Mais do que química: as chaves para uma lavanderia higienicamente limpa

Man pushing a large cart with folded commercial laundry

Enquanto a Ecolab lutava para ajudar a proteger aqueles que visitavam e trabalhavam em hotéis, escolas, comunidades de idosos, academias e outros espaços públicos contra o vírus da COVID-19 ao longo de 2020, a limpeza higiênica assumiu uma nova importância e um elevado interesse.

Trabalhamos com os clientes para reavaliar e renovar os procedimentos de limpeza, desinfecção e higienização em suas operações — e isso incluiu as operações de lavanderia. Muitas pessoas compreendem o papel que a roupa de cama lavada pode desempenhar no conforto dos hóspedes, residentes e trabalhadores, mas podem não perceber a importância que desempenha para ajudar a manter as pessoas seguras. 

Como química sênior e especialista em lavanderia da Ecolab, muitas vezes me perguntam como ajudar a reduzir a disseminação de infecções nas operações de lavanderia. A resposta tem várias facetas, mas uma coisa é certa: é preciso mais do que química, ainda que um detergente tenha propriedades de limpeza higiênica. Cada estágio do ciclo de fluxo da roupa de cama — da coleta à lavagem e da secagem ao armazenamento — apresenta oportunidades para ajudar a promover roupas higienicamente limpas e ambientes de lavanderia mais seguros. Vamos dar uma olhada nos segredos das operações de limpeza higiênica das roupas, começando com algumas informações básicas sobre a terminologia. 

O que significa ter um processo de lavanderia higienicamente limpa?
A maioria das pessoas já ouviu o termo higienicamente limpo, mas pode não saber o que significa. Não é o mesmo que desinfecção, que se refere à eliminação completa de bactérias e vírus. Também é diferente de sanitização, que se refere a uma redução significativa no número de bactérias. Produtos que alegadamente servem para sanitização ou desinfecção exigem testes rigorosos e registro pela Agência de Proteção Ambiental (EPA)1.

Na verdade, não existe uma definição universal para higienicamente limpo, mas aquela usada com mais frequência e pela Association for the Advancement of Medical Instrumentation (AAMI) é "livre de patógenos (bactérias, vírus e germes) em número suficiente para causar doenças humanas".2 A EPA regulamenta os produtos de sanitização ou desinfecção. A Ecolab possui produtos registrados pela EPA para sanitizar e desinfetar roupas de cama, caso seja necessário um nível adicional de proteção.

Por que a lavanderia higienicamente limpa é importante
Muitas empresas e organizações, incluindo muitos de nossos clientes, contam com tecidos reutilizáveis, como toalhas, lençóis e toalhas de mesa para ajudar a executar operações seguras e bem-sucedidas. Fornecer lavanderia higienicamente limpa pode beneficiar sua empresa de várias maneiras. Além de remover odores desagradáveis, roupas de cama higienicamente limpas podem ajudar a reduzir a irritação e o desconforto da pele.

Em suma, a lavanderia higienicamente limpa pode ajudar a prevenir experiências negativas — de hóspedes, residentes ou funcionários — capazes de afetar não apenas seu bem-estar, mas também o desempenho e a reputação da empresa.

Como obter uma limpeza higiênica
É importante seguir os procedimentos adequados em todo o processo de lavanderia, desde a coleta, transporte e classificação até a lavagem, secagem, armazenamento e preparação para uso. Existem etapas críticas em cada procedimento que podem ajudar a criar e manter roupas de cama higienicamente limpas.

Por meio do meu trabalho diário com os clientes, ajudei-os a superar uma ampla gama de desafios para melhorar os resultados da lavanderia. As operações e as necessidades específicas variam, mas aqui estão algumas áreas onde frequentemente vejo oportunidades de melhoria ou recebo muitas perguntas:

  • Lave as mãos com frequência e da forma correta. Lave as mãos e troque de luvas entre o manuseio de roupa suja e limpa.
  • No processo de coleta, muitas vezes ouço preocupações sobre sacudir a roupa. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam agitação mínima e não "abraçar" roupa de cama suja ou manchada.
  • Misturar roupa de cama limpa e suja pode afetar a limpeza da roupa. É uma prática recomendada etiquetar de forma clara as áreas para ajudar a manter separadas as roupa de cama limpa e suja.
  • Lembre-se de que diferentes tipos de roupa exigem fórmulas diferentes. Classifique os itens por tipo e cor e selecione a fórmula correta para obter melhores resultados.
  • Limpe e desinfete as superfícies duras com as quais a roupa de cama entra em contato frequente, incluindo as superfícies frontais da lavadora e secadora, bem como quaisquer outras áreas de contato.
  • Costumo ver pessoas sobrecarregando as máquinas para economizar tempo. Na verdade, isso pode ter o efeito oposto. Certifique-se de carregar corretamente, com base na máquina que está sendo usada e no treinamento fornecido. Sobrecarregar as máquinas não produzirá os resultados desejados.
  • A roupa de cama higiênica limpa pode ser obtida em diferentes temperaturas de água, mas é mais importante que a roupa seja lavada na temperatura recomendada para o produto que está sendo usado.
  • Às vezes vejo roupas molhadas ou úmidas descansando, algo que pode afetar a limpeza. É importante secar a roupa imediatamente após a lavagem, em tempo e temperatura adequados.
  • Por fim, a primeira coisa que vejo que afeta a limpeza são os clientes que realizam ciclos de lavagem sem detergente. É importante que os operadores adquiram o hábito de verificar os níveis de produtos químicos antes de iniciar os ciclos. Providenciar a sinalização e outros lembretes pode ajudar a evitar ciclos de lavagem em execução sem detergente.

Embora usar os produtos certos junto com os procedimentos adequados seja fundamental para obter roupas de cama higienicamente limpas, há muitas outras considerações para ajudar a promover a saúde e a segurança em suas operações de lavanderia. É importante trabalhar com fornecedores que fazem parceria com você para fornecer orientação de procedimentos, coletar dados e percepções, procurar riscos e treinar sua equipe para ajudar a otimizar seu programa.

Com maiores expectativas por espaços mais limpos e seguros, é importante sustentar a dinâmica obtida durante a pandemia e manter os procedimentos de lavanderia higienicamente limpa como parte fundamental de seu esforço para promover experiências mais seguras e positivas para aqueles que você emprega e atende.


Tips for improving laundry results

Dicas para melhorar os resultados da lavanderia


1. Série 810 – Diretrizes de teste de desempenho de produto. As Diretrizes de Teste de Desempenho de Produto finais são geralmente destinadas a atender aos requisitos de teste para a eficácia de produtos pesticidas sob a FIFRA.

2. Higienicamente limpo é "livre de patógenos em número suficiente para causar doenças humanas" Association for the Advancement of Medical Instrumentation, ANSI/AAMI ST 65:2008, Processamento de têxteis cirúrgicos reutilizáveis para uso em instalações de saúde, 2008, Arlington, VA

Sobre o autor

Jessica Carlson Senior Chemist and Laundry Expert

Jessica Carlson, Química Sênior e Especialista em Lavanderia

Artigos relacionados