Avi Prime - Programas avançados de higiene para uma produção avícola de alto nível
O futuro da produção de frangos de corte e ovos depende de garantir a saúde e o bem-estar das aves, maximizar a lucratividade, manter a qualidade do produto, e manter padrões rígidos de segurança dos alimentos.
Descubra o Avi Prime, o exclusivo programa de higiene avançado e baseado em ciência projetado especificamente para produtores de aves e veterinários para aumentar a biossegurança, reduzir a prevalência de patógenos e melhorar o desempenho do rebanho.
O Avi Prime combina limpeza e desinfecção eficazes de celeiros com desinfecção contínua de água potável para controlar patógenos críticos como Salmonella spp. e Enterococcus spp., enquanto previne a formação de biofilme.
O desafio: patógenos que ameaçam a produção de aves e a segurança de alimentos
Segurança dos alimentos
A contaminação por salmonella continua sendo a principal causa de hospitalizações por alimentos e a segunda causa de morte em todo o mundo. Os seis principais sorovares - incluindo S. Enteritidis, S. Typhimurium e o emergente S. Infantis - respondem por mais de 50% das infecções anualmente. A S. Infantis é frequentemente negligenciada, mas impacta significativamente a produção de frangos de corte em todo o mundo.
Higiene
A higiene inadequada das fazendas abre a porta para patógenos como Enterococcus spp. que formam biofilmes resistentes que contaminam os sistemas de água potável. As coinfecções com E. coli podem causar doenças agudas e crônicas, aumentando a mortalidade neonatal e os distúrbios locomotores, como osteomielite e espondilite associadas a E. cecorum, representando um grande ônus financeiro para os produtores.
Biofilmes
Os biofilmes são um risco oculto: 71% dos isolados bacterianos de biofilmes apresentam resistência fenotípica, e o crescimento do biofilme pode ocorrer dentro de 72 horas após a limpeza e a desinfecção durante as paradas sanitárias.
RESULTADOS COMPROVADOS PARA FRANGOS DE CORTE
Os benefícios para os produtores de frangos de corte incluem prevenção de doenças ao reduzir a presença de patógenos causadores de infecção, redução da mortalidade ao diminuir a exposição a patógenos, melhor desempenho devido a um ambiente mais limpo que reduz o estresse e o risco de infecção e promove a segurança dos alimentos ao ajudar a controlar a Salmonella spp. e fornecer carne de aves livre de Salmonella.
- Eliminação da salmonela a partir da 12ª semana até o final do período de criação e redução da prevalência em até ≥ 95% durante o período de produção nas superfícies dos celeiros e redução de 67% nas carcaças na fase de pré-resfriamento.
- Eliminação completa de Enterococcus spp das superfícies, reduzindo a presença de patógenos causadores de infecção.
- Redução de até 20% na mortalidade, com melhoras estatisticamente significativas.
- O ganho de peso corporal aumentou em até 19g por frango por ciclo, aumentando a eficiência da produção.
**CID LINES, uma empresa Ecolab, fez parceria com a Vetworks, uma empresa belga de serviços veterinários, para realizar testes de campo comparativos em quatro granjas de frangos de corte. O estudo teve como objetivo avaliar o programa Avi Prime, um programa abrangente de higiene de celeiro e água. Esse programa inclui a limpeza e desinfecção de granjas de frangos de corte e sistemas de água potável durante a parada sanitária, comparando-o com as práticas atuais em granjas comerciais de frangos de corte.
RESULTADOS COMPROVADOS PARA POEDEIRAS
Os benefícios para os produtores de ovos incluem a segurança dos alimentos, apoiando a fornecimento de ovos livres de salmonela, a manutenção da saúde intestinal graças aos altos padrões de qualidade da água, a redução da mortalidade pela diminuição da exposição a patógenos e uma melhor eficiência de produção com ovos mais pesados devido à maior eficiência nutricional.
- Melhoria da saúde intestinal e eficiência nutricional.
- As taxas de mortalidade caíram 5,15% durante a criação e 2,65% durante a postura.***
- O peso corporal aumentou em 3.4% no final da criação.
- O peso do ovo aumentou em 2,81% com uma taxa de conversão de ração para ovo 3,17% melhor.***
**A CID LINES, uma empresa da Ecolab, colaborou com uma integradora avícola da América Latina para realizar um teste de campo abrangente em uma instalação de aves poedeiras comerciais no México.
***Da semana 18 a 37 da fase de postura
ASSISTA AO WEBINAR COMPLETO
Maarten de Gussem, DVM, compartilhou ideias de campo exclusivos sobre como transformar a biossegurança em ROI mais apertado, Ana Mansilla, DVM, apresentou os benefícios detalhados do programa Avi Prime e os resultados do teste.