Ecolab divulga estudo global sobre o estado da gestão da água, que revela a preocupação dos consumidores com a água do mundo

18 de setembro de 2023
Hands catching running water

O estudo Ecolab Watermark™ revelou que o acesso à água limpa e segura é a principal preocupação ambiental para consumidores em todo o mundo, incluindo 81% dos entrevistados nos EUA.

A Ecolab, uma líder global em sustentabilidade que oferece soluções e serviços de água, anunciou hoje os resultados do primeiro estudo Ecolab Watermark™. A pesquisa com consumidores globais examinou o estado da gestão da água por meio da importância, uso, conexão com o clima e responsabilidade da água entre as principais populações de consumidores em todo o mundo.

Segundo o World Resources Institute, até 2030, o planeta deverá enfrentar um déficit hídrico de 56%, e 1,6 bilhão de pessoas não terão acesso a água potável gerenciada com segurança, de acordo com a Organização das Nações Unidas. É em meio a essa crise hídrica urgente que a Ecolab desenvolveu o estudo Ecolab Watermark para identificar tendências, ajudar a educar e gerar ações entre as partes interessadas da indústria, principalmente aquelas na Ásia-Pacífico, China, Europa, Índia/Oriente Médio/África (IMEA), América Latina e Estados Unidos (EUA).

Em meio às suas descobertas globais, o estudo Ecolab Watermark revelou diversas tendências críticas relacionadas à água:

  • O acesso à água limpa e segura é uma preocupação primordial para consumidores em todas as regiões. América Latina (92%), China (85%) e EUA (81%) têm a maior porcentagem de consumidores que estão mais preocupados com o acesso à água limpa e segura do que com outros problemas relacionados ao clima, como poluição e mudança climática.
  • Os consumidores consideram que os governos e empresas são os principais responsáveis pela conservação da água. No entanto, os consumidores não acreditam que esses líderes se preocupam o suficiente com seu impacto na água ou na mudança climática. Isso ficou mais evidente nos EUA, Europa, América Latina e Ásia-Pacífico, nos quais apenas 42% a 46% das pessoas acreditam que seus líderes se importam com as questões.
  • Os consumidores acreditam que a indústria não tem um plano claro para lidar com a escassez da água, apesar da responsabilidade e importância percebidas. Essa preocupação é mais evidente na China (82%), América Latina (78%) e IMEA (78%), mas também é bastante perceptível na Europa (66%), EUA (65%) e Ásia/Pacífico (60%).

"A crise hídrica afeta as comunidades independentemente da localização, e geralmente é negligenciada na resposta global à mudança climática. À medida que continuamos nosso trabalho de transformar a maneira como o mundo pensa na água, os resultados do estudo Ecolab Watermark devem fazer com que os líderes assumam um papel maior na proteção desse recurso precioso e finito", explicou Christophe Beck, presidente e diretor executivo da Ecolab. "Está acabando o tempo para lidar com esse desafio, e os consumidores em todo o mundo estão dizendo que as empresas devem agir já. A boa notícia para a indústria é que cumprir essa responsabilidade pode oferecer resultados positivos de sustentabilidade e negócios."

Em resposta à aparente falta de responsabilização, os consumidores estão, eles próprios, adotando hábitos de compras mais preocupados com o meio ambiente. De acordo com o estudo, os consumidores estão dispostos a parar de comprar produtos que exigem uma quantidade significativa de água para serem produzidos, e a pagar mais por produtos que sejam feitos usando práticas de negócios sustentáveis, principalmente na IMEA (88%), China (85%) e América Latina (81%).

Apesar dos desafios conhecidos, os consumidores continuam otimistas de que a crise hídrica pode ser mitigada com ações apropriadas e imediatas. Segundo o estudo, em média, três em cada quatro consumidores em todo o mundo acreditam que a escassez de água pode ser abordada de maneira eficaz, com o otimismo mais evidente na América Latina (84%), IMEA (83%) e China (78%).

"Se a indústria não estiver na mesa de discussões para defender e desenvolver soluções climáticas e hídricas que protejam nossas comunidades, continuaremos a alimentar o sentimento dos consumidores de que não estamos fazendo o bastante", disse Emilio Tenuta, vice-presidente sênior e diretor de sustentabilidade da Ecolab. "Ao se concentrar somente na água e nas percepções do consumidor sobre a crise contínua, o estudo Ecolab Watermark oferece informações exclusivas sobre onde e como as partes interessadas (sejam seus governos, empresas, ONG ou até indivíduos) podem trabalhar juntos para lidar com sucesso com desafios globais críticos."

Além de oferecer descobertas globais e regionais, o estudo Ecolab Watermark inclui dados de 15 países individuais. Os dados específicos dos EUA mostraram que 81% dos consumidores estão preocupados com o acesso à água limpa e segura, e eles consideram que as empresas e governos têm o nível mais alto de responsabilidade quando se trata de financiamento para a conservação de água. Além disso, 65% dos consumidores dos EUA concordam que empresas e fabricantes carecem de orientação clara e planos para combater a escassez de água. Por fim, embora menos da metade dos consumidores dos EUA acreditem que líderes de empresas e governos se preocupem com a mudança climática ou com a conservação da água, 70% continuam otimistas de que a escassez de água pode ser abordada de maneira eficaz.

O estudo Ecolab Watermark foi realizado em parceria com a Morning Consult em 2023 com uma amostragem da população adulta geral. A Ecolab atualizará e divulgará novas edições de seu estudo Ecolab Watermark todos os anos. Para ver resultados detalhados, inclusive um painel interativo, acesse watermark.ecolab.com.


Sobre a Ecolab

Uma parceira de confiança para milhões de clientes, a Ecolab (NYSE:ECL) é uma líder global de sustentabilidade que oferece soluções e serviços de água, higiene e prevenção de infecções que protegem pessoas e os recursos vitais para a vida. Com um século de inovações, a Ecolab tem vendas anuais de US$ 14 bilhões, emprega mais de 47.000 associados e opera em mais de 170 países em todo o mundo. A empresa fornece soluções abrangentes com base científica, informações alimentadas por dados e serviço de nível internacional para aprimorar a segurança dos alimentos, manter ambientes limpos e seguros, e otimizar o uso de água e energia. As soluções inovadoras da Ecolab melhoram a eficiência operacional e a sustentabilidade para clientes nos mercados de alimentos, cuidados com a saúde, ciências da vida, hospitalidade e industrial. www.ecolab.com

Siga-nos no LinkedIn @Ecolab, Twitter @Ecolab, Instagram @Ecolab_Inc e Facebook @Ecolab.

 


Sobre o estudo Ecolab Watermark™

Lançado em 2023, o estudo Ecolab Watermark é uma pesquisa anual realizada pela Ecolab. O estudo global informa o estado da gestão da água ao medir a importância, uso, conexão com o clima e responsabilidade da água entre importantes populações de consumidores. Essa pesquisa foi realizada entre 15 de fevereiro e 3 de março de 2023 com uma amostragem da população geral de adultos. As entrevistas foram realizadas on-line. Os resultados da pesquisa completa têm uma margem de erro de 2 a 3 pontos percentuais para mais ou para menos. Algumas geografias podem ser ponderadas com menos variáveis dependendo da disponibilidade de dados do censo local.

Torry Whitney
651-250-4724
MediaRelations@Ecolab.com

Fonte: Ecolab Inc.

 

Notícias relacionadas