Ecolab e Siemens firmam parceria para ajudar a indústria a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e melhorar sua eficiência operacional

06 de outubro de 2022
Person accessing connected devices in a manufacturing setting

ST. PAUL, Minn.--(BUSINESS WIRE)-- A Ecolab e a Siemens anunciaram uma parceria estratégica que ajudará clientes a evoluírem em suas metas de sustentabilidade e produtividade. Juntas, as empresas estão lançando o Climate Intelligence, desenvolvido pela ECOLAB3D™ e Siemens gPROMS, uma solução inovadora, que permite aos clientes construírem virtualmente diferentes cenários em seus sistemas, identificando mais rapidamente oportunidades para economizar água e energia, além da redução da emissão de gases de efeito estufa.

O Climate Intelligence aproveita os pontos fortes exclusivos da Ecolab, líder global em soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções, e da Siemens, líder global em tecnologia digital twin, automação e digitalização. Juntas, a inovadora tecnologia da Siemens, aliada à plataforma digital de análise ECOLAB3D e o portfólio global de soluções e experiência da Ecolab, podem ajudar as empresas e indústrias a darem passos concretos em direção à descarbonização com operações mais eficientes e com menor consumo de energia.

Os sistemas tradicionais são uma fonte significativa de emissões de gases de efeito estufa, pois a água requer energia para ser aquecida, resfriada, deslocada e tratada. Ao melhorar a eficiência hídrica, usando os novos insights da Climate Intelligence, as empresas podem reduzir as emissões e preservar a confiabilidade do sistema ao mesmo tempo.

“A água é responsável por uma quantidade significativa da energia em uma unidade de produção – normalmente de 33% a 75% – portanto, a oportunidade de reduzir as emissões por meio de operações mais eficientes é crítica”, explica Darrell Brown, presidente e diretor de Operações da Ecolab. “À medida que os desafios climáticos e energéticos aumentam em todo o mundo, eles trazem uma demanda maior para economizar energia. A experiência da Ecolab e da Siemens na Climate Intelligence pode ser um caminho para os clientes cumprirem suas metas de custo, energia e sustentabilidade.”

“A Siemens está comprometida com a parceria com a Ecolab nessa importante iniciativa para tornar a sustentabilidade mais acessível para as indústrias”, diz Costas Pantelides, CEO da Siemens Process Systems Engineering, uma empresa Siemens Digital Industries. “Usando modelos de processo de alta fidelidade, juntamente com dados da planta em tempo real, nossa tecnologia provou reduzir as emissões anuais de CO2 em milhares de toneladas, ao mesmo tempo em que alcança economias significativas nos custos de energia, sem despesas adicionais. Combinando essa capacidade com a presença consolidada da Ecolab em todo o mundo, nosso objetivo é dar uma grande contribuição para as metas globais de sustentabilidade da indústria.”

Demonstrando os primeiros resultados

Os primeiros testes do Climate Intelligence demonstraram resultados significativos. Em uma refinaria latino-americana, a Nalco Water e a Siemens trabalharam para ajudar a reduzir a pegada de carbono, associada a cada barril de produto produzido. O Climate Intelligence ajudou a refinaria a identificar oportunidades para manter ou aumentar a produção, ao mesmo tempo em que reduziu o uso de água em até 1.000.000 de metros cúbicos e as emissões de CO2 em até 38.000 de toneladas métricas por ano.

Climate Intelligence faz parte das estratégias gerais da Ecolab e da Siemens para ajudar empresas em todo o mundo a evoluírem em suas metas climáticas.

Em 2021, a Ecolab ajudou seus clientes na conservação de 45 trilhões de BTUs de energia e na diminuição de 3.6 milhões de toneladas em emissões de gases de efeito estufa. Até 2030, a Ecolab tem como objetivo ajudar seus clientes a se tornarem totalmente neutros em carbono, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa em 6 milhões de toneladas métricas por ano.

Há seis anos, a Siemens foi uma das primeiras grandes corporações industriais do mundo a se comprometer em se tornar neutra em relação às emissões até 2030. Desde então, a Siemens reduziu suas emissões de CO2 em mais da metade. Além disso, a Siemens ajudou seus clientes na redução de CO2 87.5 milhões de toneladas de CO2, durante o ano fiscal de 2021.

 

Sobre a Siemens Digital Industries (DI)

A Siemens Digital Industries (DI) é líder em inovação em automação e digitalização. Colaborando de perto com parceiros e clientes, a DI impulsiona a transformação digital dos processos industriais. Com seu portfólio Digital Enterprise, a DI oferece a empresas de todos os tamanhos um conjunto completo de produtos, soluções e serviços para integrar e digitalizar toda a cadeia de valor. Dimensionado para atender às necessidades específicas de cada setor, o portfólio exclusivo da DI auxilia os clientes a alcançarem maior produtividade e flexibilidade. A DI está constantemente adicionando inovações ao seu portfólio para integrar tecnologias futuras e de ponta. A Siemens Digital Industries tem sua sede global em Nuremberg, Alemanha, e possui cerca de 72.000 funcionários em todo o mundo.

Notícias relacionadas