Ecolab disponibiliza tecnologia para afastar pombos

O HTX-MAXX atua no sistema de direcionamento da ave, promovendo o seu deslocamento sem qualquer agressão.

09 de agosto de 2022

São Paulo, agosto de 2022 – Em razão de sua intensa proliferação nos centros urbanos e também por serem um vetor de doenças, os pombos têm sido considerados uma praga urbana. A ausência de predadores, a grande oferta de alimentos e a facilidade de se abrigarem faz com que os pombos se multipliquem rapidamente em instalações e edifícios. Preferem a parte mais alta, entre o telhado e a laje, onde costumam fazer seus ninhos. Forma-se uma grande sujeira nos locais em que se abrigam, causando danos às tubulações, pintura e fachadas. Além disso, transmitem doenças, que podem até ser fatais ao ser humano. É o caso da salmonelose, histoplasmose e criptococose.

O que muitas pessoas ainda não sabem é que, apesar dos danos gerados pelos pombos, não é permitido matar estas aves. A Ecolab, líder mundial em prevenção de infecções e tecnologias relacionadas a água, higiene e energia, em parceria com a empresa Robotx Tecnologia, oferece uma solução que promove o afastamento dos pombos, sem provocar qualquer tipo de agressão.

"Os pombos são capazes de decodificar informações sobre as linhas do campo magnético terrestre e usam esses dados para orientar e direcionar seus voos. Cristais de óxido de ferro (magnetossomos), presentes na região do bico e nas terminações dos nervos oftálmico e olfativo, funcionam como uma sofisticada ferramenta de navegação e posicionamento", explica Luis Montagner, líder da divisão de Pest Elimination da Ecolab.

A tecnologia HTX-MAXX gera um campo magnético artificial no local instalado, perturbando o sistema de posicionamento do pombo, deixando-o desorientado, modificando suas migrações e a sua busca por comida, água ou localização do ninho. "Com a perturbação gerada pela nossa tecnologia, as aves deixam totalmente o local, em no máximo 20 dias, procurando uma nova área para nidificar. Não maltrata, fere ou mata os pombos e nem qualquer outro tipo de animal”, complementa o executivo.

O HTX-MAXX é composto por um reator que gera os pulsos eletromagnéticos, responsáveis pela desorientação dos animais. Com grande durabilidade, a tecnologia não modifica a arquitetura do local e não polui. O projeto e a instalação são personalizados e ainda permitem a economia de mão de obra, água e produtos de limpeza. É a solução ideal para indústrias, comércios, agronegócios e condomínios.  

 

Sobre a Ecolab

Um parceiro de confiança para quase três milhões de clientes, a Ecolab é líder global em soluções e serviços para água, higiene e prevenção de infecções, que ajudam a proteger a saúde das pessoas, do nosso planeta e dos diferentes negócios.

Com vendas anuais de US$ 13 bilhões e mais de 47.000 funcionários, a Ecolab oferece soluções e serviços abrangentes, conhecimento específico e atendimento personalizado para melhorar a segurança dos alimentos, manter ambientes limpos e seguros, otimizar o uso da água e energia, além de melhorar a eficiência operacional e a sustentabilidade dos clientes presentes nos setores industrial, de alimentos, saúde e hospitalidade, em mais de 170 países ao redor do mundo.

Para mais informações sobre a Ecolab, visite www.pt-br.ecolab.com

Siga a Ecolab no LinkedIn @Ecolab, Twitter @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab. 

Para mais informações:
Luciane Polisel – luciane.polisel3@iccom.com.br
+55 11 3526.4564

Notícias relacionadas