Inundações e controle de pragas

Durante as enchentes, a proteção da vida e do patrimônio é o foco principal. Mas também é essencial agir rápido e aumentar a intensidade do controle de pragas para proteger sua operação.
Inundações criam condições ideais para pragas
Proprietários de empresas e administradores de edifícios: se você estiver em uma área afetada por inundações, seu foco certamente será a limpeza e a recuperação. Mas, em sua pressa para reabrir, não ignore as pragas comuns que invadem durante e após as inundações.
“As inundações criam condições que podem permitir que as pragas se desenvolvam e causem danos, desde a disseminação de doenças até danos materiais e a reputação da sua empresa”, afirma Bennett Jordan, PhD BCE, cientista da equipe da Ecolab.
Inundações, aumento da água e sistemas de esgoto entupidos fazem com que roedores e animais selvagens corram em busca de alimento e abrigo dentro de estruturas e sob pilhas de detritos. A água parada, juntamente com o lixo e outros materiais em decomposição, fornecem recursos que moscas, mosquitos, formigas e outros invasores ocasionais precisam para se reproduzir. E a umidade nas fundações das construções pode atrair milípedes, centípedes e tatuzinhos para dentro das instalações. No geral, as pragas tendem a procurar solo mais alto e seco durante as inundações. Assim, mesmo as empresas que permanecem secas em uma área de inundação correm o risco de infestação.
“A gravidade dos problemas com pragas após uma enchente depende de quando e onde ela ocorre e do tamanho da população de pragas antes do nível das águas subir”, explica Douglas Gardner, cientista corporativo da Ecolab que estudou extensivamente roedores. As enchentes do início da primavera em partes mais frias do país – locais onde as populações de pragas podem ter sido reduzidas pelo clima gelado – têm menos probabilidade de criar problemas de pragas do que as enchentes do final da primavera em áreas mais quentes com fortes populações de pragas.
Controle de pragas quando há previsão de enchentes
Se houver previsão de enchentes para a sua região, pode valer a pena conversar com seu parceiro de controle de pragas sobre como reduzir riscos. Antes que as águas subam, especialistas em controle de pragas da Ecolab recomendam que você:
- Identifique e vede trincas e outras aberturas sob portas e pisos, em tubulações e em tetos falsos.
- Tenha em mente que um camundongo pode entrar por um espaço do tamanho de uma moeda de dez centavos e um rato por uma abertura do tamanho de uma moeda de 25 centavos. No sul e em algumas áreas costeiras onde vivem ratos de telhado, é aconselhável inspecionar e vedar pontos de acesso ao redor de todo o edifício, do telhado até abaixo do solo.
- Coloque estações de iscas de roedores ao redor do perímetro da estrutura para monitorar a atividade de roedores. Iscas não tóxicas podem ser usadas apenas como monitor, e armadilhas instantâneas podem ser úteis para identificar as espécies de roedores na área.
- Remova a água parada sempre que possível e resolva a drenagem deficiente.
Controle de pragas pós-enchente
À medida que as águas baixam, "é fundamental agir rapidamente e aumentar a intensidade dos esforços de manejo de pragas", disse Gardner. "As pragas podem produzir populações muito grandes em pouco tempo." Por exemplo, uma ratazana fêmea pode começar a se reproduzir com cinco semanas de idade e adicionar 30 a 35 filhotes à população em um ano. Os insetos podem botar ovos e proliferar extensivamente em questão de dias.
Com o início da recuperação, especialistas em controle de pragas da Ecolab enfatizam a necessidade de inspeção, vedação e monitoramento rigorosos e contínuos. A vigilância deve continuar mesmo depois que as águas baixarem, pois sabe-se que algumas populações de roedores aumentam semanas depois, após estarem de volta.
Ao trabalhar com seu profissional de controle de pragas, os cientistas de pragas da Ecolab recomendam as seguintes ações para ajudar a reduzir roedores, formigas, mosquitos, moscas e outros insetos que normalmente vivem ao ar livre, mas vêm para dentro de casa em busca de comida, água e abrigo.
Roedores:
- Inspecione quanto a danos estruturais. Procure buracos externos e outras aberturas, tendo em mente que alguns roedores são excelentes escaladores. Inspecione cuidadosamente sob as portas e ao redor da fundação, verifique ao redor de tubulações e sob tetos falsos e pisos, onde os roedores podem correr sem serem detectados Priorize, repare e vede pontos de acesso. Instale tiras de vedação de portas de nível comercial.
- Controle as instalações de iscas externas. Substitua aquelas que podem ter sido levadas ou danificadas.
- Repare e substitua os materiais estruturais que foram encharcados. Ao fazer reparos, use somente materiais de grau industrial, o único tipo que pode resistir à mastigação poderosa dos roedores. Além disso, ao reparar as paredes, pergunte ao seu prestador de serviços controle de pragas sobre tratamentos internos que podem atuar como uma barreira adicional contra pragas.
- Mantenha as portas fechadas o máximo possível. No interior, próximo a portas de uso frequente, instale armadilhas de captura múltipla para camundongos e monitore possíveis invasões. Se houver indícios de roedores em ambientes internos, coloque armadilhas com isca dentro das instalações. As armadilhas podem não capturar todos os ratos, mas fornecerão evidências de onde esforços adicionais são necessários.
- Aumente a disponibilidade de iscas externas e o número de estações de iscas se o monitoramento indicar movimento de ratos e camundongos em suas instalações.
- Remova os detritos de sua propriedade e armazene o lixo em contêineres bem fechados; os detritos e o lixo são o abrigo ideal para os roedores.
- Continue a monitorar ativamente, vedar e tomar outras ações corretivas conforme necessário.
Formigas, mosquitos e moscas:
- Inspecione a propriedade em busca de locais de reprodução e identifique as espécies de pragas presentes.
- Elimine água parada em áreas externas e internas, inclusive em ralos. Se os ralos não puderem ser completamente secos, peça ao seu prestador de serviços de eliminação de pragas para aplicar tratamentos que interrompam o desenvolvimento de larvas de insetos.
- Armazene ou remova o lixo imediatamente. O material orgânico pode se decompor e criar um local ideal para a reprodução de insetos.
- Inspecione se há danos estruturais e repare ou substitua janelas e telas de portas danificadas e feche espaços ou rachaduras no exterior das instalações.
- Inspecione e considere os pontos de entrada. Mantenha as portas e outros pontos de entrada fechados o máximo possível e coloque estações de iscas de insetos dentro e fora das portas.
Entre em contato com a Ecolab para saber como o Controle de Pragas da Ecolab pode ajudar você a reduzir o risco da pressão de pragas em suas instalações, seja devido a um desastre natural ou a atividades do dia a dia.
Mais recursos para pragas
As moscas grandes representam um sério risco à segurança dos alimentos e se reproduzem em locais que todos os restaurantes têm: lixeiras e lixo.
Uma abordagem de fora para dentro para o controle de moscas ajuda você a minimizar os riscos e proteger seu lucro e sua marca.
Para vencer a luta contra os roedores, ensine aos funcionários como os roedores podem entrar em suas instalações, os sinais de sua presença e os danos que podem causar.
