Controle e prevenção de doenças avícolas

A biossegurança é a base para a prevenção e controle de doenças de alto risco em aves. A gripe aviária, a Salmonella, a Campylobacter e a Coccidiose são particularmente preocupantes para os avicultores e exigem produtos químicos e protocolos de alta qualidade e com base científica.
As doenças avícolas podem ter origem em bactérias, vírus, leveduras, fungos ou parasitas. Independentemente da origem, a prevenção de doenças avícolas por meio de vacinas ou outras aplicações pode resultar em uma necessidade mínima de tratamentos curativos.
Um bom programa de gestão de risco de doenças e biossegurança ajudará você a minimizar a mortalidade animal e a promover a segurança, bem-estar e saúde dos animais.
Gripe aviária
A gripe aviária é uma doença viral e altamente contagiosa que afeta aves produtoras de alimentos, incluindo galinhas, perus, codornas e galinhas-de-angola. É um vírus variável que constantemente apresenta novas mutações e é adquirido principalmente por meio do contato direto com animais infectados ou ambientes e equipamentos contaminados.
Sintomas: mortalidade, diarreia, edema e cianose das cristas e pernas, secreção nasal, tosse e espirros
Salmonella e Campylobacter
Salmonella e Campylobacter são bactérias intestinais que causam intoxicação alimentar em humanos. As bactérias vivem e sobrevivem no lixo, ar, água, ração, caixas de transporte e outras áreas de uma granja avícola.
Sintomas: mortalidade, diarreia ou nenhum sintoma
Coccidiose
Coccidiose é o protozoário parasita Eimeria spp. Os estágios de desenvolvimento da vida ocorrem dentro e fora do animal hospedeiro e do ambiente externo. A forma mais resistente do parasita são os oocistos esporulados.
Sintomas: diarreia, perda de peso, desidratação, depressão e mortalidade
Doença de Marek, doença de Gumboro e doenças de aves de corte
Além das doenças avícolas mencionadas acima, a doença de Marek, a doença de Gumboro e as doenças das aves de corte também apresentam um risco significativo para os KPI das fazendas e para a saúde dos animais.
Fale com um de nossos especialistas em doenças avícolas para saber como você pode prevenir e controlar doenças avícolas de alto risco e maximizar a saúde animal e os lucros da fazenda.