental. As primeiras impressões sobre a aparência e o cheiro de um espaço impulsionam comportamentos — e 85% das pessoas dizem que é importante que haja sinais visíveis de limpeza.

    As pessoas também confiam na experiência — e 2 em cada 3 consumidores afirmam querer que as empresas "provem" seu compromisso com a saúde e a segurança por meio de uma auditoria independente. É por isso que mais organizações estão recorrendo a parceiros de serviço de inspeção de limpeza independentes para ajudar a garantir que seus protocolos de limpeza sigam as práticas recomendadas e sejam eficazes para suas necessidades de limpeza específicas. Os parceiros de serviço também podem ajudar a verificar se você está usando os produtos e processos certos para estabelecer e manter uma rotina de limpeza consistente.

Circular icon that says 95% inside

95% dos consumidores dizem que ainda querem ver tanto — ou até mais — limpeza e desinfecção após a vacinação.


A limpeza para ganhar confiança gera
valor comercial abrangente

A verdade é que a limpeza para ganhar confiança pode apresentar uma mudança nas prioridades da equipe e nas operações em geral, mas é um investimento que vale a pena, já que as expectativas elevadas dos clientes vieram para ficar. De fato, 95% dos consumidores dizem que ainda querem ver tanto — ou até mais — limpeza e desinfecção após a vacinação. E, como a Deloitte avisa, limpar para ganhar confiança é um desafio "crítico": "leva ao aumento da confiança ou a nenhuma confiança".


Além disso, limpar tendo em mente a saúde pública é um investimento valioso que agrega valor ao negócio de várias outras maneiras à medida que a maioria das organizações compete em termos de experiência do usuário e as pessoas procuram cada vez mais organizações que geram valor e se alinham com seus valores:

  • Priorizar a saúde e o bem-estar da equipe pode ajudar a reduzir os custos de faltas de funcionários, aumentar a satisfação da equipe, melhorar a retenção e reduzir os altos custos de rotatividade.
  • Limpar para ganhar confiança ajuda a valorizar sua marca e a construir sua reputação.
  • Demonstrar seu compromisso com espaços mais limpos e seguros mostra que sua organização valoriza práticas de negócios responsáveis, que as pessoas valorizam — desde a promoção do bem-estar de sua equipe e dos clientes, até ajudar a criar espaços mais limpos e seguros.

 


1. "Post-Vaccine Consumer Attitude Study," 5 de janeiro de 2021 (pago pela Ecolab)

Artigos relacionados