Além de uma pandemia: a importância da higiene das mãos

Ao reconhecermos o Dia Mundial da Higiene das Mãos em 5 de maio, é importante lembrar o papel crucial das mãos limpas na promoção da saúde pública e na prevenção da propagação de doenças

Restaurant hostess greeting a customer who is sanitizing their hands using Ecolab hand sanitizer from a Nexa Hand Hygiene Dispenser.

Pandemias globais mudam o curso da história. Elas influenciam como os cidadãos do mundo, incluindo sua mais nova geração, se relacionam com a saúde pública e a limpeza. Nos últimos dois anos, fomos expostos a práticas, orientações e até limitações que mudaram a maneira como nos reunimos com a família, nos comunicamos com os colegas, viajamos, fazemos refeições e muito mais. Algumas, como usar máscaras, podem ser estranhas ou desconhecidas. Enquanto outras, como lavar as mãos, ganharam um novo significado.

À medida que refletimos sobre o que a pandemia mudou, o papel da higiene das mãos permanecerá central. Porque ao voltarmos aos lugares que gostamos, com as pessoas que amamos, nosso compromisso com a boa higiene das mãos é mais importante do que nunca. Ao lavar e higienizar consistentemente nossas mãos, podemos manter a nós mesmos, nossas famílias e comunidades mais seguros e saudáveis.

Em hospitais e ambientes de cuidados com a saúde, a boa prática de higiene das mãos tem sido, há muito tempo, fundamental para a segurança do paciente por meio da prevenção de infecções. Na verdade, o tema do Dia Mundial da Higiene das Mãos deste ano — Unidos pela segurança. Limpe suas mãos — destaca a disciplina e o compromisso contínuos dos profissionais de saúde com a higiene das mãos. No entanto, a experiência da pandemia elevou substancialmente a importância e a disciplina da higiene das mãos também em ambientes não relacionados aos cuidados com a saúde.

Em restaurantes, mercearias, hotéis e shopping centers, a higiene adequada das mãos tem sido essencial para prevenir a propagação da COVID-19 e continuará sendo uma função importante para melhorar a satisfação do cliente, a segurança dos alimentos e os resultados de saúde pública para os consumidores em uma ampla gama de indústrias daqui para frente. Na verdade, os clientes passaram a esperar um nível mais alto de higiene das mãos nos estabelecimentos que frequentam. Em uma pesquisa realizada em março de 2022 pela Ecolab, 77% dos clientes querem que todos os estabelecimentos continuem disponibilizando desinfetante para as mãos aos fregueses.1

Portanto, qual é a melhor forma de fazer com que as mãos limpas sejam uma parte integral das operações em qualquer indústria? Facilite — tanto para funcionários quanto para clientes.

Crie uma experiência positiva

Faça da higiene das mãos um hábito saudável para funcionários e clientes, garantindo o uso de produtos de alta qualidade que sejam eficazes para matar germes e gentis com a pele, produzindo uma experiência geral agradável.

Alguns sabonetes e desinfetantes podem matar patógenos, mas também podem ressecar ou irritar a pele após o uso repetido. Também é importante não priorizar estética ou perfume. Um sabonete que cheira bem pode ser um valor agregado, mas não é tão importante quanto matar germes e manter a saúde da pele.

Torne os produtos acessíveis

Os produtos de higiene das mãos devem estar prontamente disponíveis, identificando as principais localidades de acesso a esses produtos, incluindo entradas e saídas, balcões de recepção ou check-out, banheiros e áreas onde alimentos são servidos.

Também é importante ter um fornecimento adequado dos produtos certos nos espaços mais importantes. Banheiros e áreas de preparação de alimentos devem ter acesso a água e sabão antibacteriano, enquanto as entradas devem ser abastecidas com desinfetante para as mãos. Esses produtos devem estar proeminentemente expostos e claramente visíveis para promover o uso.

Tenha compromisso com o treinamento

Qualquer programa eficaz e sustentável de higiene das mãos precisa treinar a equipe de forma adequada quanto à seleção e uso correto dos produtos, além de fornecer orientação aos clientes. As empresas devem ajudar a tornar a higiene adequada das mãos um hábito em momentos importantes, como ao mudar de ambientes ou tocar superfícies ou objetos compartilhados.

Comunicação regular sobre esses momentos e até sobre procedimentos básicos de lavagem das mãos podem ajudar a fazer com que a higiene das mãos seja sempre uma prioridade.

Se tudo isso parece fácil demais, lembre-se de que a ideia é essa.

Como nos lembra o Dia Mundial da Higiene das Mãos, o simples ato de lavar as mãos pode ter um grande impacto na melhoria da segurança pública e na redução da propagação de doenças. À medida que continuamos voltando aos lugares de que gostamos, vamos relembrar essa lição simples, mas poderosa, da pandemia global.


1 Fonte: "Consumer Sentiment Study;" 15 de março de 2022 (pago pela Ecolab).

 

Sobre o autor

Chris Loflin headshot

Chris Loflin

Chris Loflin

Vice-presidente sênior e gerente geral de Cuidados com as Mãos Global

Artigos relacionados


Recursos de higiene das mãos da Ecolab

Person washing their hands under running water.

Higiene das mãos da Ecolab

Nexa™ Hand Hygiene System

Sistema de higiene das mãos Nexa da Ecolab

HandHygineLTCFac

Cuidados com as mãos para instalações