Afetando positivamente a saúde das pessoas e do planeta no Egito

NalcoWater expert testing the water

Percepções

O Egito, com uma população de 104,3 milhões de pessoas, enfrenta um estresse hídrico extremamente desafiador. O país tem poucos recursos renováveis de água doce nacionais, e mais de 80% da água doce do país é usada para agricultura e irrigação.

De acordo com um relatório de 2021 da UNICEF, o Egito tem enfrentado um déficit hídrico anual de cerca de sete bilhões de metros cúbicos nos últimos anos. O relatório sugere que o país pode acabar ficando sem água até 2025 se as condições não mudarem. 

O governo egípcio está tomando medidas concretas para lidar com a crise hídrica do país. Em 2017, o Egito adotou o Plano Nacional de Recursos Hídricos para investir no setor hídrico e ajudar a reduzir o risco iminente de escassez de água.

Focado em otimizar os recursos hídricos do país e em aumentar a disponibilidade de água potável, o governo egípcio se aproximou da Nalco Water, empresa de gestão de águas e processos da Ecolab, em busca de soluções. O grupo conheceu as soluções de tratamento e purificação de água da Ecolab por meio de uma matéria da BBC Arabic News que destacava a colaboração entre a Nalco Water e uma empresa egípcia de fertilizantes em 2018. A matéria destacava como o uso de tecnologias de efluentes, incluindo a tecnologia PURATE™, levou a uma redução, reciclagem e reutilização significativas de água.

Before and after

Água da planta antes e depois do início da colaboração com a Nalco Water


Desafios e soluções

A equipe local da Nalco Water colaborou com o governo egípcio para ajudar a reduzir os desafios relacionados à água do Egito como parte do Projeto Hídrico Nacional. O projeto envolveu tratamento de águas subterrâneas, bem como efluentes, que antes eram despejados no mar e no deserto, para que pudessem se tornar adequados para a reutilização. 

Os testes iniciais no laboratório e em campo foram muito bem-sucedidos. Entre as 250 plantas de tratamento de efluentes do país, a Ecolab teve a oportunidade de oferecer tratamento para 25 plantas de efluentes domésticos e agrícolas. As plantas estavam tendo dificuldades para purificar a água para que ela fosse adequada para irrigação ou descarga no meio ambiente. As plantas estavam focadas em mudar as operações para reciclar e reutilizar a água, em vez de despejá-la no deserto, como haviam feito nos 20 anos anteriores. A Ecolab desenvolveu uma solução para implementar programas de tratamento de efluentes de última geração, incluindo a tecnologia PURATE, para que a água pudesse ser purificada o bastante para reutilização. A tecnologia PURATE é um programa integrado líder na categoria que consiste em um sistema de geração de desinfetante no local, estratégia de alimentação e controle e solução de gestão de dados.

NalcoWater container in front of a body of water

Resultados

Por meio da colaboração com o Projeto Hídrico Nacional, a Ecolab espera ajudar o país a economizar água o bastante para atender às necessidades de consumo de 20 milhões de pessoas por ano.

"Estamos muito satisfeitos por termos contribuído para o Projeto Hídrico Nacional a fim de disponibilizar mais água potável para a população de Sharm El Sheikh e das áreas vizinhas com uma instalação de efluentes econômica e ambientalmente segura para atender aos requisitos das gerações atuais e futuras", contou Alex Kajo, vice-presidente e gerente geral da Nalco Water. Esse projeto representa a culminação de quatro anos de pesquisa de nossa parte para fornecer uma solução personalizada usando a tecnologia PURATE, exclusiva da Ecolab, para a gestão segura dos recursos hídricos para o Egito. A instalação de Sharm El Sheikh representa nosso segundo projeto nesse programa, garantindo assim 2 bilhões de metros cúbicos de água segura para as necessidades de consumo de mais de 1,7 milhão de pessoas por ano."


Artigos relacionados