Controle de pragas no inverno
Quer sua instalação alimentícia esteja localizada no frio do norte ou no calor do sul, os meses de inverno significam clima frio, o que pode afetar significativamente o comportamento das pragas. Você pode tomar medidas para tornar sua instalação resistente a pragas com uma prática de controle de pragas no inverno. Isso inclui preencher buracos e vãos, manter as portas fechadas e inspecionar todas as entregas que chegam em busca de pragas escondidas.
Como o tempo frio afeta a comportamento das pragas
No inverno, as partes internas de caminhões sem controle de temperatura podem ficar quase tão frias quanto o ar externo. Embora isso possa eliminar algumas pragas que buscam abrigo, pode fazer com que outras cavem mais fundo nos produtos que estão sendo transportados, tornando mais difícil identificá-las quando o caminhão chega à sua área de carregamento. No entanto, isso não significa que caminhões com controle de temperatura estejam a salvo de pragas. Qualquer abrigo contra os elementos pode ser atraente para pragas, principalmente um com fontes de alimento e/ou água prontamente disponíveis.
O frio excessivo também pode ser um problema para produtos perecíveis, como frutas e vegetais. A deterioração pode atrair pragas que gostam de matéria orgânica em decomposição. E se os agricultores não inspecionarem regularmente os grãos armazenados durante o inverno, as infestações podem passar despercebidas. Enquanto algumas pragas de produtos armazenados permanecem ativas durante todo o ano, outras passam o inverno em locais abrigados ou no fundo dos alimentos ou embalagens. Por exemplo, as larvas do gorgulho-do-milho permanecem dentro de grãos durante os meses frios do inverno, o que significa que é mais difícil identificar a presença de pragas.
Também é importante levar em consideração a fonte de origem da entrega. Mesmo se sua instalação estiver em uma área de clima temperado, um carregamento vindo de uma região mais fria pode ter pragas que buscaram abrigo do frio, enquanto um carregamento de um clima quente pode estar abrigando pragas que você não espera nessa época do ano ou que não são nativas de sua região.
Dicas para controle de pragas no inverno
Inspecione as entregas antes que elas sejam levadas à instalação.
Usando uma lanterna, olhe ao redor, em cima e dentro de caixas, engradados e paletes. Quando os lotes estiverem embrulhados em plástico, olhe sob o plástico transparente; se você vir pequenas moscas, mariposas, larvas, teias ou ovos, é provável que haja algum tipo de infestação.
Procure insetos e roedores vivos ou mortos.
Esse é o sinal mais visível da presença de pragas. Outros sinais incluem excrementos e material de nidificação empilhado dentro e ao redor do produto e nos cantos do caminhão; marcas de roídas e embalagens danificadas que possam indicar que roedores estão se refugiando; e odores estranhos e cheiro de mofo em grãos, o que pode indicar mofo, enquanto alta temperatura, umidade e pontos quentes podem indicar uma infestação de pragas.
Feche as portas da área de entrega quando não estiverem em uso.
Se as portas da área de entrega estiverem abertas durante o tempo frio, não só você perde calor de dentro do edifício, como esse calor e o cheiro de alimentos que ele provavelmente carrega podem atrair pragas que estiverem no frio. Minimize a atração de pragas para suas instalações mantendo as portas fechadas o máximo possível. Além disso, certifique-se de que quaisquer vãos ou problemas estruturais ao redor de portas e janelas sejam resolvidos para reduzir os pontos de acesso por onde as pragas podem entrar.
Mais recursos para pragas
Embora existam muitos tipos de roedores, todos eles podem ter o mesmo impacto fatal nos seus negócios.
Para vencer a luta contra os roedores, ensine aos funcionários como os roedores podem entrar em suas instalações, os sinais de sua presença e os danos que podem causar.
Moscas grandes podem transmitir pelo menos 65 doenças aos seres humanos, tornando o controle de moscas particularmente importante para restaurantes e varejo de alimentos.
Ratos e camundongos podem ser um problema de saúde pública, causar danos ao seu estoque e instalações e prejudicar a reputação da sua marca.
Quer você administre um restaurante, hotel, armazém ou outra instalação comercial, a Ecolab pode ajudar você a vencer a luta contra as pragas.